Monografia sobre o tema Pareto
Dentre as ferramentas de peso
utilizadas pela maioria das empresas, o Gráfico de Pareto se
destaca, já que minimiza os possíveis erros a longo prazo e
otimiza os recursos de um projeto. O gerenciamento de processos é
facilitado, no Método de Pareto, na medida que se estuda cada
problema de forma independente, evitando o desencadeamento de
problemas em série, já que um erro pode levar a
outro.(Interdependência de processos resolvida por análise
independente)
Esse método, inicialmente,
deve visar a prioridade de estudo dos problemas em questão, o
histograma de freqüência e analisar os itens separadamente, já que
um defeito pode vir a levar a outro. Os problemas são colocados em
ordem decrescente de freqüência e selecionados da maior pra menor
ordem de importância.
O “Gráfico de Pareto” foi
inspirado no “Princípio de Pareto”. Esse último prega a idéia de
que uma minoria de fatores pode gerar enormes repercussões em um
projeto, idealizando a importância da análise de cada processo de
modo independente. Outro conceito que fortalece as bases desse
princípio, é a “regra 80 – 20” (80 % da atividade é originada por
20% dos fatores).
Observando o gráfico,
percebe-se facilmente a ordem de importância e como os itens,
analisados de forma individual, geram o efeito final do projeto.
Ao exibir a intensidade da repercussão de um processo no efeito
final do projeto, pode-se separar facilmente o realmente trivial
do importante. Essa é a importância do Gráfico de Pareto. O
gráfico é feito no modelo “Histograma de Freqüência”. O histograma
de freqüência é um gráfico de colunas que mostra a forma de
dispersão da distribuição de freqüência de uma série de dados. As
colunas são organizadas em ordem crescente ou decrescente, de
acordo com os critérios requeridos pelo estudo. Isso facilita
avaliar e decidir a seqüência e a escala de prioridades dos
problemas identificados.
Por isso o “Gráfico de
Pareto” é tão utilizado. A facilidade e as vantagens que
proporciona são muito importantes para qualquer processo, sendo
considerado uma ferramenta de gestão básica. É muito importante na
organização e na prevenção de erros em cadeia, otimizando o
processo de modo a levá-lo o mais perto da perfeição possível.
Estudo de Caso Pareto
Problema:
Um certo fabricante de roupas examina
uma amostra de 100 calças jeans. Dos produtos analisados, pelo
menos 68 apresentaram alguma espécie de defeito. Em 27 delas o
zíper encontra-se defeituoso, 13 estão com defeito no fecho do
botão, 12 estão descosturadas ou costuradas de forma errada, 8
apresentam erro no corte, 5 apresentam manchas e 3 encolheram após
a lavagem. Para uma melhor representação e visualização dos
problemas ocorridos, os números foram lançados em uma Lista de
Verificação, destacando a quantidade de itens defeituosos, e a
porcentagem cumulativa que os mesmos representavam, em ordem
decrescente.
Lista de Verificação
Letra |
Tipo de defeito
|
Quantidade de |
Porcentagem |
Itens Defeituosos |
Cumulativa |
A |
Zíper defeituoso |
27 |
39,7% |
B |
Defeito no fecho do botão |
13 |
58,8% |
C |
Costura mal-feita |
12 |
76,5% |
D |
Erro de corte |
8 |
88,2% |
E |
Manchas
|
5 |
95,6% |
F |
Encolhimento do tecido |
3 |
100,0% |
|
TOTAL GERAL |
68 |
100,0% |
Após a análise da Lista de
Verificação, foi construído o Gráfico de Pareto com os dados
encontrados.

Dessa maneira, foi possível então
concluir que o problema “zíper defeituoso” representa praticamente
40% dos defeitos. E somando-o ao problema “defeito do fecho do
botão”, esse número chega a 60% do total de defeitos. Ou seja, o
foco, inicialmente, estará centrado na solução desses dois
problemas, de forma que quando os erros forem finalmente
reparados, a qualidade da produção aumentará significativamente.
Bibliografia
Isnard Martins, Ferramentas de Gestão,
Aula 5 – Gráficos de Controle - Pareto, PUC-Rio.
http://www.geranegocio.com.br/html/geral/ql4a.html
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