Resumo 
        Para atender às mudanças do mercado a partir da venda do produto, é 
        necessário no Just In Time (“bem na hora”) que as empresas desenvolvam 
        formas para puxar a produção, ou seja, produzir do final para o início 
        da produção. Para tanto, utiliza-se um sistema de gerenciamento das 
        informação que permite que os produtos necessários sejam repostos na 
        quantidade necessária e no momento necessário nos diferentes centros 
        produtivos, conhecido como sistema kanban. O kanban é um sistema 
        simples, de fácil compreensão, de controle visual dos estoques, que 
        garante a eficiência do sistema de puxar a produção.Técnicas mais 
        sofisticadas são também coerentes com o JIT entre elas a comunicação 
        eletrônica de dados e, mais especificamente o kanban eletrônico, que 
        proporciona à empresa maior flexibilidade de demanda da produção.
        
        Introdução 
        “O kanban tem como característica puxar a produção, e tem como 
        funções, acionar o processo de fabricação apenas quando necessário; 
        minimizar a formação de estoques; parar a linha para solucionar 
        problemas; permitir controle visual do processo; entregar peças de 
        acordo com o consumo e descobrir as fraquezas do processo.” (Moura, 
        Reinaldo A., Kanban. A simplicidade do controle de produção, IMAM, 
        São Paulo,1984) 
        
        Para que o kanban funcione adequadamente é 
        necessário eliminar desperdícios de espaço, mão-de-obra e material. Os 
        lotes devem ter tamanho mínimo de modo a garantir apenas as necessidades 
        imediatas e apontar, permitindo corrigir e prevenir as possíveis causas 
        de problemas imediatamente. Peças defeituosas não devem prosseguir ao 
        processo seguinte, os operários quando desocupados devem ser deslocados 
        para outros setores conforme a necessidade, os containers devem ter 
        tamanho padrão e a produção deve ser flexível para atender as demandas 
        de qualquer produto, em qualquer quantidade a qualquer momento. 
        
        
        A diminuição dos estoques reduz o tamanho e 
        complexidade das listas de materiais, dos pedidos de produção 
        intermediários e do número de registros de controle de entradas e saídas 
        dos materiais, que podem ser substituídos por um único kanban dando 
        baixa na matéria prima para a quantidade produzida e incluindo o item 
        terminado na posição de estoque disponível. Mensagens de kanbans 
        eletrônicos podem ser empregadas para reposição dos estoques na medida 
        que os conteiners de peças vão ficando vazios. Dependendo da distância 
        entre os centros de trabalho pode o kanban eletrônico ser empregado para 
        diminuir o tempo de resposta no reabastecimento de peças. 
        
        Com respeito ao kanban do fornecedor, o 
        conceito da transferência eletrônica de dados agiliza os pedidos de 
        peças e materiais, além de simplificar procedimentos e processamentos de 
        pedidos dos clientes. A implementação prática depende da distância 
        física que separa o cliente do fornecedor, podendo ser através de linha 
        privada, linha telefônica ou enlace de rádio dependendo de cada caso 
        particular. O kanban eletrônico pode ser útil também na gestão 
        financeira da empresa, pois kanbans com códigos de barras no ponto de 
        recebimento de materiais provenientes de fornecedores externos 
        simplificariam o processo de faturamento alimentando o sistema de 
        contabilidade da empresa, e agilizando a emissão oportuna de faturas.
        
        
        Aqui no Brasil alguns projetos de automação 
        do kanban têm sido iniciados, mostrando a potencialidade e os benefícios 
        da ferramenta quando aplicada em empresas que trabalham no contexto da 
        filosofia JIT. Um exemplo da aplicação do kanban eletrônico é a empresa 
        Augusto Klimmek Ltda. localizada em São Bento do Sul (SC). Mais 
        conhecida pela marca de seus produtos, Condor, a fábrica produz uma 
        ampla variedade de artigos para limpeza como vassouras e escovas, além 
        de pentes, pincéis e escovas de dentes. A empresa trabalha dentro da 
        filosofia JIT e desenvolveu seu sistema manual de kanban a mais de dez 
        anos, obtendo ótimos resultados. Através de uma empresa de consultoria 
        em automação, e procurando acrescentar as vantagens da automação ao seu 
        sistema de controle kanban, foi instalado um kanban eletrônico com 
        painéis luminosos alimentados por um mainframe RISC 6000, que administra 
        a informação proveniente das áreas de apoio a produção, como vendas, 
        programação da produção e almoxarifado. Em cada painel, ao lado do nome 
        do produto, existem três luzes que indicam o estado dos estoques dos 
        produtos terminados em relação dos pedidos de vendas. O sistema compara 
        a cada dez minutos da seguinte maneira:
        
        A luz vermelha indica ao operador que 
        precisa produzir. A luz amarela indica que está dentro do estoque de 
        segurança e, se não existe algum produto em "vermelho" que sua máquina 
        fabrique, ele deverá produzir, mesmo estando dentro do estoque de 
        segurança até atingir o estado "verde". 
        
          
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        “Outro exemplo da aplicação do kanban 
        eletrônico é a filial brasileira da Ericsson, em São José dos Campos 
        (SP), que graças a uma planejada interação da filosofia JIT com o 
        controle estatístico de todo seu processo produtivo conseguiram reduzir 
        tempos de fabricação, desperdícios e estoques.” (Kanban eletrônico, 
        Controle de Qualidade, No. 23, Abril, Ed. Banas, São Paulo,1994, p.22.). 
         Todo o controle da produção da fábrica é feito através do kanban, que 
        inicialmente era do tipo convencional. Agora, todo o controle é feito 
        através do kanban eletrônico. Os operários ingressam os dados relativos 
        a sua produção e automaticamente estes aparecem no painel. A arquitetura 
        do sistema possui 2 redes de computadores interligadas, uma rede de 
        computadores tipo PC, com um servidor e quatro clientes (terminais de 
        entrada/saída de dados), distribuídos no chão-de-fábrica que fornecem as 
        ordens de processo e coletam os dados de produção. A segunda rede é 
        composta por cinco painéis, uma para cada mini-fábrica, mais um painel 
        geral, com a função de realimentar aos operadores em tempo real, o 
        estado da produção. 
        
        Tem-se analisado algumas das características 
        e vantagens que um projeto de automação do kanban pode oferecer as 
        empresas, que trabalhando no contexto da filosofia JIT, procuram 
        incorporar modernas tecnologias de automação industrial a seu sistema de 
        produção controlado pelo kanban tradicional, visando com isto, melhorar 
        seu desempenho e aumentar sua produtividade e competitividade. Os 
        exemplos das aplicações práticas do kanban eletrônico demonstram a 
        viabilidade da automação do fluxo de informações em chão-de-fábrica, 
        constituindo-se o kanban eletrônico em uma útil ferramenta para o 
        gerenciamento da produção.
        
        Bibliografia 
        Enciclopédia Livre e Gratuita – Wikipédia – (http://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban),
        
        (http://pt.wikipedia.org/wiki/Just_in_time), 
        (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ch%C3%A3o_de_f%C3%A1brica) 
        consultado em 22 de abril de 2006. 
        Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (http://www.eps.ufsc.br)  
        consultado em 22 de abril de 2006.
        Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - PROGRAMA DE 
        PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - (teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/1030.pdf) 
        consultado em 22 de abril de 2006.
        
        
        
        Mapa 
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        Monografias