EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
AULA -2

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins


Monografia para Debates  

O princípio de Pareto (conhecido também como a regra 80-20) indica que, na maioria dos fenômenos, 80% das conseqüências são provenientes de 20% das causas, o que facilita o gerenciamento de incidências problemáticas e auxilia a tomada de decisões em uma empresa. Este princípio surgiu através da suposição de que a maioria dos resultados são determinados por um pequeno número de causas, ou seja, as principais e maiores causas dos problemas estão concentradas em poucos itens vitais e não em muitos itens triviais. Esta idéia é aplicada frequentemente a dados tais como estudos de vendas: “20% dos clientes são responsáveis por 80% do volume de vendas.” Tal premissa pode estar correta, e pode ser útil na tomada de decisões, já que permite uma análise de causas e conseqüências de maneira eficientemente concreta. Matematicamente, haverá sempre um número k entre 50 e 100 tais que k% é utilizado por (100-k) % de pessoas envolvidas. Entretanto, k pode variar de 50 no exemplo da distribuição igual a quase 100 no exemplo de um número minúsculo de participantes possuindo quase todos os recursos. Não há nada matematicamente especial sobre o número 80 citado na regra, mas muitos sistemas terão k em algum lugar em torno desta região de desequilíbrio intermediário na distribuição.

 

O princípio de Pareto tem muitas aplicações no controle de qualidade, e é a base para o gráfico de Pareto, uma das ferramentas chaves usadas na gestão de qualidade total - estratégia da gerência que visa encaixar a consciência da qualidade em todos os processos operacionais de organização.

 

Outra aplicação do princípio está na verificação de problemáticas a partir de dados da empresa. Através de observações minuciosas, podemos determinar a freqüência com que elas ocorrem para melhorar o aproveitamento do tempo gasto, priorizando o esforço progressivo para então, conseguir um impacto positivo das ações dentro da empresa. Para isso, ao levantar dados sobre as problemáticas, é necessária a definição de uma solução para o maior responsável pelo atraso ou obstáculo, e assim permitir um maior impacto na solução da problemática existente. Isso não significa que os outros problemas não devam ser resolvidos, mas a Análise de Pareto auxilia na ordem em que as tarefas devem ser enfrentadas, priorizando os problemas vitais e classificando os triviais.

 

Um lado negativo deste nível de análise é a classificação das problemáticas, tornando-se perigoso e provável para um administrador classificar um problema como trivial quando na verdade ele é vital para o bom funcionamento da empresa. Evidentemente, a partir deste exemplo, podemos perceber que o aspecto negativo da análise de Pareto pode estar relacionado ao erro humano. Outro perigo é subestimar uma problemática, podendo gerar um esforço muito grande para resolver um pequeno problema ou até mesmo economizar esforços na resolução de uma problemática extremamente vital.

 

www.wikipedia.org

http://www.tenstep.com.br/site/index.jsp?pag=methodology&uid=99

http://www.indg.com.br/info/glossario/glossario.asp?a

 

ESTUDO DE CASO PROPOSTO:

 

Empresa: PUC´s Big Burgers

Data: 25/05/2006

Filial avaliada: Gávea/ Rj

Problema: Foi detectado prejuízo nas vendas do mês 04/2006 devido ao baixo rendimento na produção dos sanduíches. É necessário avaliar, então, quais as causas que influenciam diretamente sobre o ocorrido.

Dados da filial:

  • Média de sanduíches produzidos no mês: 10000

  • Sanduíches produzidos no mês de abril: 7500

 

No gráfico Pareto, veremos quantos dos 2500 sanduíches deixaram de ser produzidos por cada um dos problemas apurados por nossa empresa.

 

 No gráfico de Pareto, as barras representam o número de cada tipo de defeito observado, a linha representa a porcentagem cumulativa para os tipos de defeitos sobre todos estes observados.
 

Letra

Tipo de Defeito

Sanduíches afetados

Porcentagem Cumulativa

A

Maquinários defeituosos

1000

40,0%

B

Atraso no fornecimento de matéria-prima

800

72,0%

C

Material com validade vencida

500

92,0%

D

Falta de funcionários

200

100,0%

 

Conclusão do relatório:

Observamos através do gráfico que o número de sanduíches afetados apenas por maquinários defeituosos representa 40% do total de sanduíches e que os dois maiores problemas são os maquinários defeituosos e o atraso no fornecimento de matéria-prima, que representam juntos 72% de todos os sanduíches afetados. Otimizando estes dois problemas a empresa aumentará a produção, reduzindo em 72% a quantidade de sanduíches afetados. Dessa forma, as vendas subirão novamente.

 

Yank

Participantes 

 1- Guilherme Fidelis

 

 2- Edgar Lubicz

 

 3- Marcos Marzano

 

 4- Leonardo Lamarca

 

 5- Lucas

 
PANTZER

  

1- Camila Uriarte

 

2- Karine França

 

3- Juliana Vieira

 

4- Bernard Oliveira

 

5- Ricardo Marques

 

 

 BOTAFOGO

 1-  Fernanda Stüssi

 

2-  Carolina Kleinberger

 

3-  Diego Borreli 

 

4-  Felipe Yuji

 
 5- Eduardo Albuquerque  

COPLINK

 

 

1- Bernardo Freitas Romeiro

 

2-  Danilo Sousa

 

3-  Eduardo Ferreira

 

4-  Henrique Gobbi

 
   5- Félix  

SPOCK

 1-  Felippe Astrachan

 

2-  Felipe Klein

 

3-  Alan Cohen

 

4-  Tamara Grosman

 

5 - Gustavo

 

GLEEZ

 

1-  Lucas Neno

 

2- José Luiz Falk

 

3-  Érica Carvalho

 

4-  Eduardo Albuquerque

 
  5- Gustavo  

TELECO

1- Iuri Sobral 

 

2-  Fernando Henrique

 
 3- Bruno  Guedes  
   4- Marina Donedas  

HAIFA

1- Amanda Renault

 

2-  João Paulo Moura Barata

 

3-  Iná Eugenio Noronha Maia

 

4-  Ana Carolina

 
   5- Marina C. M. Noé  

CASITAS

   

1- Lorenza Arêas

 

2-  Daniela Houaiss

 

3-   Luciana Redlich

 

4-  Rodrigo Marino

 

NOKIA

1- Eric Rabacov

 

2-  Cesar Augusto Fonseca

 

3-  Thiago Moraes  

 

LASTCHANCE

 

1- Kleimerson Andrade Elias

 

2-  Fabio Oliveira

 

Mapa