EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
AULA -2

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins


Monografia para Debates  

A Empresa Ômega é uma grande fabricante de aeromodelos para uso recreativo. A fim de reduzir seus custos de produção e aumentar seus lucros, ela deve reduzir a quantidade de produtos defeituosos produzidos em sua linha de montagem. Foram constatados que dos 2000 produtos fabricados em um dia, 800 apresentavam algum tipo de defeito, o que se mostrou um grande problema. Também, verificou-se que do universo de 800 produtos defeituosos, em 10 havia erros de impressão na etiqueta, 25 tinham longarinas partidas, 50 possuíam profundores tortos, 100 tinham asas assimétricas e 615 possuíam hastes de servos quebradas. Montou-se, então, uma tabela organizando todos esses dados em duas colunas: uma com o número absoluto de defeitos (em ordem decrescente) e outra, com as porcentagens referentes a cada tipo de problema (Tabela 1.1). 

Tipo de Defeito

Nº de Defeitos

Porcentagem Isolada

Hastes de Servos Quebradas

615

76,88

Asas Assimétricas

100

12,50

Profundor Torto

50

6,25

Longarinas Partidas

25

3,13

Erros de Impressão nas Etiquetas

10

1,25

Total

800

-----------------------------------------

Tabela 1.1 

Em seguida, montou-se outra tabela, relacionando os tipos de defeito com seu respectivo número de ocorrência e com a porcentagem cumulativa de todos os defeitos, isto é, foi feita uma lista de verificação(Tabela 1.2). 

Tipo de Defeito

Nº de Defeitos

Porcentagem Cumulativa

Hastes de Servos Quebradas

615

76,875

Asas Assimétricas

100

89,375

Profundor Torto

50

95,625

Longarinas Partidas

25

98,750

Erros de Impressão nas Etiquetas

10

100,000

Tabela 1.2

 Logo após, a partir da Tabela 1.2, construiu-se o Gráfico de Pareto(Gráfico 1.1).

 

Gráfico 1.1

Finalmente, realizou-se o estudo das origens do problema e surgiram conclusões e soluções. Observamos que quase 90% do problema têm como causa hastes de servos quebradas e asas assimétricas. Como, reduzindo esses dois defeitos eliminaremos quase todo o problema, focaremos nossas atenções neles. Para diminuirmos as quebras das hastes de servos, podemos trocar o material da haste por um outro mais resistente. Quanto às asas assimétricas, podemos introduzir no processo produtivo, uma máquina de corte a laser, que nos possibilitará cortes milimetricamente perfeitos, e dessa forma, combateremos esse defeito.

Ao aplicarmos as soluções elaboradas, a quantidade de produtos defeituosos decairá e otimizaremos a produção, permitindo a empresa ômega elevar seus lucros.

Princípio de Pareto, ferramenta de qualidade

 

            Em 1906, ao estudar a desigual distribuição de renda na Itália, Vilfredo Pareto constatou que havia 80% da riqueza italiana nas mãos de apenas 20% da população. A partir daí desenvolveu um modelo logarítimico para expressar tais estatísticas.  Então, na década de 50 esse modelo foi aprimorado por Joseph Juran com a regra dos “poucos vitais e muitos triviais”, que foi denominada “Princípio de Pareto” ou “Lei de Pareto”.

Podemos observar a regra 80 / 20 através de diversos ângulos nas atividades industriais, inclusive que 80% dos problemas a serem resolvidos estão relacionados com 20% dos fatores/etapas de produção. Por exemplo, 20% de sua equipe de funcionários causarão 80% dos problemas, mas, em contrapartida, outros 20% serão responsáveis por 80% da sua produção. É versátil e funciona de ambas as formas.

A maior importância do Princípio de Pareto para um gestor é a de focalizar os aspectos imprescindíveis para que as atividades sejam realizadas com sucesso, tais aspectos significariam 20% do total. Quando alguma atividade tiver que ser descartada por falta de tempo ou qualquer outro motivo, é fundamental certificar-se de que ela não faz parte dos 20% vitais.

Há também uma teoria de gerenciamento conhecida por “Gerência Superstar”, que propõe a focalização do tempo e atenção nos 20% de funcionários que lhe garantem 80% de resultados, que seriam os ‘superstars’. No entanto, ela falha, pois aumentaria a discrepância entre os funcionários medianos e os muito bons, e atuando de forma contrária seria possível a potencialização dos medianos, que também tornar-se-iam ‘superstars’.

O Pareto pode ser usado em diversas situações, mas sempre sabiamente, pois funciona como um lembrete diário de focalizar 80% do seu tempo e energia em questões realmente importantes (20%), otimizando-o. Identificar um produto ou serviço para a análise, visando melhora na qualidade; atentar aos problemas ou causas de uma maneira sistemática quando há necessidade; reconhecer oportunidades para melhorar; buscar as causas principais dos problemas e estabelecer a prioridade das soluções são algumas das utilidades do Pareto.

Além de ser de fácil visualização, esse histograma é um caso particular em que a distribuição de freqüência é ordenada em escala decrescente ou crescente, conforme o critério requerido pelo estudo. Tal característica facilita a classificação dos eventos observados em ordem de grandeza para que se possa avaliar e decidir a seqüência e a escala de prioridades dos problemas identificados.

Basicamente, a análise de Pareto consta de cinco etapas: identificação do problema, estratificação, levantamento de dados, elaboração do Gráfico de Pareto e priorização. Na análise de Pareto são utilizadas três ferramentas do controle da qualidade: Estratificação, Folha de Verificação e Gráfico de Pareto.

            Logo, evidencia-se que a coleta pura e simples dos dados não reflete com clareza o que acontece nas operações de um processo produtivo; para revelar o que realmente ocorre, os dados devem ser ordenados e estruturados. O Controle Estatístico do Processo usa gráficos e diagramas para ordenar e estruturar as operações do processo, os quais proporcionam a maneira precisa e sistemática de avaliar a informação e ajudar a determinar sua estabilidade, as causas dos problemas (se e quando surgem) com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes.

 

à http://www.gestiopolis.com/recursos/documentos/fulldocs/eco/diagramapareto.htm

à http://www.indg.com.br/info/glossario/glossario.asp?a

à http://www.geranegocio.com.br/html/geral/ql4a.html

 

 

Yank

Participantes 

 1- Guilherme Fidelis

 

 2- Edgar Lubicz

 

 3- Marcos Marzano

 

 4- Leonardo Lamarca

 

 5- Lucas

 

 

VERDE

 

 

 1-  Nathalia Homsy

 

2-  Taíssa Bandeira

 

3-  Augusto Miranda

 

4-  Nicole Vieira

 

 

 BOTAFOGO

 1-  Fernanda Stüssi

 

2-  Carolina Kleinberger

 

3-  Diego Borreli 

 

4-  Felipe Yuji

 
 5- Eduardo Albuquerque  

COPLINK

 

 

1- Bernardo Freitas Romeiro

 

2-  Danilo Sousa

 

3-  Eduardo Ferreira

 

4-  Henrique Gobbi

 
   5- Félix  

SPOCK

 1-  Felippe Astrachan

 

2-  Felipe Klein

 

3-  Alan Cohen

 

4-  Tamara Grosman

 

5 - Gustavo

 

GLEEZ

 

1-  Lucas Neno

 

2- José Luiz Falk

 

3-  Érica Carvalho

 

4-  Eduardo Albuquerque

 
  5- Gustavo  

TELECO

1- Iuri Sobral 

 

2-  Fernando Henrique

 
 3- Bruno  Guedes  
   4- Marina Donedas  

HAIFA

1- Amanda Renault

 

2-  João Paulo Moura Barata

 

3-  Iná Eugenio Noronha Maia

 

4-  Ana Carolina

 
   5- Marina C. M. Noé  

CASITAS

   

1- Lorenza Arêas

 

2-  Daniela Houaiss

 

3-   Luciana Redlich

 

4-  Rodrigo Marino

 

NOKIA

1- Eric Rabacov

 

2-  Cesar Augusto Fonseca

 

3-  Thiago Moraes  

 

LASTCHANCE

 

1- Kleimerson Andrade Elias

 

2-  Fabio Oliveira

 

Mapa