Resumo
Gestão de Projetos
é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de
atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos
pré-definidos. Os processos componentes do gerenciamento podem ser
classificados em cinco grupos de processos (iniciação, planejamento,
execução, controle e encerramento) e nove áreas de conhecimento
(gerência de integração de projetos, gerência de escopo de projetos,
gerência de tempo de projetos, gerência de custo de projetos, gerência
de qualidade de projetos, gerência de recursos humanos de projetos,
gerência de comunicações de projetos, gerência de riscos de projetos e
gerência de aquisições de projetos). Logo, gerência de projetos é a
disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto
necessário durante o ciclo de vida do projeto. Para que isto seja
possível é de extrema importância que não haja incerteza durante os
estágios do projeto.
Introdução
O
sucesso de um projeto é diretamente proporcional à qualidade de sua
gestão. É importante que o engenheiro desenvolva habilidades requeridas
para lidar com as contingências, com as situações sempre novas que o
ambiente de mudança impõe, tendo em vista que a essência da idéia de
projeto é a não repetição, por oposição às rotinas.
Dentre as cinco fases da gestão do projeto (citadas anteriormente) as
principais são: planejamento, organização e controle. A primeira
consiste em definir os resultados esperados; apontar os interessados
(aqueles que serão afetados pelo projeto, ou as pessoas cujo apoio será
necessário, ou ainda, quem tem interesse nos resultados do projeto);
traçar as atividades necessárias e suas datas previstas de início e
término; estimar orçamentos para todos os recursos que serão utilizados
e discriminar os riscos significativos e como serão administrados. A
segunda é baseada na divisão de papéis e responsabilidades para a equipe
do projeto, enquanto a terceira consiste no controle do desempenho do
trabalho o qual é feito com: a organização, concentração e motivação
contínua da equipe; o acompanhamento e comparações entre o trabalho e os
resultados do projeto e o plano inicial; a análise e mudança dos planos
quando é indicada esta necessidade; a administração contínua do risco do
projeto em desenvolvimento e mantendo todos informados das realizações,
questões e mudanças do projeto. (Stanley
E. Portny e Jim Austin.
Gerenciamento de projetos para cientistas.)
A tradicional medição do sucesso de um
projeto está em função de quatro variáveis: escopo (projeto entregou ou
não toda a especificação prevista); custos (projeto dentro ou não do
orçamento previsto); tempo (projeto dentro ou não do cronograma
previsto) e qualidade (projeto entregue ou não com qualidade esperada).
No entanto, essa medição não é trivial, pois depende de quem esteja
analisando tal projeto, isto é, diferentes departamentos que atuaram no
projeto podem ter distintas opiniões relacionadas ao sucesso ou não do
projeto. Além desses quatro fatores é importante “medir” a satisfação do
cliente, uma vez que este não depende única e exclusivamente dos outros
fatores.
“Baseado numa pesquisa realizada com mais de
182 empresas de diferentes segmentos, Shenhar (1997) propõe um outro
modelo relacionado à obtenção de sucesso
em projetos. Modelo
este que envolve o grau de importância de projeto em função de seu
impacto estratégico e também o tempo de analise de seu trabalho.
Conforme reproduzido na figura 2, este modelo se dá em quatro etapas até
chegar ao sucesso considerado pleno: eficiência do projeto (escopo,
tempo, custo, qualidade); impacto no cliente (satisfação, resultado);
sucesso nos negócios (retorno de investimentos, taxa de retorno) e
preparação para o futuro (suporte a infra-estrutura, evolução).” (Shenhar.
Importância relativa das dimensões de sucesso. 1997)

Logo, mesmo se todos os estágios do
gerenciamento forem feitos com extrema eficiência ainda haverá incerteza
quanto ao sucesso absoluto do projeto. Quando as informações são usadas
visando à integração e motivação da equipe e quando seus membros as
utilizam de forma a direcionar seu trabalho, há maiores chances de
obtenção de sucesso. Um projeto raramente limita-se a um curso
predeterminado. Os projetos fluem e se desenvolvem; a gestão de projetos
é uma forma de garantir que os integrantes estejam sempre aptos a
solucionar os diferentes problemas de cada projeto e, assim, conseguirem
alcançar seus objetivos.
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_projetos
- Consulta em 22/04/06
http://pt.wikipedia.org/wiki/Processos_da_ger%C3%AAncia_de_projetos
- Consulta em 22/04/06
http://www.universia.com.br/nextwave/ver_materia.jsp?materia=11&subcanal=1
- Consulta em 22/04/06
http://www.perspectivas.com.br/art71.htm -
Consulta em 22/04/06
http://www.bbbrothers.com.br/scripts/Artigos/Artigo%20-%20Sucesso%20em%20Projetos%20TI.pdf
- Consulta em 22/04/06
Shenhar. Importância relativa das dimensões de sucesso. 1997


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