Uso do gráfico de Pareto
para detecção de problemas envolvendo gestão

João Paulo Barata é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
Abril 2006
Resumo
Esta
monografia estabelece a importância do uso do Princípio de Pareto para a
resolução de problemas envolvendo gestão, juntamente com a sua definição
e etapas para a construção do gráfico.
O Princípio de
Pareto é uma ferramenta de qualidade usada para a identificação das
principais causas de um problema. Estes que podem estar relacionados às
cinco dimensões da Qualidade Total: qualidade, custo, entrega, moral e
segurança. Esse recurso consta de cinco etapas:
identificação do
problema, estratificação, levantamento de dados, elaboração do Gráfico
de Pareto e priorização.
A lógica de
Pareto segue a regra 80-20, que diz que
80% dos
problemas que ocorrem num certo evento podem ser atribuídos a 20% do
total das causas prováveis de sua ocorrência. Por exemplo: 80% do volume
das vendas é atribuída a 20% dos clientes; ou ainda que 80% do custo do
estoque corresponde a 20% dos itens estocados
Seu desenvolvido se
deu através da análise do estudo de um economista italiano, chamado
Vilfredo Pareto
(1843 –
1923), que no
fim do século XIX pesquisava sobre a distribuição de renda da Itália.
Ele constatou que 80% da renda eram de posse de 20% da população.
Passado algum tempo, na década de 50, Joseph Juran ampliou o conceito e
formou o princípio de Pareto, evidenciado através de gráficos
de barras
verticais que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a
priorização de temas. A informação assim disposta também permite o
estabelecimento de metas numéricas viáveis de serem alcançadas.
De fato este
princípio é muito importante na gerência em geral, pois permite a
hierarquização dos problemas, permitindo assim, discernir quais são as
"poucas causas importantes" e as "muitas causas insignificantes",
possibilitando a concentração de esforços sobre os mais importantes.
A seguir, etapas
para se construir um gráfico de Pareto:
Coleta e
Preparo dos Dados
1) Defina
o tipo de problema a ser estudado – itens defeituosos, reclamações,
acidentes, perdas financeiras, etc.
2) Liste
os possíveis fatores de estratificação (categorias) do problema
escolhido – tipo ou localização de defeito, turno, máquina, operador,
etc. Crie a categoria “outros” para agrupar as ocorrências menos
significativas. Cada ocorrência da categoria “outros” deve ser
completamente identificada.
3)
Estabeleça o método e o período de coleta de dados.
4)Elabore
uma lista de verificação apropriada para coleta de dados.
5)Preencha
a lista de verificação e registre o total de vezes que cada categoria
foi observada e o número total de observações.
6) Elabore
uma planilha de dados para o gráfico de Pareto, com as seguintes
colunas:
·
Categorias;
·
Quantidades (Totais Individuais)
·
Totais
Acumulados;
·
Percentual
do Total Geral
·
Percentual
Acumulado
7)Preencha a planilha de dados, listando as categorias em ordem
decrescente de quantidade – a categoria “outros” deve ficar na última
linha da planilha, qualquer que seja o seu valor, ja que ela é composta
por um conjunto de categorias no qual cada elemento assume um valor
menor que a menor quantidade associada a categoria listada
individualemente
8)Trace dois eixos verticais de mesmo comprimento e um eixo horizontal.
9)Marque o eixo vertical do lado esquerdo (ou direito) com a escala de
zero até o total da coluna Quantidade da planilha de dados.
10)Identifique o nome da variável representada
neste eixo e a unidade de medida utilizada.
11)Marque o eixo vertical do lado direito (ou esquerdo) com uma escala
de zero até 100% - identifique este eixo como Percentagem Acumulada (%).
12)Divida o eixo horizontal em um número de intervalos iguais ao número
de categorias constantes na planilha de dados.
13)Identifique cada intervalo do eixo horizontal escrevendo os nomes das
categorias na mesma ordem em que eles aparecem na planilha de dados.
14)Construa um gráfico de barras utilizando a escala do eixo vertical do
lado esquerdo.
15)Constura
a curva de Pareto marcando os valores acumulados (Total Acumulado ou
Percentual Acumulado), acima e no lado direito (ou no centro) do
intervalo de cada categoria, e ligue os pontos por segementos de reta.
16)Registre outras informações que devam constar no gráfico:
·
Título;
·
Período de
coleta de dados;
·
Número
total de itens inspecionados;
Acabando a
elaboração do gráfico percebe-se que alguns itens correspondem à maioria
dos problemas. Logo, com a resolução de tais causas, tem-se uma melhoria
significante no sistema defeituoso.
Por fim, o
gráfico de Pareto não passa de uma forma de análise de dados que, tendo
entre si qualquer relação de correspondência, visam estabelecer
prioridade na tomada de providências ou em pesquisas aprofundadas
Bibliografia:
http://www.indg.com.br/info/glossario/glossario.asp?g
http://www.geocities.com/Eureka/Plaza/6813/mestre/cep_br/cep_conceito_br.html
http://www.institutodepesquisauniban.org.br/controle.asp?setor=1&acao=glossario
http://www.sato.adm.br/rh/circulos_de_controle_de_qualidad.htm
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