BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

2


 

A Importância dos conhecimentos da Gestão de Projetos na Formação do Engenheiro


Fernanda Stussi é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
Abril 2006

Resumo

Gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, ferramentas, aptidões e técnicas às atividades relacionadas, como meio de alcançar e exceder expectativas envolvidas no projeto. Um aspecto alternativo afirma que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e atingir objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o aproveitamento de tempo, dinheiro, pessoas e espaço. Na medida que um engenheiro, com sua formação plena, é possuidor de todas estas capacidades, significa que ele está apto a se tornar gerente de projetos. Este indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao contrário, este profissional trabalha para manter o avanço e a interação mútua progressiva dos diversos integrantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto.

Introdução

Para a compreensão da importância dos conhecimentos do gerenciamento de projetos na formação de um engenheiro, é preciso antes entender o conceito de gestão.  Esse método de organização foi criado há mais de 50 anos com o objetivo coordenar o desenvolvimento técnico e os projetos de fabricação. Dessa forma, ele permite planejar e concluir um trabalho, através de cronogramas e orçamentos, bem como aprimorar o desempenho da empresa e o aproveitamento dos recursos financeiros, físicos e humanos envolvidos.

As necessidades de qualificação técnica e de redução de custos têm levado muitas empresas a recrutar no mercado profissionais especializados no gerenciamento de empreendimentos temporários.  Outras organizações vêm optando pela estrutura de projetos no seu dia-a-dia como forma de gerir tudo o que acontece durante o projeto, visando atingir objetivos e escopos definidos, prazos para início e término e monitoramento do pessoal. É aí então que o engenheiro empreendedor entra em cena: pensando nas melhores práticas de planejar, executar, acompanhar e controlar negócios. Portanto, ao possuir um potencial excepcional e grande habilidade de gerir de projetos, esses profissionais passam a ter uma visão mais ampla e diferenciada, enxergam através da ótica do consumidor, identificam os riscos do negócio e agem com ousadia, destacando-se dos demais.

Esse engenheiro é dotado de importantes características, tais como a capacidade de solucionar problemas, saber trabalhar em equipes, agir de forma ética, ser um empreendedor e ser “auto-reciclável”: aprender a aprender. Um bom profissional deve saber que são as pessoas, e não os gráficos e números, o grande diferencial na elaboração de projetos bem sucedidos. É necessário lembrar também que na conclusão do projeto, há a possibilidade de terem surgido, durante o processamento, uma série de riscos não previstos, e com isso, há uma margem de erro. Quanto menor esta for, mais aprimorado será o produto final. A principal qualidade de um gerente de projetos é se comunicar bem com todos. Ele é o foco das informações, responsável pela integração de tudo e de todos com sua visão sistêmica. Projetos bem-sucedidos são as molas propulsoras para o desenvolvimento pessoal, profissional e das organizações, e o engenheiro empreendedor é a peça essencial desse quebra-cabeça.

Em suma, é cada vez mais evidente e essencial que os profissionais não apenas possuam as qualidades necessárias, mas, sobretudo, que vejam o planejamento, consolidado por meio do plano de negócios, como a sua principal arma para levar o seu empreendimento a um crescimento com bases concretas e rumo ao sucesso. Quanto à formação plena do engenheiro, é preciso desenvolver no estudante o espírito crítico e implementar processos que levem-no a construir conhecimento de modo permanente e autônomo, tornando-o capaz de enfrentar situações novas e desafiantes. Atualmente, nos vimos em um mundo globalizado e desordenado, no qual é fundamental a noção humanística de modo a habilitar o educando a saber avaliar seu papel e sua importância no contexto da sociedade da qual participa.

 Bibliografia

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