Especificação Funcional – VOIPUC
1-
Descrição
resumida do Produto
Desenvolver
um sistema VOIP, que atenda aos pré-requisitos funcionais contidos neste
documento, conforme abaixo especificado. A telefonia IP é uma modalidade de VoIP onde o serviço fornecido
apresenta qualidade e funcionalidades no mínimo equivalentes aos serviços
telefônicos convencionais. VoIP
é um conjunto de tecnologias que usa a Internet ou as redes IP privadas para a
comunicação de Voz, substituindo ou complementando os sistemas de telefonia
convencionais
O usuário utiliza um telefone IP ou um adaptador IP para um telefone convencional e uma conexão IP de banda larga para se conectar a rede de telefonia IP utilizando um computador com um programa especial para esse fim. (http://www.teleco.com.br/voip.asp)
Serviço |
Características |
Público |
·
Fornecido por Operadoras com Redes de Telefonia IP que se
interconectam também ao serviços de telefonia
convencional (STFC ou Celular);
·
A Operadora fornece o telefone IP ou adaptador IP;
·
O assinante possui um número do plano de numeração da operadora;
·
Realiza e recebe chamadas tanto para outros telefones IP como
para telefones das redes convencionais (STFC e Celular);
·
Adicionalmente o assinante pode se conectar a rede da Operadora
através de qualquer conexão IP de banda larga, seja no seu endereço de
contrato ou em outros endereços, mantendo o mesmo número e até a mesma tarifa
contratada;
·
O controle e sinalização de chamadas e dos gateways,
assim como o acesso aos serviços contratados é controlado por equipamentos
destinados a esse fim (Soft-switches);
·
Exemplos de Operadoras de Telefonia IP:
Vonage,
AT&T - CallVantage e
GVT.
|
Corporativo |
·
Utiliza PABX IP e redes corporativas de dados;
·
O usuário utiliza um computador ou um telefone IP ou adaptador
IP e uma conexão de dados da rede corporativa;
·
O usuário possui um número do plano de numeração de ramais da empresa;
·
Realiza e recebe chamadas para outros telefones IP, para
computadores e para telefones das redes convencionais (STFC e Celular);
·
O usuário pode se conectar a rede corporativa no seu escritório
ou em qualquer outro endereço da empresa mantendo o mesmo número e os mesmos
serviços configurados;
·
O controle e sinalização de chamadas e dos gateways,
assim como o acesso aos serviços configurados é controlado por equipamentos
destinados a esse fim (Call Manager).
|
o
Melhor relação de
custos industriais
o
Melhor
comprometimento com prazos para desenvolvimento
o
Melhor
conformidade com especificações funcionais
o
Melhor
usabilidade para o usuário
o
Melhor
funcionamento
o
Melhor gestão de
fabricação e documentação industrial (especificações fornecidas futuramente)
o
Melhor projeto
para industrialização do protótipo
o
Melhor
apresentação do projeto para o congresso.
O
somatório geral de pontos obtido pela melhor equipe fornecerá o Prêmio de Mérito Alexander Graham Bell
·
O Sistema deverá
ser um projeto de engenharia. Isto é, todos os detalhes de sua estrutura deverão
ter uma conta-partida técnica, justificados à luz da ciência.
3- Como estas funções são acionadas
·
O que ativa cada
função especificada (ações do operador ou automáticas)
·
Funções
obrigatórias e desejáveis
·
Funções
automáticas e funções autônomas.
4- Descrição física resumida
Uma breve descrição física do produto.
6- Materiais Empregados
o
Possíveis
materiais e tecnologias empregados
o
Possíveis
supridores do material a ser utilizado para fabricação regular
o
Dica: vide
http://www.teleco.com.br/voip.asp e http://pt.wikipedia.org/wiki/VoIP
7- Diferenciais esperados
Principais
características físicas, funcionais, mercadológicas do produto que o
diferenciam dos produtos concorrentes.
8- Prazos
Estimativa de prazos esperados para desenvolvimento do
protótipo
(cronograma mínimo, brevemente informado)
9- Mercado
Previsão do mercado consumidor
10- Embalagem
Descrição resumida de necessidades
especiais para embalagens
11- Custos
o
Custo industrial direto
o
Valor possível de
comercialização (obrigatório / recomendável)
o
Remuneração do
canal
12- Processos necessários à fabricação
do protótipo e escala industrial
Máquinas, ferramentas, processos
necessários à escala industrial
13- Distribuição do Produto no Mercado
Possíveis canais de venda previstos
14- Necessidades Especiais para homologação
industrial do protótipo
Resumo das etapas para homologação
do produto
15- Manutenção
Previsão para manutenção preventiva
e corretiva
16- Atendimento ao cliente
Call center, help desk,
via web e outros.
17- Manual
Descrição das necessidades de
suporte documental
18- Garantias
Garantias a serem oferecidas ao
consumidor
19- Controle de qualidade
Necessidades de controles para os
fatores mais críticos do produto
20- Mão de obra para fabricação
Necessidades
especiais de qualificação ou treinamento para a linha de produção
21- Treinamento para vendas
Necessidades
especiais de qualificação ou treinamento para a linha de comercialização
22- Evolução do produto
Previsão para etapas futuras
23- Família de produtos
Previsão de produtos derivados ou
segmentação
24- Estratégia para preços
Engenharia de preços para o produto
Isnard Martins Rodolfo Saboia
DEI-PUC-Rio CETUC PUC-Rio