Especificação Funcional – Avião Modelo RECICLOPLANO

 

Planta ilustrativa de possível alternativa,  não obrigatória

 

1-       Descrição resumida do Produto

 

Desenvolver um avião, construído em escala reduzida, que atenda aos pré-requisitos funcionais contidos neste documento, conforme abaixo especificado. O aeromodelo deverá apresentar máximo realismo e desenvolver um vôo autônomo ou radio controlado, pelo prazo mínimo exigido. Todo material utilizado na construção deste modelo deverá ser proveniente de materiais alternativos, excetos “aviônicos” (rádio, servos, etc)  que controlam a sustentação, locomoção e propulsão do modelo (motor elétrico ou elástico).

 

Alternativa apresentada em: http://www.hobbylink.com.br/hawker_hind.php

 

2-       O que faz o produto - Descrição das principais funções e benefícios oferecidos

 

·         O modelo deverá reproduzir com máximo realismo o desenho original do avião sobre o qual será baseado.

·         Os detalhes presentes no modelo original deverão ser reproduzidos no modelo escala.

·         O modelo deverá voar de forma elegante (equilíbrio, posição, fidelidade). Deverá decolar do solo, permanecer em vôo por um prazo mínimo de 5 segundos após a decolagem e retornar ao solo de forma igualmente elegante, sem capotagem ou colisões.

·         As especificações completas do vôo serão fornecidas posteriormente às equipes concorrentes.

·         Cada equipe deverá desenvolver, obrigatoriamente, dois modelos:

o        ALFA - protótipo sem obrigação de Vôo. Destina-se a exibir o modelo e testar materiais.

o        BETA-1 e, opcional, BETA-2 que devem ser exatamente iguais. O protótipo BETA-2 substituirá BETA-1 no caso de acidentes. O avião acidentado eventualmente poderá ser recuperado para o Congresso de Novos Engenheiros que acontecerá no final do semestre.

·         Categorias consideradas:

o        Melhor realismo (escala)

o        Melhor Vôo (decolagem, permanência no ar, e aterragem)

o        Melhor taxiamento de saída e retorno (saída do hangar, rolagem até a pista, rolagem na pista, “perna do vento”, rolagem de retorno e taxiamento ao hangar).

o        Melhor sistema de controles (motor, freios, ailerons, flaps, profundor, leme, trem retrátil, etc).

o        Melhor gestão de fabricação e documentação industrial (especificações fornecidas futuramente)

o        Melhor fidelidade na geração dos modelos Alfa, Beta-1 e Beta-2

o        Melhor projeto para industrialização do protótipo

o        Melhor apresentação do projeto para o congresso.

 

O somatório geral de pontos obtido pela melhor equipe fornecerá o Prêmio de Mérito Santos Dumont

 

·         O avião deverá ser um projeto de engenharia. Isto é, todos os detalhes de sua estrutura deverão ter uma conta-partida técnica, justificadas à luz da ciência. Por que voa, por que necessita dos seus detalhes estruturais, justificativa do sistema de propulsão escolhido, peso máximo na decolagem, autonomia etc.

·         Dimensões

o        Tamanho da fuselagem: mínimo 90 cm / máximo: 120 cm

o        Peso máximo: (breve)

o        Potência do motor: (breve)

 

3- Como estas funções são acionadas

·         O que ativa cada função especificada (ações do operador ou automáticas)

·         Funções obrigatórias e desejáveis

·         Funções automáticas e funções autônomas.

 

4- Descrição física resumida

Uma breve descrição física do produto.

 

6- Materiais Empregados

o        Possíveis materiais e tecnologias empregados

o        Possíveis supridores do material a ser utilizado para fabricação regular

o        Dica: vide   http://www.modelismo.alternativo.nom.br/mapasite.php.

 

7- Diferenciais esperados

Principais características físicas, funcionais, mercadológicas do produto que o diferenciam dos produtos concorrentes.

 

8- Prazos

Estimativa de prazos esperados para desenvolvimento do protótipo

(cronograma mínimo, brevemente informado)

 

9- Mercado

            Previsão do mercado consumidor

 

10- Embalagem

            Descrição resumida de necessidades especiais para embalagens

 

11- Custos

o        Custo industrial direto

o        Valor possível de comercialização (obrigatório / recomendável)

o        Remuneração do canal

 

12- Processos necessários à fabricação do protótipo e escala industrial

            Máquinas, ferramentas, processos necessários à escala industrial

 

13- Distribuição do Produto no Mercado

            Possíveis canais de venda previstos

 

14- Necessidades Especiais para homologação industrial do protótipo

            Resumo das etapas para homologação do produto

 

15- Manutenção

            Previsão para manutenção preventiva e corretiva

 

16- Atendimento ao cliente

            Call center, help desk, via web e outros.

 

17- Manual

            Descrição das necessidades de suporte documental

 

18- Garantias

            Garantias a serem oferecidas ao consumidor

 

19- Controle de qualidade

            Necessidades de controles para os fatores mais críticos do produto

 

20- Mão de obra para fabricação

Necessidades especiais de qualificação ou treinamento para a linha de produção

 

21- Treinamento para vendas

Necessidades especiais de qualificação ou treinamento para a linha de comercialização

 

22- Evolução do produto

            Previsão para etapas futuras

 

23- Família de produtos

            Previsão de produtos derivados ou segmentação

 

24- Estratégia para preços

            Engenharia de preços para o produto

 

Isnard Martins             Mauro Schwank

DEI-PUC-Rio                DEE PUC-Rio