Resumo
        
        Gestão de Projetos 
        é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de 
        atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos 
        pré-definidos. Os processos componentes do gerenciamento podem ser 
        classificados em cinco grupos de processos (iniciação, planejamento, 
        execução, controle e encerramento) e nove áreas de conhecimento 
        (gerência de integração de projetos, gerência de escopo de projetos, 
        gerência de tempo de projetos, gerência de custo de projetos, gerência 
        de qualidade de projetos, gerência de recursos humanos de projetos, 
        gerência de comunicações de projetos, gerência de riscos de projetos e 
        gerência de aquisições de projetos). Logo, gerência de projetos é a 
        disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto 
        necessário durante o ciclo de vida do projeto. Para que isto seja 
        possível é de extrema importância que não haja incerteza durante os 
        estágios do projeto.
        
        Introdução
        
        O 
        sucesso de um projeto é diretamente proporcional à qualidade de sua 
        gestão. É importante que o engenheiro desenvolva habilidades requeridas 
        para lidar com as contingências, com as situações sempre novas que o 
        ambiente de mudança impõe, tendo em vista que a essência da idéia de 
        projeto é a não repetição, por oposição às rotinas.
        
        
        Dentre as cinco fases da gestão do projeto (citadas anteriormente) as 
        principais são: planejamento, organização e controle. A primeira 
        consiste em definir os resultados esperados; apontar os interessados 
        (aqueles que serão afetados pelo projeto, ou as pessoas cujo apoio será 
        necessário, ou ainda, quem tem interesse nos resultados do projeto); 
        traçar as atividades necessárias e suas datas previstas de início e 
        término; estimar orçamentos para todos os recursos que serão utilizados 
        e discriminar os riscos significativos e como serão administrados.  A 
        segunda é baseada na divisão de papéis e responsabilidades para a equipe 
        do projeto, enquanto a terceira consiste no controle do desempenho do 
        trabalho o qual é feito com: a organização, concentração e motivação 
        contínua da equipe; o acompanhamento e comparações entre o trabalho e os 
        resultados do projeto e o plano inicial; a análise e mudança dos planos 
        quando é indicada esta necessidade; a administração contínua do risco do 
        projeto em desenvolvimento e mantendo todos informados das realizações, 
        questões e mudanças do projeto. (Stanley 
        E. Portny e Jim Austin. 
        Gerenciamento de projetos para cientistas.)
        
        A tradicional medição do sucesso de um 
        projeto está em função de quatro variáveis: escopo (projeto entregou ou 
        não toda a especificação prevista); custos (projeto dentro ou não do 
        orçamento previsto); tempo (projeto dentro ou não do cronograma 
        previsto) e qualidade (projeto entregue ou não com qualidade esperada). 
        No entanto, essa medição não é trivial, pois depende de quem esteja 
        analisando tal projeto, isto é, diferentes departamentos que atuaram no 
        projeto podem ter distintas opiniões relacionadas ao sucesso ou não do 
        projeto. Além desses quatro fatores é importante “medir” a satisfação do 
        cliente, uma vez que este não depende única e exclusivamente dos outros 
        fatores.
        
        “Baseado numa pesquisa realizada com mais de 
        182 empresas de diferentes segmentos, Shenhar (1997) propõe um outro 
        modelo relacionado à obtenção de sucesso 
        em projetos. Modelo 
        este que envolve o grau de importância de projeto em função de seu 
        impacto estratégico e também o tempo de analise de seu trabalho. 
        Conforme reproduzido na figura 2, este modelo se dá em quatro etapas até 
        chegar ao sucesso considerado pleno: eficiência do projeto (escopo, 
        tempo, custo, qualidade); impacto no cliente (satisfação, resultado); 
        sucesso nos negócios (retorno de investimentos, taxa de retorno) e 
        preparação para o futuro (suporte a infra-estrutura, evolução).” (Shenhar.
        Importância relativa das dimensões de sucesso. 1997)
        
        
        Logo, mesmo se todos os estágios do 
        gerenciamento forem feitos com extrema eficiência ainda haverá incerteza 
        quanto ao sucesso absoluto do projeto. Quando as informações são usadas 
        visando à integração e motivação da equipe e quando seus membros as 
        utilizam de forma a direcionar seu trabalho, há maiores chances de 
        obtenção de sucesso. Um projeto raramente limita-se a um curso 
        predeterminado. Os projetos fluem e se desenvolvem; a gestão de projetos 
        é uma forma de garantir que os integrantes estejam sempre aptos a 
        solucionar os diferentes problemas de cada projeto e, assim, conseguirem 
        alcançar seus objetivos.
        
        Bibliografia
        
        
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_projetos 
        - Consulta em 22/04/06
    
        
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Processos_da_ger%C3%AAncia_de_projetos 
        - Consulta em 22/04/06
    
        
        http://www.universia.com.br/nextwave/ver_materia.jsp?materia=11&subcanal=1 
        - Consulta em 22/04/06
    
        
        http://www.perspectivas.com.br/art71.htm - 
        Consulta em 22/04/06
        
    
        
        http://www.bbbrothers.com.br/scripts/Artigos/Artigo%20-%20Sucesso%20em%20Projetos%20TI.pdf 
        - Consulta em 22/04/06
        Shenhar. Importância relativa das dimensões de sucesso. 1997
        
        
    
        
        
        
        
        
            
        
        
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