Resumo
O gráfico de
Pareto é um gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências,
da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Mostra
ainda a curva de percentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de
permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas
mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os
mesmos. Ele é baseado no Princípio de Pareto, que declara que muitas
vezes apenas alguns itens são responsáveis pela maior partes do efeito
(regra 80-20, em que 80% da atividade é causada por 20% dos fatores (Ritzman,
2004). Logo, se os gerentes de um projeto se concentrarem em 20% das
atividades, estarão atacando 80% dos problemas).
Introdução
Como construir um gráfico Pareto:
Primeiramente, selecione os
problemas a serem comparados e estabeleça uma ordem através de uma
“tempestade de idéias” ou da utilização de dados existentes. Depois,
selecione um padrão de comparação como unidade de medida e um período de
tempo para ser analisado.
Reúna os dados necessários
dentro de cada categoria e compare a freqüência de cada uma delas com
relação a todas as outras. Logo após liste todas as categorias da
esquerda para a direita no eixo horizontal em ordem decrescente de
freqüência. Os itens menos importantes podem ser combinados em uma
categoria à parte (normalmente chamada de “outros”) que é colocada no
extremo direito do eixo x, como última barra. Acima de cada categoria
desenhe um retângulo cuja altura representa a freqüência naquela
classificação. Abaixo, está um exemplo simples do diagrama Pareto
retirado do site
www.ubq.org.br .

Objetivos e vantagens do gráfico Pareto
O principal objetivo do gráfico
Pareto é permitir uma melhor visualização de um projeto ou de um
problema de uma empresa quando se necessita priorizar diversos itens,
possibilitando, assim, a concentração dos esforços nas atividades
prioritárias. Isso acontece porque todas as categorias estão expostas
lado a lado no diagrama. Suas vantagens em relação a outros gráficos são
diversas: além de permitir uma ótima visualização, o Pareto também
permite uma ótima percepção da proporcionalidade entre os diversos itens
do gráfico, e é bastante versátil, podendo ser utilizado tanto para
resolver problemas relacionados a acidentes de trânsito, como para
solucionar problemas de empresas de transporte ou telefônicas, por
exemplo.
Abaixo, encontra-se um exemplo
de um problema de uma empresa telefônica retirado do site
www.geranegocio.com.br . A empresa
utilizou o diagrama de pareto para tentar solucioná-lo.
Exemplo:
Numa central
telefônica de uma grande empresa, havia a sensação de saturação do
sistema utilizado. Para melhor representar o que ocorria foi
realizado um acompanhamento com as telefonistas que teriam que
responder aos problemas, em que números ocorriam e lançá-los na
Lista de Verificação. |
Lista de Verificação.
Nº |
Tipo de Defeito |
Nº de Ocorrências |
% Acumulado |
1 |
Linha ruidosa |
250 |
49 |
2 |
Linha aberta |
110 |
70 |
3 |
Alarme |
85 |
86 |
4 |
Não responde |
45 |
95 |
5 |
Não toca |
25 |
100 |
|
Total Geral |
515 |
100 |
Conclusão:
|
 |
Como é
possível notar pelo gráfico o defeito "Linha ruidosa" (defeito nas
uniões dos fios telefônicos ou emendas mal feitas) representa 49% de
todos os defeitos ocorridos no período e que os dois maiores
defeitos "Linha ruidosa" e "Linha Aberta" (deixar o telefone fora do
gancho) representam juntos 70% de todos os defeitos. Corrigindo
estes dois defeitos teremos uma melhoria de 70% no sistema. |
Conclusão:
É muito comum ouvirmos de
administradores, economistas ou engenheiros, quando deparados com
diversos problemas a frase “são tantos problemas que eu não sei nem por
onde começar!”. É aí que entra a eficácia do gráfico Pareto, pois ele
qualifica todos os problemas apresentados, hierarquizando-os.
Bibliografia:
www.leniotec.com/pareto -consulta em 04/05/2006
www.geranegocio.com.br -consulta em 04/05/2006
www.ubq.org.br -consulta em 04/05/2006
www.estatistica.ufjf.br -consulta em 04/05/2006
Aula 5 de Gestão- consulta em 03/05/2006
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Monografias