SIMULAÇÃO DE JOGOS TÁTICO-OPERACIONAIS


  Centro Científico de Estudos de Segurança Pública
 


RetratoFalado        


Reversão
Telefônica


Rastreamento de
Cargas


Associações
Criminais,

 Terrorismo


Publicações


Desaparecidos


Caso Carlinhos


Envelhecimento


Redes Neurais


Inteligência
Policial


Cultura


Fotocrim


BookShape


FotoObservatório
Helicóptero x
Satélite


Stand Virtual


Monitor On-Line


Tecnologias Israel


Indicadores
 Criminais


Tecnologias
Alemanha


Foto Pericial 3D


Calculando a
Violência


Contagem Delitos
Soft  Download


Horário dos
Crimes


Pagina Principal


Implantação de um centro avançado de treinamento para capacitação de policiais militares e civis de Estado do Rio de Janeiro.

Projetado em 2002, para ser instalado na torre da Central do Brasil, o Centro de Simulações deveria ser um futurista mas essencial centro de treinamento para os policiais do Rio de Janeiro. Os estudos envolviam Jogos de Guerra, Stand Virtual e Centro de Simulações anti-terroristas.

A grande vantagem deste bom projeto seria (ou será...) a possibilidade de torná-lo viável em curto prazo, usando tecnologia de empresas universitárias incubadas (exceto stand virtual).

O estudo encoltra-se desenvolvido. Precisamos da sua implementação tão logo quanto possível.

 

   
 

Motivação

   

Como trabalha o Sistema Virtual de Armas Letais e Não Letais

   

A imagem de uma polícia qualificada e fortemente associada à modernidade é o objetivo superior de qualquer governo. A necessidade do treinamento e capacitação da força destacada para policiamento e missões táticas bem sucedidas é a tônica dos programas de transformação da imagem da atual naquela imagem desejada.


Polícia desqualificada reduz sensivelmente resultados operacionais diante de conflitos gerados pela inexperiência e e ausência de familiaridade com situações críticas, onde o emprego de armas letais ou não letais possam ser solicitadas para neutralizar a resistência.

O necessário treinamento com munição real representa um alto custo financeiro e a experiência de combate real tem um alto custo social. Em conseqüência da proposta de aumento do efetivo policial, o treinamento com armas de fogo, nas escalas desejáveis, ficará comprometida ou situada aquém dos níveis necessários para um treinamento adequado, qualificado ou manutenção envolvendo uma tropa eficientemente preparada.

 


Como parte integrante das pesquisas desenvolvidas para viabilidade do projeto, estivemos em duas ocasiões distintas na fábrica FATS, em Atlanta, USA, presentemente a maior e talvez, a mais importante empresa do mundo neste tipo de tecnologia, estando presente em mais de 3.500 instalações policiais e militares em todo mundo, inclusive na AMAM (Exército) em Resende, RJ. Atualmente a FATS tem um representante nacional com possibilidade de atender localmente potenciais usuários.


O projeto oferece um ambiente de treinamento através de técnicas de simulação em cenários digitais, onde a imersão dos alunos em ambientes realistas reproduz condições para exercícios de atividades tático-operacionais. Os ambientes propiciam um treinamento para toda a tropa civil e militar do Estado, sem limitações de custo de munição, utilizando armas reais, adaptadas com a eletrônica para a atividade simulada, realistas quanto a aparência, funcionalidade, aparelho de pontaria, forma de municiamento e até sons característicos.
O sistema oferece práticas simuladas em cenários diversos e em ambientes de risco, envolvendo decisões, uso de ações policiais contra resistência armada, posse de reféns, reações imprevistas, trabalhos em equipes dentre outras. Cada treinamento é acompanhado por históricos digitais e relatórios de eficiência.



O armamento é desativado como prática real de tiro, substituindo-se estes mecanismos por uma eletrônica/mecânica específicos das simulações, que apresentam impressionante realismo operacional.
Um estudo completo e econômico do projeto foi desenvolvido, inclusive identificando o ponto econômico para a sua aquisição pelos Estado do Rio de Janeiro, cujo break-even (justificativa econômica) situava-se em torno de 600.000 tiros de calibre .40, em apenas um único ano de operação. O projeto lamentavelmente "estacionou" em 2003 por carência de investimentos, em sua fase final de licitação.
 


 

Cenários Interativos

                  Armamento

 

Fotos FATS INC

Cenários pré-desenvolvidos ou personalizados podem ser ativados no ambiente da simulação. Em nossos estudos anteriores, alguns cenários específicos , característicos do Rio de Janeiro estavam previstos, dentre estes:
- Abordagem policial em áreas de risco,
- Operações em comunidades carentes,
- Ataques contra suspeitos armados em veículos (autos, ônibus
    caminhões),
- Reféns, seqüestros, cativeiro
- Presídios e rebeliões,
que seriam gradualmente produzidos no próprio ambiente da cidade, para treinamento de equipes, tanto pessoal especializado (Bope) ou tropa regular civil e militar.
Cada cenário oferece alternativas de continuidade (caminhos possíveis) que são ativados pelo instrutor no momento do treinamento. O rastreamento da posição e pontaria da arma fica registrado para estudos da postura do policial, face as suas reações diante dos momento críticos apresentados pelo cenário interativo.

 

O projeto permite o uso seletivo e combinado de diversas armas e calibres próximos do ambiente real da polícia usuária. Armas longas, curtas, de assalto, defensivas, ofensivas oferecem situações realistas e controladas pelo instrutor que decide, no momento oportuno, qual o destino da "estória" desenvolvida no cenário ativado. A vivência é obtida pelo contínuo treinamento de situações de perigo e confronto, tão comuns no dia-a dia da vida do policial na cidade.


Tecnologia de pesquisa Brasileira

Relógio da Violência Urbana - Download Gratuito

Curioso projeto que oferece ao pesquisador visão da velocidade 
 da materialização das ocorrências de homicídios, roubos e
 outros delitos, em cidades, bairros ou regiões selecionadas.
  
Faça download do Projeto Beta. Pesquise resultados em seu próprio computador.

Consulte:

 
Cleópatra
Bela ou Bruxa?
exercício de
perícia facial