Resumo
        
          A 
        aplicação do reprojeto antes de tudo está fundada a uma metodologia 
        associada à redução de erros, e defeitos de processos, admitindo-os a 
        níveis reduzidíssimos e tem por finalidade a melhoria na eficiência 
        operacional. Garantindo no final do levantamento de custos uma 
        diminuição significativa para o processo produtivo.
        Introdução
           
        Muito comentado nas 
        últimas semanas, a ida do astronauta brasileiro ao espaço, é um exemplo 
        claro da importância de se “reprojetar”, se não até os dias de hoje 
        viagens como esta não teriam evoluído tanto cientificamente. 
        
           
        Reprojetar é uma maneira de acompanhar, desenvolver, avaliar, investigar 
        necessidades e possibilidades. 
           
        Objetivamente o desenvolvimento de qualquer projeto desde a sua 
        elaboração até a sua conclusão é acompanhado por mudanças, e 
        reavaliações onde se identificam possíveis imperfeições, buscando 
        melhores resultados, os quais podem ser obtidos através da diminuição de 
        custos, otimização do tempo gasto na execução das tarefas, uma eficaz 
        política de atendimento ao cliente, sendo o lucro totalizado revertido 
        em novos investimentos.
        Ferramentas 
        gerenciais do reprojeto
        
        ·       
        Reposição 
        contínua de estoques
        
        ·       
        Sistemas 
        logísticos avançados
        
        ·       
        
        Transferências eletrônicas e gerenciamento informativo de bancos de 
        dados
        
        ·       
        Outros.
           
        A tecnologia da informação tem permitido um aumento significativo na 
        eficácia da gestão de informação, notadamente com a redução de custos e 
        o melhor atendimento aos clientes.
           
        A inteligência artificial, ou seja, o conjunto de técnicas que permitem 
        aos computadores emularem alguns aspectos da inteligência humana, 
        juntamente com esta, realizam atividades que podem ser divididas nas 
        seguintes etapas: 
        
        1.   
        Definir: 
        Durante a melhoria do processo, identifica-se o problema, define 
        requisitos e estabelece metas e no reprojeto identificam-se problemas 
        específicos ou amplos, defini objetivo ou mudança da visão e esclarece 
        escopo e exigências.
         
        
        2.   
        Medir: 
        Ocorre a validação do problema, tem como objetivo redefinir problema e 
        medir “passos-chaves”, mede-se o desempenho em relação às exigências e é 
        feita uma coleta de dados sobre a eficiência do processo.
        
        3.   
        Analisar: 
        Desenvolvem hipóteses causais, identificam “causas-raíz”, e valida 
        hipóteses. São identificadas melhores práticas, é avaliado o projeto do 
        processo (valor agregado, gargalo de processo, desconexões, caminhos 
        alternativos.), e redefini exigências.
        
        4.   
        Melhorar: 
        Desenvolver idéias para remover causas-raíz, testar soluções, padronizar 
        soluções e medir resultados. Projeta-se novo processo (desafio de 
        suposições, aplicação de criatividade, princípios de fluxo de caixa de 
        trabalho) e implementa novos processos.
        
        5.   
        Controlar: 
        É preciso estabelecer medidas-padrão para manter desempenho e corrigir 
        problemas quando necessário. Por fim estabelece medidas e revisões para 
        manter desempenho e corrigi-se problema quando necessário.
        Pontos 
        fortes/benefícios
           
         Em decorrência da 
        simplificação dos processos os custos da empresa diminui, existe uma 
        melhoria da produtividade e lucratividade junto com a redução de tempo 
        do ciclo, crescimento da fatia de mercado com sucesso sustentando, 
        retenção de clientes, redução de defeitos com aceleração da taxa de 
        melhoria, eficiência em processos técnicos com impulso à perfeição, 
        mudança cultural dos funcionários, estabelecimento de uma linguagem e 
        métodos comuns para a melhoria, determinação de meta de desempenho para 
        a empresa, gerenciamento dirigido por dados e fatos, foco no processo, 
        gestão e melhoria e também gestão proativa com colaboração entre áreas, 
        clientes e fornecedores.
        Pontos 
        fracos/deficiências
           
         Embora 
        haja muitos pontos positivos não podemos de forma alguma desconsiderar 
        os negativos, que são altamente dependentes do patrocínio da alta 
        administração, e ainda do eventual custo, geralmente elevado, de 
        treinamento e manutenção dos Black Belts ou alta administração, o 
        processo é vulnerável aos fatores como integração, liderança, conceitos, 
        metas bem definidas, treinamento eficaz, capacidade de derrubar 
        barreiras e outros itens como a falta de um histórico de indicadores 
        adequados, a forte dependência de treinamentos, e a falta de visão de 
        risco.
         O 
        cliente
            
        É importante ressaltar que o cliente deve ser tratado como rei, pois o 
        conhecimento sobre o que ele deseja, como e quando o deseja, em que 
        quantidades, e porque compra, nos fornece mais oportunidades que 
        quaisquer outros meios de pesquisa.  
        Conclusão 
        
           
        Reprojetar faz parte da vida de uma empresa. Análises financeiras é um 
        importante instrumento na hora do levantamento dos custos do 
        empreendimento, estabelece parâmetros e indicadores que podem ser 
        tomados como base na avaliação do quadro funcional do negócio.
           
        Está claro que este é um método importantíssimo, e para fazê-lo é 
        necessário ter uma visão global do negócio, capacidade técnica e 
        científica pra identificar possíveis falhas no processo produtivos e 
        ainda profissionais gabaritados que dediquem tempo integral na condução 
        dos projetos com o objetivo de alcançar altos padrões de eficiência a 
        nível nacional e internacional, garantindo dessa forma a competição pelo 
        futuro, ou seja, a disputa pelas oportunidades que estão surgindo e não 
        apenas a participação no mercado.
        Bibliografia