Especificação
Funcional – Avião Modelo RECICLOPLANO
|
Planta
ilustrativa de possível alternativa, não
obrigatória
1- Descrição
resumida do Produto
Desenvolver um avião, construído em
escala reduzida, que atenda aos pré-requisitos funcionais contidos neste
documento, conforme abaixo especificado. O aeromodelo deverá apresentar máximo
realismo e desenvolver um vôo autônomo ou radio controlado, pelo prazo mínimo exigido.
Todo material utilizado na construção deste modelo deverá ser proveniente de materiais
alternativos, excetos “aviônicos” (rádio, servos, etc) que controlam a sustentação, locomoção e
propulsão do modelo (motor elétrico ou elástico).
|
Alternativa
apresentada em: http://www.hobbylink.com.br/hawker_hind.php
2-
O que faz o produto - Descrição das principais funções e benefícios
oferecidos
·
O modelo deverá
reproduzir com máximo realismo o desenho original do avião sobre o qual será baseado.
·
Os detalhes
presentes no modelo original deverão ser reproduzidos no modelo escala.
·
O modelo deverá
voar de forma elegante (equilíbrio, posição, fidelidade). Deverá decolar do
solo, permanecer em vôo por um prazo mínimo de 5 segundos após a decolagem e
retornar ao solo de forma igualmente elegante, sem capotagem ou colisões.
·
As especificações
completas do vôo serão fornecidas posteriormente às equipes concorrentes.
·
Cada equipe deverá desenvolver, obrigatoriamente, dois
modelos:
o
ALFA -
protótipo sem obrigação de Vôo. Destina-se a exibir o modelo e testar
materiais.
o
BETA-1 e,
opcional, BETA-2 que devem ser
exatamente iguais. O protótipo BETA-2
substituirá BETA-1 no caso de acidentes.
O avião acidentado eventualmente poderá ser recuperado para o Congresso de
Novos Engenheiros que acontecerá no final do semestre.
·
Categorias consideradas:
o
Melhor realismo
(escala)
o
Melhor Vôo
(decolagem, permanência no ar, e aterragem)
o
Melhor taxiamento
de saída e retorno (saída do hangar, rolagem até a pista, rolagem na pista,
“perna do vento”, rolagem de retorno e taxiamento ao hangar).
o
Melhor sistema de
controles (motor, freios, ailerons, flaps, profundor, leme, trem retrátil,
etc).
o
Melhor gestão de
fabricação e documentação industrial (especificações fornecidas futuramente)
o
Melhor fidelidade
na geração dos modelos Alfa, Beta-1 e Beta-2
o
Melhor projeto
para industrialização do protótipo
o
Melhor
apresentação do projeto para o congresso.
O
somatório geral de pontos obtido pela melhor equipe fornecerá o Prêmio de Mérito Santos Dumont
·
O avião deverá
ser um projeto de engenharia. Isto é, todos os detalhes de sua estrutura
deverão ter uma conta-partida técnica, justificadas à luz da ciência. Por que
voa, por que necessita dos seus detalhes estruturais, justificativa do sistema
de propulsão escolhido, peso máximo na decolagem, autonomia etc.
·
Dimensões
o
Tamanho da
fuselagem: mínimo 90 cm / máximo: 120 cm
o
Peso máximo:
(breve)
o
Potência do
motor: (breve)
3- Como estas funções são acionadas
·
O que ativa cada
função especificada (ações do operador ou automáticas)
·
Funções
obrigatórias e desejáveis
·
Funções
automáticas e funções autônomas.
4- Descrição física resumida
Uma breve descrição física do produto.
6- Materiais Empregados
o
Possíveis
materiais e tecnologias empregados
o
Possíveis
supridores do material a ser utilizado para fabricação regular
o
Dica: vide http://www.modelismo.alternativo.nom.br/mapasite.php.
7- Diferenciais esperados
Principais
características físicas, funcionais, mercadológicas do produto que o
diferenciam dos produtos concorrentes.
8- Prazos
Estimativa de prazos esperados para desenvolvimento do
protótipo
(cronograma mínimo, brevemente informado)
9- Mercado
Previsão do mercado consumidor
10- Embalagem
Descrição resumida de necessidades
especiais para embalagens
11- Custos
o
Custo industrial
direto
o
Valor possível de
comercialização (obrigatório / recomendável)
o
Remuneração do
canal
12- Processos necessários à fabricação
do protótipo e escala industrial
Máquinas, ferramentas, processos
necessários à escala industrial
13- Distribuição do Produto no Mercado
Possíveis canais de venda previstos
14- Necessidades Especiais para homologação
industrial do protótipo
Resumo das etapas para homologação
do produto
15- Manutenção
Previsão para manutenção preventiva
e corretiva
16- Atendimento ao cliente
Call center, help desk, via web e
outros.
17- Manual
Descrição das necessidades de
suporte documental
18- Garantias
Garantias a serem oferecidas ao
consumidor
19- Controle de qualidade
Necessidades de controles para os
fatores mais críticos do produto
20- Mão de obra para fabricação
Necessidades
especiais de qualificação ou treinamento para a linha de produção
21- Treinamento para vendas
Necessidades
especiais de qualificação ou treinamento para a linha de comercialização
22- Evolução do produto
Previsão para etapas futuras
23- Família de produtos
Previsão de produtos derivados ou
segmentação
24- Estratégia para preços
Engenharia de preços para o produto
Isnard Martins Mauro Schwank
DEI-PUC-Rio DEE PUC-Rio