Foto Perícial - Ambiente espacial - isnard martins

Palavras chave: Perícia, Fotografia, Criminalística, Imersão Fotográfica

    Centro Científico de Estudos de Segurança Pública


RetratoFalado        


Reversão
Telefônica


Rastreamento de
Cargas


Associações
Criminais,

 Terrorismo


Publicações


Desaparecidos


Caso Carlinhos


Envelhecimento


Redes Neurais


Inteligência
Policial


Cultura


Fotocrim


BookShape


FotoObservatório
Helicóptero x Satélite


Stand Virtual


Monitor On-Line


Tecnologias Israel


Indicadores
 Criminais


Tecnologias Alemanha


Foto Pericial 3D


Calculando a Violência


Simulador da Violência Urbana
Soft  Download


Uma pesquisa sobre roubos e homicídios


Pagina Principal



São diversas as tecnologias existentes. As fotos stereo impressionam todas as vezes que são consultadas ou apreciadas. Registros fotográficos constituem a base para estudos e conclusões na maioria dos laudos periciais de crimes , acidentes e sinistros. Por mais fotos sejam extraídas dos ambientes periciados, haverá sempre para o perito, a ausência do efeito espacial referente ao ambiente onde tais registros foram originalmente foto-capturados. Esta tecnologia imersiva fornece a dimensão ausente nestas fotos, permitindo ao perito a sensação de presença no ambiente original, reconstituindo para o estudo, o cenário com grande precisão e riqueza de detalhes.  Caso não visualize, baixe o Plug-in IPIX
Pesquisa
Isnard Martins 



(clique sobre a imagem)
Coliseo- Roma -  reprodução  Fotógrafo : Fabrizio Scuppa
Tecnologia IPIX  Equipamento Nikon 8700

 

Perícia Fotográfica

 

Flexibilidade e Imersão

 

Segundo Stumvoll et Al (1999), o levantamento fotográfico do local da ocorrência poderá conter :

Fotos gerais, que compreendem as fotos dos vestígios periciais relacionados aos aspectos adjacentes

Fotos de Detalhes visando esclarecer e comprovar certas características e peculiaridades à situação ou posição de determinados vestígios, oferecendo subsídios à informação de dados métricos relativos, calibragem e tamanho, servindo de elemento comprobatório como perícias judiciais.

Fotos panorâmicas, que são de excelente valia, por fornecerem idéia relativa da situação da área onde ocorreu o fato.

A foto stereo panorâmica é capaz de, em uma única "foto integrada", apresentar ao perito ou corpo judicial, o cruzamento, a colisão em uma das vias, a posição do sinal de trânsito na outra via, a frenagem anterior, o deslocamento relativo e demais  elementos importantes presentes na cena, capturando e obtendo registro panorâmico para compreensão do acidente.

Este recurso poderá substituir eficientemente as fotos panorâmicas, complementando, de forma relativa, as fotos gerais e fotos detalhadas registradas na ocorrência policial ou pericial.

A desvantagem óbvia deste recurso, além dos custos, é a necessidade do suporte de informática para obtenção dos efeitos de imersão oferecidos ao observador pela foto 3d, de fato, onde reside a sua melhor qualidade técnica e benefícios inerentes.

Um exemplo de kit para fotos stereo: Câmera, lente (olho de peixe) e sistema de apoio para o giro da câmera.

Coliseo- Roma -  reproduções Fotógrafo : Fabrizio Scuppa
 (clique sobre a imagem)
 

Ambas as visões particulares, pertencem ao mesmo cenário original. A Primeira apresentam o navegador em observação do solo do Coliseu. A marca presente na foto representa o único espaço não fotografado do ambiente esférico, lembrando o ponto de apoio da câmera com o sistema stereo imersivo. A segunda imagem abaixo apresenta uma navegação, observando uma bonita paissagem do Sol brilhando sobre o Coliseu. Explore esta navegação, simplesmente clicando sobre qualquer das fotos.

Este estudo, originalmente iniciado na Secretaria de Segurança em 2002, não recomenda uma tecnologia ou equipamento específico, mormente quando tais tecnologias estão em constante evolução. É importante considerar os benefícios únicos dos resultados obtidos por estes recursos para a visão do perito, oferecendo a memória autêntica do local e dos elementos contidos nas cenas capturadas. A Internet oferece um variado elenco de opções para observação destas tecnologias.Presentemente uma câmera equipada com sistema de imersão (nível razoável de qualidade) situa-se em torno de US$ 600,00.
O navegador Internet Explorer não requer plug-in para navegação na tecnologia IPIX. Entretanto consulte as especificidades do pesquisador favorito, verificando as exigências eventuais para imersão nas fotos stereo-ambientais.

O sistema exige a aquisição de licenças específicas para cada foto extraída ou para o uso de fotos liberadas em mídias abertas, como Internet. Portanto, não é um sistema de baixo custo de produção como as fotos digitais convencionais, praticamente gratuitas. Ainda assim, voltado para as finalidades enumeradas no uso pericial, o sistema de fotos imersivas stereo espaciais apresenta vantagens singulares para estudos de cenários originais em ocorrências policiais mais complexas, como acidentes e crimes de maior repercussão, ou ainda para crimes com exigências maiores em serviços investigativos e provas periciais.
 

Bibliografia
Stumvoll
  Vitor, Quintela V., Dorea Eduardo. Tratado de Perícias Criminalísticas. Editora Saga Luzzato, Porto Alegre 1999
Consulta em http://www.ipix.com/index.html

http://www.bbc.co.uk/cbbc/help/ipix.shtml
http://www.ipix.com/products_plugin.html
VRstitcher Fisheye Pro
Full-360, spherical panoramas from digital SLR and Nikon Coolpix cameras

Como Funciona


Apesar das eventuais disputas judiciais sobre propriedades da tecnologia, o princípio utilizado pelos fabricantes é muito semelhante: duas fotos semi esféricas e sincronizadas são extraídas do mesmo ambiente, cada uma, oposta 180
0 à outra.
As fotos são integradas via software, fornecendo a sensação stereo em uma tela de computador.

A navegação (imersão) na foto é realizada por mecanismos fornecidos através de plug-in para o navegador de observação, sensibilizando movimentos em três dimensões sobre a foto em 360o, inclusive em visões acima e abaixo da imagem ativada na tela do micro computador.


Jerusalém -  reprodução (clique sobre a imagem)
IPIX Corporation

IPIX é propriedade de IPIX Corporation


Tecnologia de
pesquisa Brasileira

Relógio da Violência Urbana - Download Gratuito
Visão da violência em cidades, bairros ou regiões
 



 


Conheça o rosto reconstruído por computação gráfica da rainha do Nilo.