O princípio de
Pareto (conhecido também como a regra 80-20) indica que, na
maioria dos fenômenos, 80% das conseqüências são provenientes de
20% das causas, o que facilita o gerenciamento de incidências
problemáticas e auxilia a tomada de decisões em uma empresa. Este
princípio surgiu através da suposição de que a maioria dos
resultados são determinados por um pequeno número de causas, ou
seja, as principais e maiores causas dos problemas estão
concentradas em poucos itens vitais e não em muitos itens
triviais. Esta idéia é aplicada frequentemente a dados tais como
estudos de vendas: “20% dos clientes são responsáveis por 80% do
volume de vendas.” Tal premissa pode estar correta, e pode ser
útil na tomada de decisões, já que permite uma análise de causas e
conseqüências de maneira eficientemente concreta. Matematicamente,
haverá sempre um número k entre 50 e 100 tais que k% é utilizado
por (100-k) % de pessoas envolvidas. Entretanto, k pode variar de
50 no exemplo da distribuição igual a quase 100 no exemplo de um
número minúsculo de participantes possuindo quase todos os
recursos. Não há nada matematicamente especial sobre o número 80
citado na regra, mas muitos sistemas terão k em algum lugar em
torno desta região de desequilíbrio intermediário na distribuição.
O princípio de
Pareto tem muitas aplicações no controle de qualidade, e é a base
para o gráfico de Pareto, uma das ferramentas chaves usadas na
gestão de qualidade total - estratégia da gerência que visa
encaixar a consciência da qualidade em todos os processos
operacionais de organização.
Outra aplicação do
princípio está na verificação de problemáticas a partir de dados
da empresa. Através de observações minuciosas, podemos determinar
a freqüência com que elas ocorrem para melhorar o aproveitamento
do tempo gasto, priorizando o esforço progressivo para então,
conseguir um impacto positivo das ações dentro da empresa. Para
isso, ao levantar dados sobre as problemáticas, é necessária a
definição de uma solução para o maior responsável pelo atraso ou
obstáculo, e assim permitir um maior impacto na solução da
problemática existente. Isso não significa que os outros problemas
não devam ser resolvidos, mas a Análise de Pareto auxilia na ordem
em que as tarefas devem ser enfrentadas, priorizando os problemas
vitais e classificando os triviais.
Um lado negativo
deste nível de análise é a classificação das problemáticas,
tornando-se perigoso e provável para um administrador classificar
um problema como trivial quando na verdade ele é vital para o bom
funcionamento da empresa. Evidentemente, a partir deste exemplo,
podemos perceber que o aspecto negativo da análise de Pareto pode
estar relacionado ao erro humano. Outro perigo é subestimar uma
problemática, podendo gerar um esforço muito grande para resolver
um pequeno problema ou até mesmo economizar esforços na resolução
de uma problemática extremamente vital.
www.wikipedia.org
http://www.tenstep.com.br/site/index.jsp?pag=methodology&uid=99
http://www.indg.com.br/info/glossario/glossario.asp?a
ESTUDO DE CASO
PROPOSTO:
Empresa: PUC´s Big Burgers
Data:
25/05/2006
Filial avaliada:
Gávea/ Rj
Problema: Foi
detectado prejuízo nas vendas do mês 04/2006 devido ao baixo
rendimento na produção dos sanduíches. É necessário avaliar,
então, quais as causas que influenciam diretamente sobre o
ocorrido.
Dados da filial:
No gráfico Pareto,
veremos quantos dos 2500 sanduíches deixaram de ser produzidos por
cada um dos problemas apurados por nossa empresa.
No
gráfico de Pareto, as barras representam o número de cada tipo de
defeito observado, a linha representa a porcentagem cumulativa
para os tipos de defeitos sobre todos estes observados.
Letra |
Tipo de
Defeito |
Sanduíches
afetados |
Porcentagem
Cumulativa |
A |
Maquinários
defeituosos |
1000 |
40,0% |
B |
Atraso no
fornecimento de matéria-prima |
800 |
72,0% |
C |
Material com
validade vencida |
500 |
92,0% |
D |
Falta de
funcionários |
200 |
100,0% |
Conclusão do
relatório:
Observamos através
do gráfico que o número de sanduíches afetados apenas por
maquinários defeituosos representa 40% do total de sanduíches e
que os dois maiores problemas são os maquinários defeituosos e o
atraso no fornecimento de matéria-prima, que representam juntos
72% de todos os sanduíches afetados. Otimizando estes dois
problemas a empresa aumentará a produção, reduzindo em 72% a
quantidade de sanduíches afetados. Dessa forma, as vendas subirão
novamente.
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