Pareto: ferramenta de controle de
qualidade
No final do
século 18, Vilfredo Pareto (donde origina o nome da ferramenta
Pareto) realisou um estudo sobre a distribuição da riqueza na
sociedade Européia e constatou que 80% desta riqueza estavam nas
mãos de somente 20% da população. Um número de artigos sobre
outros estudos de negócios publicados durante este mesmo século
mostrou a mesma relação 80% para 20% e diziam que “gerentes
gastavam somente 20% do seu tempo para completarem 80% de seus
trabalhos” e “80% dos negócios de uma empresa vem de 20% de seus
fregueses”. Estes estudos serviram para confirmar o que Pareto já
havia suposto: o princípio do 80/20, e então este princípio foi
aceito como uma ferramenta do gerenciamento.
A Análise de Pareto pode ser utilizada
quando você encontra vários problemas relacionados ou um problema
comum com múltiplas causas. Com esta técnica, você coleta métricas
sobre quantas vezes ocorre cada problema ou causa. O objetivo da
Análise de Pareto é observar os problemas e determinar sua
freqüência de ocorrência. Isso, por sua vez, lhe proporcionará as
informações necessárias para priorizar o seu esforço para garantir
que você está utilizando o seu tempo onde obterá o impacto mais
positivo.
Ao se deparar com
vários problemas, é muito comum ter dificuldades em escolher por
onde começar. Para a resolução desse problema, o mais útil a fazer
é aplicar o método de Pareto. A
Análise de Pareto se baseia na clássica
regra 80/20. Em outras palavras, 20% das ocorrências causam 80% do
problema. Em outra palavras, os problemas raramente terão impactos
iguais, logo é importante se concentrar nos que causam mais efeito
primeiramente. O valor dessa regra não consiste no fato de
fornecer uma estimação cientifica e apurada, mas sim no simples
fato de lembrar de olhar sempre primeiro para os problemas “mais
vitais” e , separá-los dos vários outros “triviais”.
O próximo passo é
identificar qual problema particular é mais importante.
Isso é feito coletando dados
apropriados e apresentando-os em uma forma de histograma onde cada
característica medida mostra sua ordem de magnitude decrescente.
Aplicação do Pareto:
O “County Hospital” é um
hospital de grande movimento em Chicago. Durante umas avaliação
hospitalar constatou-se que havia um grande número de reclamações
devido a falhas no sistema médico. Ao se avaliar estas falhas
constatou-se 298 casos em um mês. Dentre estes casos 13 envolviam
cuidados pós-operatórios, 20 a competência do médico responsável,
112 falha na transmissão de dados no sistema, 85 reclamações por
falta de orientação dos enfermeiros e insuficiência do treinamento
dos residentes, 32 erros de diagnostico 20 prontuários mal-feitos,
6 casos de problema na cobertura do plano de saúde e 10 problemas
com a liderança na equipe médica. Com isto, formulou-se uma
tabela para relacionar cada problema:
|
Número de
casos |
Percentagem
(%) |
Percentagem
cumulativa |
Falha na
comunicação interna |
112 |
37,58389 |
37,58389 |
Insuficiência
de treinamento/orientação |
85 |
28,52349 |
66,10738 |
Diagnostico
dos pacientes |
32 |
10,73826 |
76,84564 |
Competência
do médico |
20 |
6,711409 |
83,55705 |
Informações
disponíveis no prontuário |
20 |
6,711409 |
90,26846 |
Cuidados
pós-operatórios |
13 |
4,362416 |
94,63087 |
Liderança |
10 |
3,355705 |
97,98658 |
Cobertura do
Plano de saúde |
6 |
2,013423 |
100 |
Total |
298 |
100 |
100 |
Em seguida, construiu-se um gráfico de
Pareto para melhor visualização:

A partir do estudo do gráfico e do
princípio do 80/20, constatou-se que a falha na comunicação
interna a insuficiência no treinamento e orientação da equipe
médica, totaliza mais da metade do número de casos (+-65%). A fim
de reduzir o número de casos, o hospital implantou um novo sistema
de comunicação entre as salas e os enfermeiros e médicos e tratou
de realizar um programa de treinamento com avaliações mensais de
seus funcionários e médicos.
Com a redução do número de
casos irregulares no hospital, o número de queixas reduziu e o
hospital melhorou a qualidade de seus serviços.
Bibliografia:
www.jcaho.org
http://en.wikipedia.org/wiki/Pareto_chart
http://en.wikipedia.org/wiki/Vilfredo_Pareto
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