Resumo
        O gráfico de 
        Pareto é um gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências, 
        da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Mostra 
        ainda a curva de percentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de 
        permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas 
        mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os 
        mesmos. Ele é baseado no Princípio de Pareto, que declara que muitas 
        vezes apenas alguns itens são responsáveis pela maior partes do efeito 
        (regra 80-20, em que 80% da atividade é causada por 20% dos fatores (Ritzman, 
        2004). Logo, se os gerentes de um projeto se concentrarem em 20% das 
        atividades, estarão atacando 80% dos problemas).
        Introdução
        Como construir um gráfico Pareto:
        
                    Primeiramente, selecione os 
        problemas a serem comparados e estabeleça uma ordem através de uma 
        “tempestade de idéias” ou da utilização de dados existentes. Depois, 
        selecione um padrão de comparação como unidade de medida e um período de 
        tempo para ser analisado.
        
                    Reúna os dados necessários 
        dentro de cada categoria e compare a freqüência de cada uma delas com 
        relação a todas as outras. Logo após liste todas as categorias da 
        esquerda para a direita no eixo horizontal em ordem decrescente de 
        freqüência. Os itens menos importantes podem ser combinados em uma 
        categoria à parte (normalmente chamada de “outros”) que é colocada no 
        extremo direito do eixo x, como última barra. Acima de cada categoria 
        desenhe um retângulo cuja altura representa a freqüência naquela 
        classificação. Abaixo, está um exemplo simples do diagrama Pareto 
        retirado do site
        
        www.ubq.org.br .
        
        Objetivos e vantagens do gráfico Pareto
        
                    O principal objetivo do gráfico 
        Pareto é permitir uma melhor visualização de um projeto ou de um 
        problema de uma empresa quando se necessita priorizar diversos itens, 
        possibilitando, assim, a concentração dos esforços nas atividades 
        prioritárias. Isso acontece porque todas as categorias estão expostas 
        lado a lado no diagrama. Suas vantagens em relação a outros gráficos são 
        diversas: além de permitir uma ótima visualização, o Pareto também 
        permite uma ótima percepção da proporcionalidade entre os diversos itens 
        do gráfico, e é bastante versátil, podendo ser utilizado tanto para 
        resolver problemas relacionados a acidentes de trânsito, como para 
        solucionar problemas de empresas de transporte ou telefônicas, por 
        exemplo.
        
                    Abaixo, encontra-se um exemplo 
        de um problema  de uma empresa telefônica retirado do site
        
        www.geranegocio.com.br . A empresa 
        utilizou o diagrama de pareto para tentar solucioná-lo. 
        
        Exemplo:
        
          
            | 
             Numa central 
            telefônica de uma grande empresa, havia a sensação de saturação do 
            sistema utilizado. Para melhor representar o que ocorria foi 
            realizado um acompanhamento com as telefonistas que teriam que 
            responder aos problemas, em que números ocorriam e lançá-los na 
            Lista de Verificação.  | 
        
        
        
            Lista de Verificação.
        
          
            
              | 
              
              Nº | 
              
              Tipo de Defeito | 
              
              Nº de Ocorrências | 
              
              % Acumulado | 
            
              | 
              
              1 | 
              
              Linha ruidosa | 
              
              250 | 
              
              49 | 
            
              | 
              
              2 | 
              
              Linha aberta | 
              
              110 | 
              
              70 | 
            
              | 
              
              3 | 
              
              Alarme | 
              
              85 | 
              
              86 | 
            
              | 
              
              4 | 
              
              Não responde  | 
              
              45 | 
              
              95 | 
            
              | 
              
              5 | 
              
              Não toca  | 
              
              25 | 
              
              100 | 
            
              |   | 
              
              Total Geral  | 
              
              515 | 
              
              100 | 
          
         
         
        
         
        
          
            | 
            
            Conclusão:
             | 
          
            | 
             | 
              Como é 
            possível notar pelo gráfico o defeito "Linha ruidosa" (defeito nas 
            uniões dos fios telefônicos ou emendas mal feitas) representa 49% de 
            todos os defeitos ocorridos no período e que os dois maiores 
            defeitos "Linha ruidosa" e "Linha Aberta" (deixar o telefone fora do 
            gancho) representam juntos 70% de todos os defeitos. Corrigindo 
            estes dois defeitos teremos uma melhoria de 70% no sistema. | 
        
        Conclusão:
        
                    É muito comum ouvirmos de 
        administradores, economistas ou engenheiros, quando deparados com 
        diversos problemas a frase “são tantos problemas que eu não sei nem por 
        onde começar!”. É aí que entra a eficácia do gráfico Pareto, pois ele 
        qualifica todos os problemas apresentados, hierarquizando-os.
        
        Bibliografia:
        
        
        
        www.leniotec.com/pareto -consulta em 04/05/2006
        
        
        
        www.geranegocio.com.br -consulta em 04/05/2006
        
        
        
        www.ubq.org.br -consulta em 04/05/2006
        
        
        
        www.estatistica.ufjf.br -consulta em 04/05/2006
        
         Aula 5 de Gestão- consulta em 03/05/2006   
        
         
        
        
        
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