Resumo
        
                 Essa monografia 
        trata da importância da gerência do tempo em um projeto e a sua relação 
        íntima com o planejamento do mesmo. O texto questiona também a resposta 
        emocional do projetista que, em muitas vezes, se sobressai sobre a 
        racional.
                    Quando a 
        um projetista é proposta uma idéaia a ser desenvolvida, uma série de 
        emoções pode passar por sua mente. Ansiedade, empolgação, otimismo, 
        medo, etc. É natural que, com a responsabilidade nele confiada, se sinta 
        na obrigação de realizar um bom planejamento e um bom desenvolvimento da 
        idéia. Porém, a primeira das emoções citadas, ansiedade, pode assumir 
        sua forma destrutiva, sendo decisiva para o eventual fracasso do 
        projeto.
        
                    Dar início 
        ao desenvolvimento precoce? Ou manter a calma e a racionalidade para 
        desenvolver uma estrutura organizacional da idéia a ser trabalhada? 
        Estas são as perguntas que o projetista deve fazer de início. E, para 
        responder adequadamente, o indagador deve ter conscentimento dos efeitos 
        maléficos da pressa tais como o perigo de um reprojeto e custos 
        adicionais. 
        
                    Uma vez que 
        o projetista dedica seu tempo inicial para organizar a idéia, deve 
        traçar um diagrama de desenvolvimento do projeto ao longo do tempo. Como 
        a duração desse desenvolvimento e sua otimização variam com o capital 
        investido, essa variável deve ser considerada. São também variáveis que 
        influenciam na duração: mão-de-obra, ferramentas, imprevistos.
        
                    O 
        planejamento é a chave para uma boa gerência de tempo. Quanto maior for 
        o controle sobre as etapas, maior será a precisão sobre a estimativa de 
        duração de cada uma delas.
        
                    Vale 
        observar que o planeamento do projeto não é algo para ser feito somente 
        uma vez no começo do projeto. Observar o progresso de sua equipe e 
        atualizar adequadamente o plano do projeto deve ser uma tarefa constante 
        do gerente de projeto. 
        
        Saber os objetivos do 
        projeto, determinar as condições exatas para que o projeto seja 
        finalizado, fazer uma avaliação de todo o trabalho que precisa ser feito 
        com uma estimativa do tempo necessário consistem um bom planejamento. 
        Traçar a dependência e seqüência das tarefas através de uma rede PERT, 
        além de fazer um cronograma do projeto, por exemplo, usando um mapa de 
        GANTT são ações a ser realizadas após todos envolvidos na idéia tiverem 
        em mente a visão geral (objetivo do projeto) e a específica (função em 
        certa tarefa) da mesma. 
        
        
        Gerir o tempo é 
        certificar que o projeto se realize de forma previsível. Gerir o tempo 
        significa manter controle sobre cada tarefa através de um planejamento 
        prévio. Por fim, a gerência do tempo se configura como um fator 
        essencial para o sucesso de uma idéia.
        
        Bibliografia: 
        
        
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_de_projeto
        
         
        
        
        
        Mapa 
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