RESUMO:
        
        Essa dissertação tem 
        o objetivo de demonstrar a importância da logística interna nas 
        empresas, e do mecanismo de reposição de 
        mercadorias.                      Comprovando que a  logística aumenta a 
        eficiência no modo de produção de uma empresa, reduzindo custos 
        operacionais e que através de um sistema informatizado na gestão de 
        material a empresa realiza políticas mais eficientes de compra, 
        armazenamento, e distribuição, isto porque permite que ela identifique 
        rapidamente os parâmetros ideais de reposição de mercadoria.
        
        INTRODUÇÃO:
        
        Segundo Ching 
        (1999):
        "Podemos entender logística como o gerenciamento do fluxo físico de 
        materiais que começa com a fonte de fornecimento no ponto de consumo. É 
        mais do que uma simples preocupação com produtos acabados, o que era a 
        tradicional preocupação da distribuição física. Na realidade, a 
        logística está preocupada com a fábrica e os locais de estocagem, níveis 
        de estoque e sistema de informação, bem como com seu transporte e 
        armazenamento".
        
        Portanto para um bom 
        funcionamento de uma empresa devemos estar atentos a logística, 
        utilizando recursos de planejamento estratégico, tais como o 
        ressuprimento de materiais.
        
        É a partir desses 
        recursos que uma organização adquire vantagens competitivas e obtém uma 
        efetividade operacional através da definição do melhor momento da 
        compra, armazenamento e distribuição dos recursos materiais utilizados 
        nas atividades desenvolvidas dentro da organização.
        
        Portanto as 
        principais questões que a gestão de estoque deve responder são: Quanto 
        deve a empresa pedir do material? Em que momento essa compra deve 
        ocorrer? Quanto deve manter em estoque de segurança? E onde devemos 
        armazenar esse material?
        
        Para responder a 
        essas questões devemos estar atentos aos parâmetros de ressuprimeto.
        
        Segundo Viana 
        (2000), a otimização do estoque é obtida pelos parâmetros de 
        ressuprimento, os quais têm a finalidade de manter os níveis 
        permanentemente ajustados em função da lei de consumo, do prazo de 
        reposição, da importância operacional e do valor de cada material.
        
        Esses parâmetros de 
        ressuprimento, de acordo com Viana (2000), dentre outros são:
        
        -Nível de reposição 
        (NR). Quantidade que, se atingida, indica o momento de ser, 
        providenciado a emissão do pedido de compra para a reposição do 
        material.
        NR = ES = CMM x TR
        
        
        - Tempo de ressuprimento (TR). Intervalo de tempo compreendido entre 
        a emissão do pedido de compra e o efetivo recebimento, gerando a entrada 
        do material no estoque. É composto pelos tempos internos e externos, 
        tais como:
        TPC - tempo de preparação da compra
        TAF - tempo de atendimento do fornecedor
        TT - tempo de transporte
        TRR - tempo de recebimento e regularização
        
        
        De onde:
        TR = TPC = TAF = TT = TRR
        - Quantidade a comprar (QC). Quantidade de material otimizada solicitada 
        para aquisição, quando atingido o nível de reposição, e prevista para o 
        consumo durante o intervalo de cobertura.
        QC = EM - EV
        
        - Estoque máximo 
        (EM). Quantidade máxima de estoque permitida para o material, indica o 
        intervalo de cobertura. 
        EM = NR + TU x IC
        
        - Estoque de 
        segurança (ES). Também conhecido como estoque mínimo, indica a 
        quantidade mínima capaz de suportar o tempo de ressuprimento e a 
        condição crítica do material.
        ES = K x TR x CMM
        
        
        - Fator de segurança (K). Serve para reduzir as distorções por fatos 
        externos à organização e é indicado pela importância operacional do 
        produto para o desenvolvimento das atividades na organização. 
        
        
        
        - Consumo médio mensal (CMM). Valor médio dos diversos consumos 
        verificados em uma unidade de tempo.
        
        
        BIBLIOGRAFIA 
        
        
        
        www.guialog.com.br/ARTIGO350.htm            - consulta em 23/04/06
        
        
        
        http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/9409.pdf.      - consulta em 
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        www.cel.coppead.ufrj.br/fr-gest-est-ad_sp.htm  
        - consulta em 
        23/04/06
        
        
        
        www.datacoper.com.br/pages/carcooperate.html 
        - consulta em 
        25/04/06
         
        
        
        
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