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Artigos


 




A Identificação através de um programa de retrato falado
Isnard Martins

 Palavras Chave
Retrato Falado, Ergonomia, Antropometria, Sistemas Gráficos

 O autor é Mestre em Ergonomia e Doutorando em Engenharia Industrial, com trabalhos científicos publicados em assuntos envolvendo Desenvolvimento de Retrato Falado automatizado, e Ergonomia Industrial, sistemas para pesquisas antropométricas de suspeitos em bases criminais, integração de bases fotográficas digitais com sistemas de retrato falado e sistemas de inteligência utilizando mapas conceituais  geoprocessamento e redes neurais.

Com o programa de retrato falado é possível modelar faces de suspeitos, desaparecidos, educar crianças e jovens para reconhecimento de pessoas, gravar imagens para posterior utilização em outros ambientes gráficos ou edição de imagens.

A procura por semelhanças, tendo como base as imagens residentes poderá nem sempre oferecer uma perfeita identidade com o modelo mental do operador ou do entrevistado.

Por diversas vezes ouvimos de forma recorrente: "desenhe fulano" ou "desenhe-me", ou ainda, freqüentemente, para efeitos de testes, observamos as tentativas do operador direcionar seu modelo para obter um parente ou amigo em um trabalho digital, sem, entretanto, obter resultados satisfatórios. Não devemos, pois, desanimar.

É necessário considerar que a identidade pretendida entre o modelo real e a qualidade do modelo final projetado dependerá essencialmente do tamanho da base de imagens residente em seu micro. Devemos também perceber que a diversidade humana é muito grande, mesmo estando o operador razoavelmente equipado com grande multiplicidade de tipos e etnias em seu banco de moldes.

O sistema de retrato falado automatizado é a obtenção de uma representação de imagens justapostas que formam uma face digital destinada a um certo fim.

As imagens são decompostas em traços faciais, representando características antropométricas distintas e que podem ser montadas com um quebra-cabeça, até formar uma face que atenda a uma determinada descrição.

Para montagem da face por um sistema de retrato falado é importante que o desmembramento da face possa estar de acordo com traços que vão surgindo na mente do entrevistado. Estes traços devem então estar organizados, de forma permitir a melhor lembrança do entrevistado, referente aos olhos, boca, formato da cabeça, tamanho do queixo, nariz, traços faciais marcantes e outros.

Sendo ainda um país de fronteiras abertas, a ampliação da base populacional com a introdução de tipos estrangeiros no plano social, torna-se maior a complexidade da formação de moldes do sistema de retrato falado para torná-lo eficiente e melhor representativo de situações do cotidiano brasileiro.

Alguns traços faciais como olhos, boca, nariz, formato do rosto, queixo, tornam-se permanentes após a juventude, sendo decisivos no sistema de reconhecimento facial. Ainda assim, são necessários diversas medidas entre pontos marcantes da face para estabelecer a 'impressão digital da face"(distância entre os olhos, distância entre os olhos e a ponta do nariz etc). Isto porque os traços faciais são extremamente comuns, particularmente entre indivíduos de mesmo grupo étnico, região geográfica ou grupo social.

Alguns traços faciais como cabelos e outros pelos faciais, que podem ser modelados pelos indivíduos, diferentemente dos olhos, boca, nariz, formato do rosto, queixo, são característicos dos modismos sociais.  No Iraque, a maioria dos homens usa o mesmo tipo de bigode, os judeus ortodoxos o mesmo cabelo e barba, as mulheres podem usar o mesmo penteado em determinada sociedade ou ciclo de moda, os apenados e malfeitores, em sua maioria, procuram usar um cabelo curto, muito semelhante. A quantidade e organização da base de moldes decompostos, bem como a sua melhor representação dos diversos biótipos existentes no universo de ocorrências relacionadas irão refletir a capacidade e eficácia do sistema de retrato falado automatizado.

Além disso, o banco de moldes faciais poderá estar orientado a determinado padrão de ocorrência, especializando a pesquisa em certo direcionamento. Um exemplo disto é um banco de moldes referentes ao perfil do criminoso, não estando eficientemente preparado para busca efetiva de crianças desaparecidas.

Lembre-se sempre que esta deficiência não é do programa, mas sim da base de moldes residente em seu micro, que poderá estar temporariamente desprovido de moldes específicos daquela nova pesquisa desejada.

É importante assegurar que esta falta seja temporária, pesquisando novos direcionamentos complementares para o banco de imagens que, por necessidades circunstanciais, deverá estar em permanente evolução, desde que, o software suporte o crescimento gradual da base de moldes processada pelo programa. Não obstante esta inadequação temporária é possível utilizar boa parte das imagens "adultas" como imagens infantis, simplesmente alterando-se proporções das distâncias antropométricas dos moldes.

 

Neste exemplo de envelhecimento são utilizados os mesmos moldes, com exceção do tipo de cabelo infantil, uma variação mais "cabeluda" do molde, postada na mesma cabeça. O restante foi obtido por simples alteração das proporções dos moldes, processados com recursos regulares do PhotoComposer.

Alguns resultados dos trabalhos executados poderão frustrar dos resultados esperados pelo entrevistador. Por que?

Primeira razão

É possível que a percepção da imagem do suspeito na mente do entrevistado não seja adequadamente fornecida por ocasião da entrevista. Neste caso a face produzida refletirá uma aparência distante daquela pretendida originalmente. Em alguns casos o simples deslocamento sutil da boca ou da posição dos olhos ou ainda a inadequada seleção de um molde apenas parecido, não igual, poderá representar uma enorme diferença no trabalho final.

Segunda razão

Apesar dos esforços do entrevistado interagindo com os moldes existentes, este não consegue, porventura identificar aquele molde que melhor se apresenta como mais próximo da sua imagem mental.

Terceira razão

A falta de experiência do operador na confecção de retratos falados. É importante exercitar e, sobretudo, saber conduzir a entrevista, buscando sempre os detalhes mais nítidos e que melhor ficaram gravados na mente do entrevistado, que, em muitas ocasiões, permanece traumatizado pela violência a que foi submetido.

Nestes casos eventuais, devemos adotar o procedimento seguido por diversos profissionais experientes no desenvolvimento de retratos falados, pesquisando aproximações convincentes do modelo mental desejado, utilizando os recursos presentes em seu microcomputador, muita habilidade na entrevista e paciência com o entrevistado. Um retrato falado poderá durar muitas horas para ser eficientemente produzido.

As facilidades gráficas presentemente incorporadas ao PhotoComposer procuram cumprir  necessidades  específicas no tratamento complementar do retrato falado. O ambiente gráfico de arte final do PhotoComposer é um recurso extra, não sofisticado incorporado ao programa. Nada impede, entretanto que o operador exporte a imagem, em formato bmp para um ambiente sofisticado de tratamento gráfico para detalhes complementares ou alteração do modelo original produzido pelo Photocomposer. Este tratamento externo, todavia, exige Software adequado, habilidades e experiência do operador em ambientes gráficos, raramente, necessários para produção do trabalho final. Os trabalhos gráficos não representam uma atividade complexa para o usuário do programa, entretanto será recomendado algum treinamento na utilização,, conhecimento dos efeitos e adequação da melhor ferramenta a ser empregada na fase de acabamento do retrato falado.

A entrevista, geralmente, representa um momento de aflição para o entrevistado.

Neste momento, habilidade técnica e capacidade de conduzir a entrevista com competência será decisiva para obtenção da melhor qualidade do trabalho final. O conhecimento prévio de técnicas de tratamento gráfico, representado pelos recursos suportados pelo aplicativo será fundamental para abreviar a confecção do seu modelo.

Curiosamente, alguns profissionais experientes de desenho à mão livre de retratos falados, algumas vezes utilizam um software importado que, segundo estes mesmos profissionais, não oferece um banco de imagens capacitado à representação adequada do biótipo brasileiro, utilizando-o apenas, na fase preliminar do trabalho, para o contorno da cabeça, que apelidam de "boneca". Após a impressão do resultado parcial, dão posterior continuidade ao modelo, desenhando os seus traços fundamentais (olhos, boca, nariz, cabelo etc) sobre a impressão inicial. Trata-se de uma solução

Bibliografia

MARTINS, Isnard. Tools’ ergonomics for the graphic reproduction of facial images: man or computer production ? Anais do Congresso Internacional de Design da Informação, setembro 2003, Recife, Pernambuco, Brasil.

Martins Isnard. Retrato Falado - Uma Abordagem Prática. Documentação Técnica – Software PhotoComposer, em 2003.

Galante Filho, Helvétio ; Figini, Adriano da Luz ; Borges dos Reis, Albani ; Jobim, Luiz Fernando; Silva, Moacyr ; Tratado De Perícias Criminalísticas - Identificação Humana, de Editora Sagra Luzzato, Porto Alegre, 1999.

Moraes, Anamaria.; DESIGN E AVALIAÇÃO DE INTERFACE - Editora iUsEr, Rio de Janeiro, 2002.

NORMAN, Donald. THINKING BEYOND WEB USABILITY. Disponível em:<http://webword.com/interviews/norman.html>

SANTOS, Robson Luís Gomes. ERGONOMIZAÇÃO DA INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR . Monografia PUC-Rio, 2000

Todos os direitos reservados para o autor, Martins I, abril de 2005
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Isnard Martins