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   Gerenciando uma Força de
        Trabalho Heterogênea em um Projeto de Engenharia
         Igor Chalhub é estudante de
 Engenharia da PUC-Rio
 
        ResumoUma força de trabalho variada cria agilidade para acelerar a inovação, 
        adapta-se rapidamente a mercados que mudam velozmente, e responde a 
        novas oportunidades. Todavia, a heterogeneidade do grupo de trabalho 
        também introduz desafios tangentes aos recursos humanos significativos. 
        Que estratégias pode-se implementar para suportar um mundo contemporâneo 
        e flexível, e como a administração da força de trabalho pode participar 
        de forma vital nesse meio?
 
        Fortes tendências na economia global estão 
        rapidamente remodelando a natureza e a composição da força de trabalho 
        moderna, levando a organizações inovadoras a revisarem como elas 
        perseguem suas metas, definem o sucesso financeiro a longo prazo, e 
        administram e motivam seus empregados. 
        Cada vez mais organizações reconhecem que, 
        atualmente, as empresas precisam de uma forma unificada, porém flexível, 
        de lidar com os empregados, baseada numa sólida base tecnológica que se 
        foca na disciplina emergente do gerenciamento da força de trabalho.
         
        Tais empresas assumem que as tecnologias de 
        informação – especificamente, a questão da administração da mão-de-obra 
        – podem ter um papel definitivo no sucesso da área de recursos humanos. 
        Além disso, equipes de T.I (do inglês, tecnologias de informação) devem 
        corresponder à essa heterogeneidade da força de trabalho, criando 
        iniciativas estratégicas de recursos humanos, e ao mesmo tempo, ajudando 
        a gerenciar pressões de corte de gastos.        As quatro 
        “doutrinas” do gerenciamento da força de trabalho em grupo heterogêneo: 
          
          - metas e objetivos vêm em primeiro plano. 
          - learn-in-group: a comunicação e o 
          aprendizado em grupo é importantíssimo.  
          - maximizar os benefícios: investir em 
          tecnologias que os empregados precisam e que julgam ser interessantes. 
          -criação de uma base de dados: com isso, 
          pode-se determinar em que setor de produção cada funcionário seria 
          mais produtivo.       Diversidade: A 
        fonte de vantagens competitivas 
        A diversidade é marcante no mercado de 
        trabalho. Muitas empresas contratam profissionais de outros países, como 
        a Microsoft, com sua cultura, língua e forma de trabalhar. Outros 
        trabalhadores preferem investir em conexões de alta velocidade à 
        Internet e celulares para trabalharem em casa. Essa rica variedade gera 
        desafios para equipes de recursos humanos e tecnologia da informação. O 
        que precisa ser feito é uma “mistura”, isto é, criar um grupo coeso, com 
        indivíduos totalmente diferentes, mas que têm as habilidades necessárias 
        para realizar o trabalho. Isso beneficia a empresa de várias formas: 
        criatividade, inovação, adaptabilidade a novos mercados, etc.  
        A administração da mão-de-obra pode ajudar 
        às empresas a gerenciar suas oportunidades, recompensas e forma de 
        organizar os trabalhadores, de maneira mais produtiva.Com um sistema 
        compreensivo de trabalho, pode-se gerenciar todos os fatores de 
        motivação coordenadamente e analisar a eficácia de cada um dos 
        programas, assim como seus efeitos combinados na retenção dos 
        funcionários. 
        Bibliografia: 
           http://www.mc-showcase.com/mcpress/Showcase.nsf/48cccbd37c878b0688256e9a00499c03_/eeb52c7d75987d2486257145007349cf?OpenDocument&Highlight=0,larki , 
          consulta em 18.04.06
 -
          
          http://www.aueb.gr/conferences/espe2001/pdf/Persson%20H..PDF , 
          consulta em 17.04.06  -
          
          http://www2.ie.psu.edu/NembhardD/Personal/Reprints/INFORMS-Miami-David.pdf 
          , consulta em 17.04.06  -
          
          http://epubl.ltu.se/1404-5508/2004/078/index-en.html , consulta em 
          21.04.06 
    
        
        
        
        
        
             
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