Amanda Renaut é
         
        
        estudante de
        Engenharia da PUC-Rio 
        
         
        
        Resumo
        
        Na gestão de custos é 
        preciso compreender os tipos de custos, entender a natureza das 
        atividades com valor agregado e sem valor agregado que afetam as 
        empresas e analisar as possíveis dificuldades na sua aplicação a vida 
        real de uma empresa.
        
         
        
        Introdução
        
        Por definição, custo é o 
        total de gastos com bens materiais (matéria-prima, mão-de-obra, máquinas 
        etc.) de um estabelecimento industrial na elaboração de seus produtos. 
        Custo é o valor de mercado de algum produto, calculado monetariamente, a 
        partir do capital e do tempo gastos na sua produção e a margem de lucro 
        de seu produtor. Porém, no ponto de vista teórico do mercado consumidor, 
        custo não se pode ser base nem para a determinação do preço da 
        mercadoria, nem para o lucro que seu produtor vai ter.
         
        
        Os custos podem ser 
        classificados como:
        
        1.       
        Fixos: 
        os custos não dependem nem da produção nem do faturamento, assim como 
        aluguel, energia elétrica, telefone, salários e etc.
        
        2.       
        
        Variáveis: 
        os custos variam de acordo com a quantidade da produção e do 
        faturamento, assim como matéria-prima, despesas com vendas, comissões 
        aos vendedores e etc.
        
         
        
        A gestão de custos é uma 
        dificuldade muito comum encontrada por seus administradores, 
        principalmente os de franquias, pois além de ter que achar meios mais 
        baratos para as soluções de possíveis problemas numa empresa, o 
        franqueado pode não conhecer bem a constituição de custos dos seus 
        produtos e serviços, pelo fato de que, em certos casos, não tem 
        autonomia suficiente sobre a franquia.
        
         
        
        Um problema de custo que 
        afeta as empresas é o valor agregado. Atividades com valor agregado são 
        aquelas que beneficiam o cliente, incorporando ao produto alguma 
        facilidade, aumentando o preço de custo e podendo vir a determinar o 
        preço da venda da mercadoria. Mesmo com o aumento do custo, às vezes não 
        se pode aumentar consideravelmente o preço da venda, já que o mercado 
        segue uma linha quase padrão de preço dos produtos. Isso causa 
        diminuição dos lucros e a necessidade de se rever o método de gestão de 
        custos que esta sendo usado naquela empresa.
         
        
        Quanto maior a 
        competição a qual a empresa estiver submetida, mais importante será a 
        questão da gestão de custos. A empresa terá que utilizar estratégias 
        criativas a fim de ter vantagem sobre seus adversários. Os sistemas de 
        gestão em geral, principalmente os de custos, devem ser constituídos de 
        maior flexibilidade, característica necessária para sua compatibilidade 
        a um ambiente que deve ser baseado na inovação.
         
        
        
        Bibliografia:
        
        
        
        http://libdigi.unicamp.br/document/?view=136
        
        
        
        http://www.citynet.com.br/phoenix/biblioteca.htm
        
        
        
        http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/valor.html
        
        
        
        
        http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v2_n3/sistemas_de_gestao_de_custos.pdf