Cesar Augusto Lampe Linhares da Fonseca e  Eric Chueke Rabacov
        
        sâo estudantes de
        Engenharia da PUC-Rio 
        
        Introdução:
        
        Aerodinâmica é a parte da mecânica que estuda os movimentos e interações 
        de corpos fluidos (ex:água, ar e substâncias líquidas)em aeronaves, 
        navios, carros, antenas, pontes, etc. com o intuito de melhorar seus 
        desempenhos e segurança.
        
        Aerodinâmica:
        
        As quatro forças: Todo 
        avião voa de acordo com a composição de 4 forças básicas; o peso, 
        tração, arrasto e sustentação. Primeiro é preciso ter tração. É a força 
        que "puxa" o avião na direção da decolagem causada pelo motor do avião. 
        O movimento da aeronave no ar cria a força de sustentação nas asas, que 
        vai se opor ao peso, e que quando for maior que este, o avião sobe. O 
        arrasto é a força que se opõe à tração e é causada pela resistência do 
        ar. As três primeiras são fáceis de calcular e de se entender, mas a 
        sustentação envolve muitos fenômenos complexos, que nem sempre são bem 
        explicados. Entretanto o cálculo da mesma chega a exatidões muito 
        próximas. 
        
        A fórmula de calculá-la 
        é:
        
        
        
        Onde:
        FL= Força de sustentação em Newtons (divida por 10 para saber em Kg) 
        = Densidade do ar (1.22 Kg/m^3 ao nível do mar)
        V = Velocidade do ar em metros por segundo 
        S = Área da sombra da asa projetada no chão em metros quadrados
        CL = Coeficiente de sustentação do perfil da asa em função do ângulo de 
        ataque(figura 01) 
        
        
         
        
        Em 
        suma, um avião voa pois a interação asa-ar cria uma força que empurra a 
        aeronave para cima. Uma das teorias mais aceita hoje em dia é a teoria 
        da circulação, onde durante as interações da asa e o ar, devido aos 
        efeitos provocados pelas diferenças de pressão, aparecem vórtices que 
        induzem ao ar velocidades descendentes, de acordo com as leis de 
        conservação de energia, o avião é empurrado para cima. (figura 02)
        
        
        Estol:
        
        
         
        
        Para se entender o estol 
        deve-se saber o que é o ângulo de ataque. O ângulo de ataque é o ângulo 
        que a asa faz com a horizontal. Esse ângulo aumenta a intensidade dos 
        vórtices por cima da asa e depois criando um aumento da sustentação do 
        avião. Mas ao ultrapassar este ângulo o fluxo de ar desloca-se da asa e 
        diminui a sustentação e a velocidade. Chega um momento, no qual o avião 
        cai e se estiver em baixa altitude pode causar leva-lo ao chão. (figura 
        03)
        
        Quando um avião entra em 
        estol, há um abaixamento natural do nariz do avião fazendo com ele 
        recupere velocidade e assim se estabilizando, mas a uma altitude 
        inferior. Nunca deve-se cabrar ou diminuir a potência do motor durante o 
        estol, mas sim, o contrário.
        
        
        
        
        Resumo:
        
         O conhecimento da 
        aerodinâmica para qualquer piloto é imprescindível. Visto que a 
        aerodinâmica é motivo também de segurança, confiabilidade, eficácia e 
        além de diminuir os custos de combustível da aeronave.
        
         
        
        Fonte:
        
        ·     http://www.aerodinamica.net/artigo.php?txt=aviacao/porque_o_aviao_voa_parte2.htm 
         
        
        ·     Pilot’s 
        Handbook 2004 FS2004 
         
        
        
        
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