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   Marketing Estratégico
         Fernanda Stussi é estudante de
 Engenharia da PUC-Rio
 Abril 2006
 
    
        
        “A coisa mais importante, a saber, a respeito de produtos 
        intangíveis é que o cliente habitualmente não sabe o que está obtendo 
        enquanto não deixar de obtê-lo” – Theodore Levitt 
        
        Resumo
        O 
        Marketing é hoje um tema de conversação em todos os âmbitos. De acordo 
        com Kotler, cujo nome é considerado sinônimo de Marketing, estratégia de 
        mercado é uma atividade humana dirigida para a satisfação das 
        necessidades e desejos, através do processo de troca. Quanto mais 
        evoluem as sociedades, maior é o nível de ambição de seus indivíduos. A 
        compreensão da mente do consumidor equivale a uma das áreas mais 
        complexas da estratégia de Marketing.
        
        O comportamento de compra de um consumidor está focado na 
        busca de suas satisfações, entretanto, a idéia central do Marketing é 
        considerar que o que o consumidor busca, não é o bem em si, mas sim o 
        serviço que presta este bem.   
        Introdução
        À medida que caminhamos 
        rumo ao póstumo desconhecido, indagamo-nos o que nos aguarda.
        Segundo Dennis Gabor, ganhador do Prêmio Nobel de Física (1971), 
        “a melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo". Embora esta frase 
        tenha sido citada por um físico, ela se encaixa perfeitamente ao 
        conceito de Marketing, o qual costuma-se defini-lo como um conjunto de 
        ferramentas de análise e de métodos de previsão utilizados com o 
        propósito de desenvolver um enfoque perspectivo das necessidades da 
        demanda. 
        No atual panorama 
        econômico, a excelência 
        operacional pode ajudar a empresa a vencer, mas não é o suficiente para 
        mantê-la na liderança, já que dentro de pouco tempo, outras empresas 
        irão certamente alcançá-la ou até mesmo superá-la, em termos de 
        concorrência e eficiência. Com o progresso desenfreado da tecnologia, o 
        mundo dos negócios está em freqüente modificação. E junto com ele, 
        cresce a necessidade de uma constante atualização das inovações no meio 
        mercadológico. Ainda que haja diversas formas de se atrair a atenção do 
        consumidor, tais como anúncios em outdoors, canais de televisão, 
        jornais, estações de rádio e outros meios como o telemarketing e a 
        internet, falta “a vontade de as empresas sobreviverem e satisfazerem ao 
        público, por meio de inventividade e talento” (Jacques Barzun).   
        O Marketing estratégico 
        se ocupa da análise das necessidades do indivíduo e das organizações, e 
        de seguir a evolução dos mercados de referência e identificar os 
        diferentes produtos-mercado e segmentos atuais ou potenciais sobre a 
        base de uma análise da diversidade das necessidades a encontrar. Dentre 
        as inúmeras formas de planejamento estratégico, é de grande destaque a 
        análise SWOT. A sigla estrangeira provém das iniciais das palavras 
        Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities 
        (oportunidades) e Threats (ameaças) e refere-se aos pontos a serem 
        analisados. A análise SWOT é uma artifício integral de um planejamento 
        de Marketing. Na medida em que se identificam as falhas, aumenta a 
        possibilidade de se criar medidas eficazes como forma de melhorar o 
        progresso. Saber o que a SWOT significa e como utilizá-la de maneira 
        eficiente é essencialmente importante para o acompanhamento do 
        processamento de uma empresa, dada a situação em que se encontra o 
        Marketing dos tempos modernos.   
        "O Marketing não é a 
        arte de vender o que se produz, mas o que deve ser produzido” (Philip 
        Kotler). Em suma, a função do Marketing estratégico é orientar a 
        organização quanto às oportunidades econômicas que oferecem um potencial 
        e de crescimento e rentabilidade. Dessa forma, conclui-se que a 
        principal finalidade de uma estratégia de marketing é então, pôr a 
        empresa ou indústria em uma posição em que seja possível cumprir a sua 
        missão com êxito. 
        Bibliografia
        Kotler, Philip; 
        Marketing para o século XXI, Futura, 1999  
        http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Miopia%20em%20MKT%204%20decadas%20depois.htm 
        ; Consulta em: 04.05.06 
        http://www2.uol.com.br/livromarketing/cap04.htm 
        ; Consulta em: 05.05.06 
        http://www.bplans.com/ma/swotanalysis.cfm?sf=swot&CMP=KNC-google&ovchn=GGL&ovcpn=swot+analysis+campaign&ovcrn=swot&ovtac=PPC&engine=adwords!1955&keyword=%2_ 
        Aswot+marketing%2A&match_type=&gclid=CJ2ZxeKO4IQCFQXnLAodG1ZQpw 
        ; Consulta em: 03.05.06 
        
 
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