Resumo:
Essa monografia tem por objetivo esclarecer algumas dúvidas a respeito
da seleção de Hardwares, dos mais variados tipos, para implementá-los de
forma funcional e eficaz em um sistema chamado Voz sobre IP. Para tal, é
necessária a escolha dos tipos (modelos) a serem utilizados e
homologação dos mesmos, processo muito importante, testando assim a
compatibilidade dos Hardwares em relação ao sistema adotado. Para
executar um sistema VoIP, três tópicos devem ser efetuados: o servidor,
o softphone (chamado de client) e o Hardware, coexistindo adequadamente
para formar o sistema. Em seu conteúdo, constatam-se especificações e
detalhes a respeito dos mais variados Hardwares, visando simplificar
alguns conceitos e funções.
Introdução
O termo “Hardware” não se refere apenas aos computadores pessoais, mas
também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de
processamento computacional. (segundo DELFINO, Gardel Moreira, 2003)
Para funcionar são necessárias algumas conexões físicas que permitam que
os componentes de Hardware se comuniquem e se inter-relacionem. O
barramento constituí um sistema comum de interconexão, composto por um
conjunto de vias ou trilhas que coordenam e transportam as informações.
Já na telefonia VoIP, um dos Hardwares encontrados são chamados de ATAs
(Analog Terminal Adapters). São aparelhos que podem ser conectados
diretamente a um acesso banda larga (ADSL, Cabo, etc.) e a um telefone
comum (analógico); existem também aparelhos telefônicos (telefone IP)
com fabricação voltada para tal fim, dispensando portando o uso de
adaptadores de telefones convencionais permitindo, de maneira restrita,
a instalação de pequenos softwares no próprio telefone para as mais
variadas necessidades. Portanto, tendo o serviço habilitado, é possível
ter um telefone em qualquer lugar do mundo funcionando 24 horas por dia,
sem necessidade de computador.
É importante, no entanto, que se observe a necessidade do usuário: para
um sistema corporativo, os Hardwares necessitam de uma pesquisa e uma
atenção maior, sendo requerido um número maior de portas; já no sistema
pessoal, os mesmos não precisam de tamanha complexidade, somente duas a
quatro portas são suficientes. Tais portas são as entradas e saídas do
sistema, possibilitando a transferência de voz na forma de pacotes.
Para quem possui disponibilidade de implementar o sistema paralelo ao
uso de PCs, existem Hardwares que adicionam à um computador pessoal um
sistema de Voz sobre IP. São alguns deles: roteadores e gateways. Os
roteadores servem para fazer a comunicação entre diferentes redes de
computadores, permitindo a conexão entre computadores distantes entre si
e até mesmo com padrões (protocolos) de comunicação diferentes. São
dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência de
estudos. A principal característica dos roteadores é selecionar a porta
mais apropriada para repassar os pacotes (estrutura de dados unitária
que circula numa rede de computadores), encaminhando-os para a melhor
rota disponível para um determinado destino. Os gateways são similares
aos roteadores em suas funções, convertendo pacotes entre redes de
tecnologia distintas. O Media Gateway converte tecnologias tradicionais
de voz (FXO, FXS, E1) para IP, sendo, portanto um dos mais adequados
para a telefonia VoIP). Segundo o Professor Rodolfo Saboia, roteadores e
gateways têm um custo de desenvolvimento alto, sendo, portanto,
encontrados no mercado por preços geralmente elevados. Pode-se, no
entanto, substituí-los por switches e bridges (mais baratos),
respectivamente.
No uso de computadores, a utilização de fones de ouvido e microfones é
comum, substituindo os aparelhos telefônicos e adicionando praticidade
ao sistema, porém existem aparelhos de telefone IP que são conectados
diretamente em portas USB, podendo ser encontrados até na forma wireless
(sem fios).
Pode-se, contudo, encontrar algumas dificuldades para implementação do
sistema: se a estrutura de rede e os equipamentos forem antigos, as
mudanças podem causar um susto pelo preço alto na aquisição de novos
equipamentos como o cabeamento, Switches, Roteadores, Telefones IP e a
mão de obra especializada. Outra dificuldade encontrada é em relação ao
custo dos equipamentos que ainda são altos, por exemplo, um modelo de
telefone IP dos mais simples que se tem à venda hoje, não sai por menos
de R$ 350,00. Também existe a limitação das redes IP para se transmitir
voz, desta forma gerando atrasos fixos na transmissão; umas das
principais causas de atrasos fixos são: compressão, transmissão, redes,
buffer, descompressão. Outra seria a perda existente na rede, para uma
garantia maior seria necessário o aumento da banda.
Portanto cabe ao usuário, mediante às informações apresentadas, avaliar
suas opções e, dentre as possibilidades, implementar os Hardwares
compatíveis com o equipamento, que tornarão o sistema VoIP eficaz e
funcional e atenderão às necessidades pré-determinadas.
Bibliografia
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