EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
AULA -2

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins


Monografia para Debates  

Pareto: ferramenta de controle de qualidade

 

No final do século 18, Vilfredo Pareto (donde origina o nome da ferramenta Pareto) realisou um estudo sobre a distribuição da riqueza na sociedade Européia e constatou que 80% desta riqueza estavam nas mãos de somente 20% da população.  Um número de artigos sobre outros estudos de negócios publicados durante este mesmo século mostrou a mesma relação 80% para 20% e diziam que “gerentes gastavam somente 20% do seu tempo para completarem 80% de seus trabalhos” e “80% dos negócios de uma empresa vem de 20% de seus fregueses”.  Estes estudos serviram para confirmar o que Pareto já havia suposto: o princípio do 80/20, e então este princípio foi aceito como uma ferramenta do gerenciamento.

A Análise de Pareto pode ser utilizada quando você encontra vários problemas relacionados ou um problema comum com múltiplas causas. Com esta técnica, você coleta métricas sobre quantas vezes ocorre cada problema ou causa. O objetivo da Análise de Pareto é observar os problemas e determinar sua freqüência de ocorrência. Isso, por sua vez, lhe proporcionará as informações necessárias para priorizar o seu esforço para garantir que você está utilizando o seu tempo onde obterá o impacto mais positivo.

            Ao se deparar com vários problemas, é muito comum ter dificuldades em escolher por onde começar. Para a resolução desse problema, o mais útil a fazer é aplicar o método de Pareto. A Análise de Pareto se baseia na clássica regra 80/20. Em outras palavras, 20% das ocorrências causam 80% do problema. Em outra palavras, os problemas raramente terão impactos iguais, logo é importante se concentrar nos que causam mais efeito primeiramente. O valor dessa regra não consiste no fato de fornecer uma estimação cientifica e apurada, mas sim no simples fato de lembrar de olhar sempre primeiro para os problemas “mais vitais” e , separá-los dos vários outros “triviais”.

            O próximo passo é identificar qual problema particular é mais importante.

Isso é feito coletando dados apropriados e apresentando-os em uma forma de histograma onde cada característica medida mostra sua ordem de magnitude decrescente.

 

Aplicação do Pareto:

 

            O “County Hospital” é um hospital de grande movimento em Chicago.  Durante umas avaliação hospitalar constatou-se que havia um grande número de reclamações devido a falhas no sistema médico.  Ao se avaliar estas falhas constatou-se 298 casos em um mês.  Dentre estes casos 13 envolviam cuidados pós-operatórios, 20 a competência do médico responsável, 112 falha na transmissão de dados no sistema, 85 reclamações por falta de orientação dos enfermeiros e insuficiência do treinamento dos residentes, 32 erros de diagnostico 20 prontuários mal-feitos, 6 casos de problema na cobertura do plano de saúde e 10 problemas com a liderança na equipe médica.  Com isto, formulou-se uma tabela para relacionar cada problema:

 

 

Número de casos

Percentagem (%)

Percentagem cumulativa

Falha na comunicação interna

112

37,58389

37,58389

Insuficiência de treinamento/orientação

85

28,52349

66,10738

Diagnostico dos pacientes

32

10,73826

76,84564

Competência do médico

20

6,711409

83,55705

Informações disponíveis no prontuário

20

6,711409

90,26846

Cuidados pós-operatórios

13

4,362416

94,63087

Liderança

10

3,355705

97,98658

Cobertura do Plano de saúde

6

2,013423

100

Total

298

100

100

 

 

 

 

Em seguida, construiu-se um gráfico de Pareto para melhor visualização:

 

 

A partir do estudo do gráfico e do princípio do 80/20, constatou-se que a falha na comunicação interna a insuficiência no treinamento e orientação da equipe médica, totaliza mais da metade do número de casos (+-65%).  A fim de reduzir o número de casos, o hospital implantou um novo sistema de comunicação entre as salas e os enfermeiros e médicos e tratou de realizar um programa de treinamento com avaliações mensais de seus funcionários e médicos.

            Com a redução do número de casos irregulares no hospital, o número de queixas reduziu e o hospital melhorou a qualidade de seus serviços.

 

Bibliografia:

www.jcaho.org

http://en.wikipedia.org/wiki/Pareto_chart

http://en.wikipedia.org/wiki/Vilfredo_Pareto

 

 

Yank

Participantes 

 1- Guilherme Fidelis

 

 2- Edgar Lubicz

 

 3- Marcos Marzano

 

 4- Leonardo Lamarca

 

 5- Lucas

 
PANTZER

  

1- Camila Uriarte

 

2- Karine França

 

3- Juliana Vieira

 

4- Bernard Oliveira

 

5- Ricardo Marques

 

 

VERDE

 

 

 1-  Nathalia Homsy

 

2-  Taíssa Bandeira

 

3-  Augusto Miranda

 

4-  Nicole Vieira

 

 

 BOTAFOGO

 1-  Fernanda Stüssi

 

2-  Carolina Kleinberger

 

3-  Diego Borreli 

 

4-  Felipe Yuji

 
 5- Eduardo Albuquerque  

COPLINK

 

 

1- Bernardo Freitas Romeiro

 

2-  Danilo Sousa

 

3-  Eduardo Ferreira

 

4-  Henrique Gobbi

 
   5- Félix  

SPOCK

 1-  Felippe Astrachan

 

2-  Felipe Klein

 

3-  Alan Cohen

 

4-  Tamara Grosman

 

5 - Gustavo

 

TELECO

1- Iuri Sobral 

 

2-  Fernando Henrique

 
 3- Bruno  Guedes  
   4- Marina Donedas  

HAIFA

1- Amanda Renault

 

2-  João Paulo Moura Barata

 

3-  Iná Eugenio Noronha Maia

 

4-  Ana Carolina

 
   5- Marina C. M. Noé  

CASITAS

   

1- Lorenza Arêas

 

2-  Daniela Houaiss

 

3-   Luciana Redlich

 

4-  Rodrigo Marino

 

NOKIA

1- Eric Rabacov

 

2-  Cesar Augusto Fonseca

 

3-  Thiago Moraes  

 

LASTCHANCE

 

1- Kleimerson Andrade Elias

 

2-  Fabio Oliveira

 

Mapa  EAD DEBATES