Cesar Augusto Lampe Linhares da Fonseca e Eric Chueke Rabacov
sâo estudantes de
Engenharia da PUC-Rio
Introdução:
Aerodinâmica é a parte da mecânica que estuda os movimentos e interações
de corpos fluidos (ex:água, ar e substâncias líquidas)em aeronaves,
navios, carros, antenas, pontes, etc. com o intuito de melhorar seus
desempenhos e segurança.
Aerodinâmica:
As quatro forças: Todo
avião voa de acordo com a composição de 4 forças básicas; o peso,
tração, arrasto e sustentação. Primeiro é preciso ter tração. É a força
que "puxa" o avião na direção da decolagem causada pelo motor do avião.
O movimento da aeronave no ar cria a força de sustentação nas asas, que
vai se opor ao peso, e que quando for maior que este, o avião sobe. O
arrasto é a força que se opõe à tração e é causada pela resistência do
ar. As três primeiras são fáceis de calcular e de se entender, mas a
sustentação envolve muitos fenômenos complexos, que nem sempre são bem
explicados. Entretanto o cálculo da mesma chega a exatidões muito
próximas.
A fórmula de calculá-la
é:

Onde:
FL= Força de sustentação em Newtons (divida por 10 para saber em Kg)
= Densidade do ar (1.22 Kg/m^3 ao nível do mar)
V = Velocidade do ar em metros por segundo
S = Área da sombra da asa projetada no chão em metros quadrados
CL = Coeficiente de sustentação do perfil da asa em função do ângulo de
ataque(figura 01)

Em
suma, um avião voa pois a interação asa-ar cria uma força que empurra a
aeronave para cima. Uma das teorias mais aceita hoje em dia é a teoria
da circulação, onde durante as interações da asa e o ar, devido aos
efeitos provocados pelas diferenças de pressão, aparecem vórtices que
induzem ao ar velocidades descendentes, de acordo com as leis de
conservação de energia, o avião é empurrado para cima. (figura 02)
Estol:

Para se entender o estol
deve-se saber o que é o ângulo de ataque. O ângulo de ataque é o ângulo
que a asa faz com a horizontal. Esse ângulo aumenta a intensidade dos
vórtices por cima da asa e depois criando um aumento da sustentação do
avião. Mas ao ultrapassar este ângulo o fluxo de ar desloca-se da asa e
diminui a sustentação e a velocidade. Chega um momento, no qual o avião
cai e se estiver em baixa altitude pode causar leva-lo ao chão. (figura
03)
Quando um avião entra em
estol, há um abaixamento natural do nariz do avião fazendo com ele
recupere velocidade e assim se estabilizando, mas a uma altitude
inferior. Nunca deve-se cabrar ou diminuir a potência do motor durante o
estol, mas sim, o contrário.

Resumo:
O conhecimento da
aerodinâmica para qualquer piloto é imprescindível. Visto que a
aerodinâmica é motivo também de segurança, confiabilidade, eficácia e
além de diminuir os custos de combustível da aeronave.
Fonte:
· http://www.aerodinamica.net/artigo.php?txt=aviacao/porque_o_aviao_voa_parte2.htm
· Pilot’s
Handbook 2004 FS2004
Mapa
|
Monografias