Especificação Funcional – VOIPUC

  (http://www.teleco.com.br/voip.asp)

1-       Descrição resumida do Produto  

Desenvolver um sistema VOIP, que atenda aos pré-requisitos funcionais contidos neste documento, conforme abaixo especificado. A telefonia IP é uma modalidade de VoIP onde o serviço fornecido apresenta qualidade e funcionalidades no mínimo equivalentes aos serviços telefônicos convencionais. VoIP é um conjunto de tecnologias que usa a Internet ou as redes IP privadas para a comunicação de Voz, substituindo ou complementando os sistemas de telefonia convencionais

O usuário utiliza um telefone IP ou um adaptador IP para um telefone convencional e uma conexão IP de banda larga para se conectar a rede de telefonia IP utilizando um computador com um programa especial para esse fim. (http://www.teleco.com.br/voip.asp)

 2-       O que faz o produto - Descrição das principais funções e benefícios oferecidos 

Serviço

Características

Público

·      Fornecido por Operadoras com Redes de Telefonia IP que se interconectam também ao serviços de telefonia convencional (STFC ou Celular);

·      A Operadora fornece o telefone IP ou adaptador IP;

·      O assinante possui um número do plano de numeração da operadora;

·      Realiza e recebe chamadas tanto para outros telefones IP como para telefones das redes convencionais (STFC e Celular);

·      Adicionalmente o assinante pode se conectar a rede da Operadora através de qualquer conexão IP de banda larga, seja no seu endereço de contrato ou em outros endereços, mantendo o mesmo número e até a mesma tarifa contratada;

·      O controle e sinalização de chamadas e dos gateways, assim como o acesso aos serviços contratados é controlado por equipamentos destinados a esse fim (Soft-switches);

·      Exemplos de Operadoras de Telefonia IP: Vonage, AT&T - CallVantage e GVT.

Corporativo

·      Utiliza PABX IP e redes corporativas de dados;

·      O usuário utiliza um computador ou um telefone IP ou adaptador IP e uma conexão de dados da rede corporativa;

·      O usuário possui um número do plano de numeração de ramais da empresa;

·      Realiza e recebe chamadas para outros telefones IP, para computadores e para telefones das redes convencionais (STFC e Celular);

·      O usuário pode se conectar a rede corporativa no seu escritório ou em qualquer outro endereço da empresa mantendo o mesmo número e os mesmos serviços configurados;

·      O controle e sinalização de chamadas e dos gateways, assim como o acesso aos serviços configurados é controlado por equipamentos destinados a esse fim (Call Manager).

 ·         Categorias consideradas:

o        Melhor relação de custos industriais

o        Melhor comprometimento com prazos para desenvolvimento

o        Melhor conformidade com especificações funcionais

o        Melhor usabilidade para o usuário

o        Melhor funcionamento

o        Melhor gestão de fabricação e documentação industrial (especificações fornecidas futuramente)

o        Melhor projeto para industrialização do protótipo

o        Melhor apresentação do projeto para o congresso. 

O somatório geral de pontos obtido pela melhor equipe fornecerá o Prêmio de Mérito Alexander Graham Bell 

·         O Sistema deverá ser um projeto de engenharia. Isto é, todos os detalhes de sua estrutura deverão ter uma conta-partida técnica, justificados à luz da ciência. 

3- Como estas funções são acionadas

·         O que ativa cada função especificada (ações do operador ou automáticas)

·         Funções obrigatórias e desejáveis

·         Funções automáticas e funções autônomas. 

4- Descrição física resumida

Uma breve descrição física do produto. 

6- Materiais Empregados

o        Possíveis materiais e tecnologias empregados

o        Possíveis supridores do material a ser utilizado para fabricação regular

o        Dica: vide   http://www.teleco.com.br/voip.asp e   http://pt.wikipedia.org/wiki/VoIP  

7- Diferenciais esperados

Principais características físicas, funcionais, mercadológicas do produto que o diferenciam dos produtos concorrentes. 

8- Prazos

Estimativa de prazos esperados para desenvolvimento do protótipo

(cronograma mínimo, brevemente informado) 

9- Mercado

            Previsão do mercado consumidor 

10- Embalagem

            Descrição resumida de necessidades especiais para embalagens 

11- Custos

o        Custo industrial direto

o        Valor possível de comercialização (obrigatório / recomendável)

o        Remuneração do canal 

12- Processos necessários à fabricação do protótipo e escala industrial

            Máquinas, ferramentas, processos necessários à escala industrial 

13- Distribuição do Produto no Mercado

            Possíveis canais de venda previstos 

14- Necessidades Especiais para homologação industrial do protótipo

            Resumo das etapas para homologação do produto 

15- Manutenção

            Previsão para manutenção preventiva e corretiva 

16- Atendimento ao cliente

            Call center, help desk, via web e outros. 

17- Manual

            Descrição das necessidades de suporte documental 

18- Garantias

            Garantias a serem oferecidas ao consumidor 

19- Controle de qualidade

            Necessidades de controles para os fatores mais críticos do produto 

20- Mão de obra para fabricação

Necessidades especiais de qualificação ou treinamento para a linha de produção 

21- Treinamento para vendas

Necessidades especiais de qualificação ou treinamento para a linha de comercialização 

22- Evolução do produto

            Previsão para etapas futuras 

23- Família de produtos

            Previsão de produtos derivados ou segmentação 

24- Estratégia para preços

            Engenharia de preços para o produto 

Isnard Martins            Rodolfo Saboia
DEI-PUC-Rio
                CETUC PUC-Rio