Resumo:
        
             A terceirização de serviços é um processo de gestão pelo 
        qual se repassam alguma atividades para terceiros,  com os quais se 
        estabelece uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas 
        em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua. Nesta 
        monografia serão informadas em quais situações as empresas optam por 
        esta atividade, bem como as vantagens e desvantagens oferecidas e os 
        cuidados que devem ser tomados.
        
        Introdução:
        
                A terceirização originou-se nos 
        Estados Unidos, logo após a eclosão da II Guerra Mundial, pois as 
        indústrias bélicas tinham que se concentrar no desenvolvimento da 
        produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades à 
        empresas portadoras de serviços. Ela consiste na contratação de 
        empresa especializada para realizar, com mão-de-obra a ela vinculada, 
        serviços complementares necessários ao desenvolvimento do negócio. Esta 
        atividade, que no passado era restrita às atividades secundárias, ganhou 
        maior importância
        
                 A decisão sobre qualquer forma de terceirização deve determinar 
        que tanto a qualidade quanto a produtividade do serviço serão iguais ou 
        melhores que as produzidas com recursos próprios, além da análise de 
        viabilidade econômica para tal. Esta é fundamental na fase de 
        planejamento, pois os gestores apenas valorizam o volume de receita 
        obtida e o lucro bruto, e esquecem que a empresa continua absorvendo 
        parte dos custos e das despesas fixas dessas atividades terceirizadas.
        
                   Em muitas situações a opção pela terceirização baseia-se 
        simplesmente na intenção da empresa de amenizar as preocupações com a 
        administração de pessoas. Porém, o que se deve fazer quando uma 
        determinada atividade se transforma em uma constante geradora de 
        problemas, antes de se optar pela terceirização, é a avaliação objetiva 
        das verdadeiras causas do fracasso.
        
                    A prática da terceirização oferece diversas vantagens, como: 
        especialização, maior competitividade, melhoria da qualidade, maior 
        atenção à gestão de custos, redução do desperdício, concentração de 
        esforços na atividade principal, maior flexibilidade nas oscilações da 
        demanda.  Porém também oferece desvantagens: maior rotatividade de 
        mão-de-obra, maiores riscos de furtos e atos de vandalismo, 
        impossibilidade de vincular em contrato a obrigatoriedade de uma 
        determinada pessoa fazer um serviço, empresa contratante pode responder 
        pelas dívidas da prestadora em caso de não cumprimento das obrigações 
        trabalhistas, funcionário da prestadora não pode ser acionado como se 
        pertencesse à contratante.  
        
                     A empresa contratante deve se precaver ao máximo na 
        formalização do contrato, exigindo da empresa candidata à prestação do 
        serviço o maior detalhamento possível da proposta. Também é fundamental 
        que o parceiro escolhido tenha afinidade e busque conhecer a cultura da 
        empresa contratante. A transferência das atividades para a empresa 
        contratada deve ser feita gradualmente, com o intuito de evitar se 
        desfazer a estrutura própria correspondente.       
        
        Bibliografia: 
        
        http://www.geocities.com/WallStreet/Market/4702
        http://www.abradif.com.br/treinamento/guia2001/guia/servico/servico0301.pdf
        
        
        
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