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   Publicação Técnica
    A sustentação de um 
        aeromodelo
 
        Marcus Monnerat é estudante de 
        Engenharia da PUC-Rio 
        Resumo: 
        A sustentação de um aeromodelo é gerada 
        por dois fatores básicos: o formato do perfil da asa e o ângulo de 
        ataque ( inclinação) da asa que deve ser sempre positivo. 
        Introdução: 
        Primeiramente, 
        deve-se esclarecer a noção básica da teoria aerodinâmica, a explicação 
        do porquê as asas voam. 
        Como a asa é curva em 
        cima, as moléculas de ar que passam por cima da asa se distanciam mais 
        que as que passam por baixo da asa (pois o caminho percorrido por elas é 
        maior) e portanto, a pressão do ar em cima da asa é menor que a pressão 
        embaixo da asa. Essa diferença de pressão faz com que a asa seja 
        ´´puxada`` para cima e por isso ela voa. 
        A sustentação de um 
        aeromodelo é gerada pela asa. O que faz um avião se manter no ar é a 
        força que resulta do perfil da asa chamada resultante aerodinâmica a 
        qual pode ser decomposta em duas forças: 
        Força de Sustentação: 
        é responsável pela elevação do perfil aerodinâmico e atua 
        perpendicularmente à direção do fluxo de ar. Essa força varia de acordo 
        com o perfil de asa e é ela que sustenta o peso do avião. A intensidade, 
        direção e sentido das forças aerodinâmicas também dependem do ângulo de 
        ataque que é o ângulo que o perfil faz com relação ao fluxo de ar. 
        Força de Arrasto: 
        age como uma força a qual resiste ao avanço do perfil e atua 
        paralelamente ao fluxo de ar. 
        Portanto, a força 
        aerodinâmica é a resultante das forças de sustentação e de arrasto. É a 
        reação proveniente do fluxo de ar sobre o perfil, ou seja, o ar é 
        empurrado pelo perfil e o perfil empurra o ar, havendo o deslocamento do 
        fluxo de ar para baixo e, assim, o perfil tende a se deslocar para cima 
        e para trás. 
        
    
                         
        Na asa, grande parte 
        da sustentação é gerada pelo formato do perfil, mas inclinando-se 
        positivamente a asa em relação ao fluxo de ar, aumenta-se esta 
        sustentação, porém com uma penalidade: o arrasto aumenta até um ponto 
        que, pelo excesso de ângulo de ataque, a sustentação se degenera 
        (estol). Um perfil de asa possui maior sustentação quanto mais se 
        consegue defletir o fluxo de ar sobre ele. De uma forma genérica, quanto 
        mais espesso for o perfil, maior será a sustentação e o arrasto gerados 
        e, em contrapartida, quanto mais delgado, menor a sustentação e o 
        arrasto, o que predispõe de uma maior velocidade. Exemplos de aviões com 
        perfil de asa espesso são os aviões cargueiros e bombardeiros  que 
        necessitam de uma grande sustentação e não desenvolvem grande 
        velocidade. As aeronaves de corrida, caças militares têm asas com perfil 
        delgado e ângulos de ataque próximos a zero graus e por isso desenvolvem 
        uma maior velocidade  o que produz uma boa sustentação. 
        Existem dois tipos de 
        perfil de asa: as simétricas e as assimétricas. 
        Asas simétricas 
        São aquelas cujo 
        bordo inferior possui o mesmo perfil do bordo superior. Com esse tipo de 
        perfil, a asa puxa para cima com a mesma força que puxa para baixo e por 
        isso essas asas são utilizadas em aeromodelos acrobáticos e de alta 
        velocidade. 
        Asas assimétricas 
        São aquelas em que a 
        curvatura em cima é diferente da curvatura em baixo. Ou a parte de cima 
        tem mais curvatura ou a de cima possui curvatura e a parte de baixo é 
        totalmente reta. Esse último perfil de asa é ideal para iniciantes no 
        aeromodelismo pois esse tipo de asa tem maior sustentação. 
        Bibliografia:http://www.acarj.com.br/aeromodelismo/aeromodelismo.htm, consulta em 
        28/04/2006
 http://www.hobbys.com.br/caracteristicas%20projeto%201.htm, consulta 
        em 28/04/2006
 http://www.hobbys.com.br/25vcc.htm, consulta em 28/04/2006
 
        
        
        
        
        
        
    
             
        
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