Resumo:
        Essa monografia tem por objetivo esclarecer algumas dúvidas a respeito 
        da seleção de Hardwares, dos mais variados tipos, para implementá-los de 
        forma funcional e eficaz em um sistema chamado Voz sobre IP. Para tal, é 
        necessária a escolha dos tipos (modelos) a serem utilizados e 
        homologação dos mesmos, processo muito importante, testando assim a 
        compatibilidade dos Hardwares em relação ao sistema adotado. Para 
        executar um sistema VoIP, três tópicos devem ser efetuados: o servidor, 
        o softphone (chamado de client) e o Hardware, coexistindo adequadamente 
        para formar o sistema. Em seu conteúdo, constatam-se especificações e 
        detalhes a respeito dos mais variados Hardwares, visando simplificar 
        alguns conceitos e funções.
        
        
        Introdução
        O termo “Hardware” não se refere apenas aos computadores pessoais, mas 
        também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de 
        processamento computacional. (segundo DELFINO, Gardel Moreira, 2003) 
        Para funcionar são necessárias algumas conexões físicas que permitam que 
        os componentes de Hardware se comuniquem e se inter-relacionem. O 
        barramento constituí um sistema comum de interconexão, composto por um 
        conjunto de vias ou trilhas que coordenam e transportam as informações.
        
        Já na telefonia VoIP, um dos Hardwares encontrados são chamados de ATAs 
        (Analog Terminal Adapters). São aparelhos que podem ser conectados 
        diretamente a um acesso banda larga (ADSL, Cabo, etc.) e a um telefone 
        comum (analógico); existem também aparelhos telefônicos (telefone IP) 
        com fabricação voltada para tal fim, dispensando portando o uso de 
        adaptadores de telefones convencionais permitindo, de maneira restrita, 
        a instalação de pequenos softwares no próprio telefone para as mais 
        variadas necessidades. Portanto, tendo o serviço habilitado, é possível 
        ter um telefone em qualquer lugar do mundo funcionando 24 horas por dia, 
        sem necessidade de computador. 
        É importante, no entanto, que se observe a necessidade do usuário: para 
        um sistema corporativo, os Hardwares necessitam de uma pesquisa e uma 
        atenção maior, sendo requerido um número maior de portas; já no sistema 
        pessoal, os mesmos não precisam de tamanha complexidade, somente duas a 
        quatro portas são suficientes. Tais portas são as entradas e saídas do 
        sistema, possibilitando a transferência de voz na forma de pacotes. 
        Para quem possui disponibilidade de implementar o sistema paralelo ao 
        uso de PCs, existem Hardwares que adicionam à um computador pessoal um 
        sistema de Voz sobre IP. São alguns deles: roteadores e gateways. Os 
        roteadores servem para fazer a comunicação entre diferentes redes de 
        computadores, permitindo a conexão entre computadores distantes entre si 
        e até mesmo com padrões (protocolos) de comunicação diferentes. São 
        dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência de 
        estudos. A principal característica dos roteadores é selecionar a porta 
        mais apropriada para repassar os pacotes (estrutura de dados unitária 
        que circula numa rede de computadores), encaminhando-os para a melhor 
        rota disponível para um determinado destino. Os gateways são similares 
        aos roteadores em suas funções, convertendo pacotes entre redes de 
        tecnologia distintas. O Media Gateway converte tecnologias tradicionais 
        de voz (FXO, FXS, E1) para IP, sendo, portanto um dos mais adequados 
        para a telefonia VoIP). Segundo o Professor Rodolfo Saboia, roteadores e 
        gateways têm um custo de desenvolvimento alto, sendo, portanto, 
        encontrados no mercado por preços geralmente elevados. Pode-se, no 
        entanto, substituí-los por switches e bridges (mais baratos), 
        respectivamente. 
        No uso de computadores, a utilização de fones de ouvido e microfones é 
        comum, substituindo os aparelhos telefônicos e adicionando praticidade 
        ao sistema, porém existem aparelhos de telefone IP que são conectados 
        diretamente em portas USB, podendo ser encontrados até na forma wireless 
        (sem fios).
        Pode-se, contudo, encontrar algumas dificuldades para implementação do 
        sistema: se a estrutura de rede e os equipamentos forem antigos, as 
        mudanças podem causar um susto pelo preço alto na aquisição de novos 
        equipamentos como o cabeamento, Switches, Roteadores, Telefones IP e a 
        mão de obra especializada. Outra dificuldade encontrada é em relação ao 
        custo dos equipamentos que ainda são altos, por exemplo, um modelo de 
        telefone IP dos mais simples que se tem à venda hoje, não sai por menos 
        de R$ 350,00. Também existe a limitação das redes IP para se transmitir 
        voz, desta forma gerando atrasos fixos na transmissão; umas das 
        principais causas de atrasos fixos são: compressão, transmissão, redes, 
        buffer, descompressão. Outra seria a perda existente na rede, para uma 
        garantia maior seria necessário o aumento da banda. 
        Portanto cabe ao usuário, mediante às informações apresentadas, avaliar 
        suas opções e, dentre as possibilidades, implementar os Hardwares 
        compatíveis com o equipamento, que tornarão o sistema VoIP eficaz e 
        funcional e atenderão às necessidades pré-determinadas.
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        (consulta em 22.04.06)
        Rodolfo Sabóia, Projeto Orientado II (CTC1992), desenvolvimento do 
        projeto VoIP, aula 3 (31.03.06) e aula 4 (07.04.06).
        
    
        
        
    
        
        
        
        
        
            
        
        
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