BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

5


 

Custo do Reprojeto


Karine França é estudante de Engenharia da PUC-Rio

Resumo

  A aplicação do reprojeto antes de tudo está fundada a uma metodologia associada à redução de erros, e defeitos de processos, admitindo-os a níveis reduzidíssimos e tem por finalidade a melhoria na eficiência operacional. Garantindo no final do levantamento de custos uma diminuição significativa para o processo produtivo.

Introdução

   Muito comentado nas últimas semanas, a ida do astronauta brasileiro ao espaço, é um exemplo claro da importância de se “reprojetar”, se não até os dias de hoje viagens como esta não teriam evoluído tanto cientificamente.

   Reprojetar é uma maneira de acompanhar, desenvolver, avaliar, investigar necessidades e possibilidades.

   Objetivamente o desenvolvimento de qualquer projeto desde a sua elaboração até a sua conclusão é acompanhado por mudanças, e reavaliações onde se identificam possíveis imperfeições, buscando melhores resultados, os quais podem ser obtidos através da diminuição de custos, otimização do tempo gasto na execução das tarefas, uma eficaz política de atendimento ao cliente, sendo o lucro totalizado revertido em novos investimentos.

Ferramentas gerenciais do reprojeto

·        Reposição contínua de estoques

·        Sistemas logísticos avançados

·        Transferências eletrônicas e gerenciamento informativo de bancos de dados

·        Outros.

   A tecnologia da informação tem permitido um aumento significativo na eficácia da gestão de informação, notadamente com a redução de custos e o melhor atendimento aos clientes.

   A inteligência artificial, ou seja, o conjunto de técnicas que permitem aos computadores emularem alguns aspectos da inteligência humana, juntamente com esta, realizam atividades que podem ser divididas nas seguintes etapas:

1.    Definir: Durante a melhoria do processo, identifica-se o problema, define requisitos e estabelece metas e no reprojeto identificam-se problemas específicos ou amplos, defini objetivo ou mudança da visão e esclarece escopo e exigências.

 

2.    Medir: Ocorre a validação do problema, tem como objetivo redefinir problema e medir “passos-chaves”, mede-se o desempenho em relação às exigências e é feita uma coleta de dados sobre a eficiência do processo.

3.    Analisar: Desenvolvem hipóteses causais, identificam “causas-raíz”, e valida hipóteses. São identificadas melhores práticas, é avaliado o projeto do processo (valor agregado, gargalo de processo, desconexões, caminhos alternativos.), e redefini exigências.

4.    Melhorar: Desenvolver idéias para remover causas-raíz, testar soluções, padronizar soluções e medir resultados. Projeta-se novo processo (desafio de suposições, aplicação de criatividade, princípios de fluxo de caixa de trabalho) e implementa novos processos.

5.    Controlar: É preciso estabelecer medidas-padrão para manter desempenho e corrigir problemas quando necessário. Por fim estabelece medidas e revisões para manter desempenho e corrigi-se problema quando necessário.

Pontos fortes/benefícios

    Em decorrência da simplificação dos processos os custos da empresa diminui, existe uma melhoria da produtividade e lucratividade junto com a redução de tempo do ciclo, crescimento da fatia de mercado com sucesso sustentando, retenção de clientes, redução de defeitos com aceleração da taxa de melhoria, eficiência em processos técnicos com impulso à perfeição, mudança cultural dos funcionários, estabelecimento de uma linguagem e métodos comuns para a melhoria, determinação de meta de desempenho para a empresa, gerenciamento dirigido por dados e fatos, foco no processo, gestão e melhoria e também gestão proativa com colaboração entre áreas, clientes e fornecedores.

Pontos fracos/deficiências

    Embora haja muitos pontos positivos não podemos de forma alguma desconsiderar os negativos, que são altamente dependentes do patrocínio da alta administração, e ainda do eventual custo, geralmente elevado, de treinamento e manutenção dos Black Belts ou alta administração, o processo é vulnerável aos fatores como integração, liderança, conceitos, metas bem definidas, treinamento eficaz, capacidade de derrubar barreiras e outros itens como a falta de um histórico de indicadores adequados, a forte dependência de treinamentos, e a falta de visão de risco.

 O cliente

    É importante ressaltar que o cliente deve ser tratado como rei, pois o conhecimento sobre o que ele deseja, como e quando o deseja, em que quantidades, e porque compra, nos fornece mais oportunidades que quaisquer outros meios de pesquisa. 

Conclusão 

   Reprojetar faz parte da vida de uma empresa. Análises financeiras é um importante instrumento na hora do levantamento dos custos do empreendimento, estabelece parâmetros e indicadores que podem ser tomados como base na avaliação do quadro funcional do negócio.

   Está claro que este é um método importantíssimo, e para fazê-lo é necessário ter uma visão global do negócio, capacidade técnica e científica pra identificar possíveis falhas no processo produtivos e ainda profissionais gabaritados que dediquem tempo integral na condução dos projetos com o objetivo de alcançar altos padrões de eficiência a nível nacional e internacional, garantindo dessa forma a competição pelo futuro, ou seja, a disputa pelas oportunidades que estão surgindo e não apenas a participação no mercado.

Bibliografia
FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
SEBRAE – PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil. Ed. Atlas.

HOPE, Jeremy. Competindo na terceira Onda: os 10 mandamentos da era da informação.
LAMBIN, Jean-Jacques. Marketing estrátegio. Ed. McGraw Hill.
MINTZBERG, Henry. Safari de estratégias. Ed. Bookman. Juran, J.M. A qualidade desde o projeto.ed. Pioneira.
HARRINGTON, H.James. Aperfeiçoamento processos organizacionais.
Ed. Makron books.

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