Marketing Estratégico

Fernanda Stussi é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
Abril 2006
“A coisa mais importante, a saber, a respeito de produtos
intangíveis é que o cliente habitualmente não sabe o que está obtendo
enquanto não deixar de obtê-lo” – Theodore Levitt
Resumo
O
Marketing é hoje um tema de conversação em todos os âmbitos. De acordo
com Kotler, cujo nome é considerado sinônimo de Marketing, estratégia de
mercado é uma atividade humana dirigida para a satisfação das
necessidades e desejos, através do processo de troca. Quanto mais
evoluem as sociedades, maior é o nível de ambição de seus indivíduos. A
compreensão da mente do consumidor equivale a uma das áreas mais
complexas da estratégia de Marketing.
O comportamento de compra de um consumidor está focado na
busca de suas satisfações, entretanto, a idéia central do Marketing é
considerar que o que o consumidor busca, não é o bem em si, mas sim o
serviço que presta este bem.
Introdução
À medida que caminhamos
rumo ao póstumo desconhecido, indagamo-nos o que nos aguarda.
Segundo Dennis Gabor, ganhador do Prêmio Nobel de Física (1971),
“a melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo". Embora esta frase
tenha sido citada por um físico, ela se encaixa perfeitamente ao
conceito de Marketing, o qual costuma-se defini-lo como um conjunto de
ferramentas de análise e de métodos de previsão utilizados com o
propósito de desenvolver um enfoque perspectivo das necessidades da
demanda.
No atual panorama
econômico, a excelência
operacional pode ajudar a empresa a vencer, mas não é o suficiente para
mantê-la na liderança, já que dentro de pouco tempo, outras empresas
irão certamente alcançá-la ou até mesmo superá-la, em termos de
concorrência e eficiência. Com o progresso desenfreado da tecnologia, o
mundo dos negócios está em freqüente modificação. E junto com ele,
cresce a necessidade de uma constante atualização das inovações no meio
mercadológico. Ainda que haja diversas formas de se atrair a atenção do
consumidor, tais como anúncios em outdoors, canais de televisão,
jornais, estações de rádio e outros meios como o telemarketing e a
internet, falta “a vontade de as empresas sobreviverem e satisfazerem ao
público, por meio de inventividade e talento” (Jacques Barzun).
O Marketing estratégico
se ocupa da análise das necessidades do indivíduo e das organizações, e
de seguir a evolução dos mercados de referência e identificar os
diferentes produtos-mercado e segmentos atuais ou potenciais sobre a
base de uma análise da diversidade das necessidades a encontrar. Dentre
as inúmeras formas de planejamento estratégico, é de grande destaque a
análise SWOT. A sigla estrangeira provém das iniciais das palavras
Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities
(oportunidades) e Threats (ameaças) e refere-se aos pontos a serem
analisados. A análise SWOT é uma artifício integral de um planejamento
de Marketing. Na medida em que se identificam as falhas, aumenta a
possibilidade de se criar medidas eficazes como forma de melhorar o
progresso. Saber o que a SWOT significa e como utilizá-la de maneira
eficiente é essencialmente importante para o acompanhamento do
processamento de uma empresa, dada a situação em que se encontra o
Marketing dos tempos modernos.
"O Marketing não é a
arte de vender o que se produz, mas o que deve ser produzido” (Philip
Kotler). Em suma, a função do Marketing estratégico é orientar a
organização quanto às oportunidades econômicas que oferecem um potencial
e de crescimento e rentabilidade. Dessa forma, conclui-se que a
principal finalidade de uma estratégia de marketing é então, pôr a
empresa ou indústria em uma posição em que seja possível cumprir a sua
missão com êxito.
Bibliografia
Kotler, Philip;
Marketing para o século XXI, Futura, 1999
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Miopia%20em%20MKT%204%20decadas%20depois.htm
; Consulta em: 04.05.06
http://www2.uol.com.br/livromarketing/cap04.htm
; Consulta em: 05.05.06
http://www.bplans.com/ma/swotanalysis.cfm?sf=swot&CMP=KNC-google&ovchn=GGL&ovcpn=swot+analysis+campaign&ovcrn=swot&ovtac=PPC&engine=adwords!1955&keyword=%2_
Aswot+marketing%2A&match_type=&gclid=CJ2ZxeKO4IQCFQXnLAodG1ZQpw
; Consulta em: 03.05.06
Mapa
|
Monografias
|