Resumo
A
aplicação do reprojeto antes de tudo está fundada a uma metodologia
associada à redução de erros, e defeitos de processos, admitindo-os a
níveis reduzidíssimos e tem por finalidade a melhoria na eficiência
operacional. Garantindo no final do levantamento de custos uma
diminuição significativa para o processo produtivo.
Introdução
Muito comentado nas
últimas semanas, a ida do astronauta brasileiro ao espaço, é um exemplo
claro da importância de se “reprojetar”, se não até os dias de hoje
viagens como esta não teriam evoluído tanto cientificamente.
Reprojetar é uma maneira de acompanhar, desenvolver, avaliar, investigar
necessidades e possibilidades.
Objetivamente o desenvolvimento de qualquer projeto desde a sua
elaboração até a sua conclusão é acompanhado por mudanças, e
reavaliações onde se identificam possíveis imperfeições, buscando
melhores resultados, os quais podem ser obtidos através da diminuição de
custos, otimização do tempo gasto na execução das tarefas, uma eficaz
política de atendimento ao cliente, sendo o lucro totalizado revertido
em novos investimentos.
Ferramentas
gerenciais do reprojeto
·
Reposição
contínua de estoques
·
Sistemas
logísticos avançados
·
Transferências eletrônicas e gerenciamento informativo de bancos de
dados
·
Outros.
A tecnologia da informação tem permitido um aumento significativo na
eficácia da gestão de informação, notadamente com a redução de custos e
o melhor atendimento aos clientes.
A inteligência artificial, ou seja, o conjunto de técnicas que permitem
aos computadores emularem alguns aspectos da inteligência humana,
juntamente com esta, realizam atividades que podem ser divididas nas
seguintes etapas:
1.
Definir:
Durante a melhoria do processo, identifica-se o problema, define
requisitos e estabelece metas e no reprojeto identificam-se problemas
específicos ou amplos, defini objetivo ou mudança da visão e esclarece
escopo e exigências.
2.
Medir:
Ocorre a validação do problema, tem como objetivo redefinir problema e
medir “passos-chaves”, mede-se o desempenho em relação às exigências e é
feita uma coleta de dados sobre a eficiência do processo.
3.
Analisar:
Desenvolvem hipóteses causais, identificam “causas-raíz”, e valida
hipóteses. São identificadas melhores práticas, é avaliado o projeto do
processo (valor agregado, gargalo de processo, desconexões, caminhos
alternativos.), e redefini exigências.
4.
Melhorar:
Desenvolver idéias para remover causas-raíz, testar soluções, padronizar
soluções e medir resultados. Projeta-se novo processo (desafio de
suposições, aplicação de criatividade, princípios de fluxo de caixa de
trabalho) e implementa novos processos.
5.
Controlar:
É preciso estabelecer medidas-padrão para manter desempenho e corrigir
problemas quando necessário. Por fim estabelece medidas e revisões para
manter desempenho e corrigi-se problema quando necessário.
Pontos
fortes/benefícios
Em decorrência da
simplificação dos processos os custos da empresa diminui, existe uma
melhoria da produtividade e lucratividade junto com a redução de tempo
do ciclo, crescimento da fatia de mercado com sucesso sustentando,
retenção de clientes, redução de defeitos com aceleração da taxa de
melhoria, eficiência em processos técnicos com impulso à perfeição,
mudança cultural dos funcionários, estabelecimento de uma linguagem e
métodos comuns para a melhoria, determinação de meta de desempenho para
a empresa, gerenciamento dirigido por dados e fatos, foco no processo,
gestão e melhoria e também gestão proativa com colaboração entre áreas,
clientes e fornecedores.
Pontos
fracos/deficiências
Embora
haja muitos pontos positivos não podemos de forma alguma desconsiderar
os negativos, que são altamente dependentes do patrocínio da alta
administração, e ainda do eventual custo, geralmente elevado, de
treinamento e manutenção dos Black Belts ou alta administração, o
processo é vulnerável aos fatores como integração, liderança, conceitos,
metas bem definidas, treinamento eficaz, capacidade de derrubar
barreiras e outros itens como a falta de um histórico de indicadores
adequados, a forte dependência de treinamentos, e a falta de visão de
risco.
O
cliente
É importante ressaltar que o cliente deve ser tratado como rei, pois o
conhecimento sobre o que ele deseja, como e quando o deseja, em que
quantidades, e porque compra, nos fornece mais oportunidades que
quaisquer outros meios de pesquisa.
Conclusão
Reprojetar faz parte da vida de uma empresa. Análises financeiras é um
importante instrumento na hora do levantamento dos custos do
empreendimento, estabelece parâmetros e indicadores que podem ser
tomados como base na avaliação do quadro funcional do negócio.
Está claro que este é um método importantíssimo, e para fazê-lo é
necessário ter uma visão global do negócio, capacidade técnica e
científica pra identificar possíveis falhas no processo produtivos e
ainda profissionais gabaritados que dediquem tempo integral na condução
dos projetos com o objetivo de alcançar altos padrões de eficiência a
nível nacional e internacional, garantindo dessa forma a competição pelo
futuro, ou seja, a disputa pelas oportunidades que estão surgindo e não
apenas a participação no mercado.
Bibliografia