Importância da atividade de Gestão em um Projeto de 
        Engenharia
        
        
        
        
        
        
        
        Bernardo Romeiro é estudante de
        Engenharia da PUC-Rio
        
        RESUMO
           Essa monografia tem como objetivo chamar a atenção para a 
        atividade de gestão usada nos projetos de engenharia, ou seja, mostrar 
        um pouco de sua utilização, por que é usada, alguns de seus benefícios, 
        etc. Um tema muito importante principalmente para aqueles que desejam 
        fazer engenharia de produção, já que irão lidar diretamente com esse 
        processo.
        
        GESTÃO:
        
        A gestão, de um modo 
        geral, é o gerenciamento de um processo ou uma atividade produtiva, 
        significa organizar e sistematizar. Ao contrário do que se pensa, não 
        está ligada apenas a custos, mas sim a todo um processo de controle e 
        planejamento. 
        
        INTRODUÇÃO:
        
        Sendo assim, podemos 
        entender um pouco mais o porquê que a gestão é tão usada em projetos de 
        engenharia.
        
        Imaginemos um projeto de 
        construção de um prédio, com custo e duração (em meses) previamente 
        estipulados, com várias atividades diversas a serem feitas, muitas delas 
        dependentes umas das outras. Simplesmente não haveria condições de esse 
        projeto ser executado sem um gerenciamento, organizando as atividades e 
        estipulando prazos e custos. Sendo assim, torna-se evidente e 
        indispensável o uso da gestão em projetos de engenharia, já que, em sua 
        grande maioria, são demorados e complexos.
        
        Mas, para entendermos a 
        importância da gestão, devemos compreender não apenas o porquê de seu 
        uso, mas também como é usada e em que áreas. 
        
        A gerência de projetos 
        pode ser classificada em cinco grupos de processos:
        
        ·         
        
        iniciação
        
        ·         
        
        
        planejamento
        
        ·         
        
        execução
        
        
        ·         
        
        controle
        
        
        ·         
        
        
        encerramento.
        
         
        
        E pode ser 
        detribuída em nove areas de conhecimento:
        
        1.       
        gerência de integração de projetos
        
        2.       
        gerência de escopo de projetos 
        
        3.       
        gerência de tempo de projetos
        
        4.       
        gerência de custo de projetos
        
        5.       
        gerência de qualidade de projetos
        
        6.       
        gerência de recursos humanos de projetos
        
        7.       
        gerência de comunicações de projetos
        
        8.       
        gerência de riscos de projetos 
        
        9.       
        gerência de aquisições de projetos
        
        Através 
        desses processos, percebemos sua grande importância, uma vez que ela se 
        preocupa em gerenciar e organizar cada parte dentro de um projeto, 
        evitando problemas e tornando o desenvolvimento das atividades muito 
        mais simples e seguros, independente da area a qual ele se relaciona.
        
        
        
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos
        
        
        
        http://pmisp.org.br/vseminario/tema.htm
        
        
        
        http://www.microsoft.com/brasil/msdn/Tecnologias/Carreira/GerencProjetos.mspx?mfr=true
        
        
        
        http://www.paradigma.com.br/gestao-do-conhecimento-na-pratica/view
        
        
        
        
        
        
        
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