Resumo
        
        Esta 
        monografia possui como objetivo principal o esclarecimento de possíveis 
        dúvidas sobre o que é um servidor de Telefonia IP. Dessa forma, iremos 
        abordar o conceito de servidor, suas principais funções, formas de 
        operação e sua acessibilidade. Não convém aprofundar a explicação sobre 
        como efetuar sua configuração, na medida em que foge do objetivo 
        principal desta monografia que é o de apenas auxiliar aqueles que 
        possuam dúvidas acerca do tema.
        
        Introdução
        
        Primeiramente, 
        precisamos caracterizar os principais conteúdos a serem abordados no 
        nosso trabalho. Para isso nessa primeira parte segue um resumo breve do 
        que é cada componente que será explicado
        
        ·       
        SIP (Session 
        Initiation Protocol )e Servidor SIP:
        
        Para iniciarmos qualquer 
        chamada em uma rede IP, precisamos de algum recurso que nos identifique 
        e nos conecte ao servidor. O SIP é um protocolo de sinal para 
        estabelecer chamadas e conferências, via IP, o qual reconhece a  
        presença do usuário na rede. Em outras palavras, o SIP tem o objetivo de 
        estabelecer , mudar e terminar chamadas em um ou mais usuários em uma 
        rede IP, ou seja, reconhecer a presença do usuário (Presença significa a 
        aplicação estar consciente da sua localização e disponibilidade), 
        independente do tipo de mídia que está sendo utilizada (áudio, vídeo 
        etc).
        
        Como característica 
        principal o SIP tem a capacidade de levar os controles da aplicação para 
        o terminal, sem a necessidade de uma central de troca.
        
        Para funcionar, o SIP 
        utiliza um software conhecido como Agente do Usuário, ele funciona como 
        o intermediador das ligações. Quando um usuário começa a fazer uma 
        ligação, ou seja, requisita uma ligação o Agente funciona como um 
        cliente fazendo o pedido de inicialização de sessão; mas quando o 
        usuário recebe uma chamada, ele serve como um servidor, respondendo o 
        pedido de seção. 
        
        Mas para haver a conexão, o usuário precisa estar 
        cadastrado em um servidor intermediário, o chamado Servido Proxy SIP, 
        esse servidor é quem faz a requisição perante o Agente do Usuário para o 
        próximo servidor SIP, ou seja o servidor que estaremos trabalhando (Asterisk) 
        tem a característica de ser um Servidor Proxy SIP. Outra característica 
        desse servidor e trabalhar com o redirecionamento SIP, que serve para 
        informar ao Agente do Usuário o endereço do servidor para que o cliente 
        possa contatar o endereço diretamente. Esse endereço e semelhante a um 
        e-mail, justamente para facilitar a associação com um endereço de e-mail 
        do usuário.
        
        As funções avançadas, as 
        opções secundarias e as diferentes formas de utilização do SIP e do 
        Servidor Proxy, não são objetivos do nosso trabalho. Para se informar 
        melhor sobre isso acessem os sites descritos em nossa bibliografia.
        
         Agora que já está 
        esclarecido e identificado os principais conteúdos necessários para o 
        entendimento do trabalho, é possível começar a trabalhar em cima do: 
        “como fazer funcionar”.
        
        O servidor é uma parte 
        muito importante para uma rede VoIP, é ele que irá cadastrar os usuários 
        fazer toda a ligação entre o cliente (softfone) e a base de dados dos 
        usuários. Para trabalhar na configuração do servidor não é estritamente 
        necessário, como a maioria pensa, saber programar, já que o objetivo do 
        projeto não é esse. O programa a ser utilizado, o Asterisk, possui 
        muitas funções avançadas que não serão vistas hora nenhuma pelos grupos, 
        já que possuem um nível de dificuldade para serem implementadas bastante 
        alto.
        
        O Asterisk nada mais é 
        do que o nosso próprio Servidor Proxy SIP. Entendendo isso já é possível 
        entender basicamente para que serve o Asterisk. Será nele que os 
        usuários irão estar cadastrados, possibilitando que os mesmos utilizem 
        dos serviços oferecidos, e principalmente possam fazer suas chamadas via 
        VoIP tranqüilamente. O Asterisk ainda proporciona várias opções de 
        usabilidade, dentre elas a que mais se destaca é a possibilidade de 
        utilizar o VoIP como um PBX, ou seja um telefone dividido em ramais, ou 
        diferentes telefones que possuam uma rede entre eles . É no Asterisk 
        também que serão configuradas as opções como secretária eletrônica, 
        conversa por vídeo e conversa escrita (no estilo do MSN Messenger), 
        dentre outras.
        
        O servidor funciona em 
        cima de uma base Linux, ou seja, só é possível faze-lo funcionar em um 
        computador que possua o Linux. Como o servidor é um programa 
        relativamente pesado e o Linux é muito pouco utilizado, é necessário 
        recorrer ao professor da área de desenvolvimento, Rodolfo Sabóia, para 
        que, junto com ele essas questões mais tecnicas possam ser esclarecidas 
        e resolvidas. 
        
        Mas a partir desse 
        ponto, não há mais o que se explicar, a não ser tirar algumas das 
        duvidas mais freqüente:  essa parte é a mais trabalhosa, já que é 
        preciso começar a fazer o servidor funcionar. Para isso é preciso 
        entender que o Linux não trabalha igual ao Windows, mas utiliza linhas 
        de comando para configurar a maioria de seus programas, e com o Asterisk 
        não é diferente. O computador que irá ter o Asterisk instalado não é de 
        livre acesso físico para todos, por isso será preciso um acesso remoto 
        ao computador; ou seja, você terá que baixar um programa que lhe 
        conectará ao computador onde, através do IP do mesmo (que lhe será 
        fornecido), você poderá trabalhar no que quiser. Mas há um problema 
        nisso tudo, pelo Linux trabalhar com linhas de comando, o pelo acesso 
        remoto nãos ser gráfico, e sim uma tela similar ao DOS, é necessário que 
        quem irá fazer a configuração, terá que pesquisar um pouco sobre quais 
        as linhas de comando tem que ser utilizadas para acessar, configurar e 
        comandar o Asterisk. Essa tarefa mesmo parecendo muito complicada não é; 
        a maioria das linhas de comando para todas as funcionalidades já estão 
        documentadas e explicadas passo a passo em vários sites, revistas e 
        livros especializados, inclusive com ilustrações de como a janela 
        ficará, com tudo escrito.
        
        A forma de organização 
        das linhas de comando no Linux, principalmente no Asterisk, são feitas 
        para facilitar os leitores, de tal forma que todos os comandos e 
        ferramentas tem uma característica em comum: tudo o que o Asterisk sabe, 
        é o que está escrito nos arquivos .conf em /etc/asterisk. Por exemplo, 
        tudo que se refere ao usuário SIP está contido em sip.conf, todos os 
        números dos usuários estão em extensions.conf etc.
        
        Como os conteúdos do 
        Asterisk e as opções que ele nos oferece são muito vastas, não iremos 
        abordar como essas linhas de comando são e nem quais delas serão 
        utilizadas para cada opção. Todo o detalhamento das linhas de comando 
        para cada função estão detalhadamente escritas e exemplificadas em sites 
        de nossa bibliografia, e o manual original do Asterisk está disponível 
        em
        
        http://www.digium.com/handbook-draft.pdf .
        
        Conclusão:
        
        Podemos ver então, que 
        o  servidor  age  como intermediário, unindo  dois ou mais usuários em 
        áudio ou vídeo e fazendo com que suas opções e necessidades sejam 
        atendidas. Por esse motivo é importante que se tenha um servidor bem 
        configurado, pois é a configuração quem vai permitir que todas as 
        execuções ocorram de acordo com desejo da empresa, garantindo maior 
        usabilidade e conforto para o usuário. Isto pode resultar em um 
        diferencial, ou seja, em uma vantagem em relação à outras empresas, 
        mesmo que elas estejam oferecendo os mesmos serviços.
        
        Bibliografia
        
        
        
        www.asterisk.org
        
        
         www.asteriskbrasil.org
        
        
        
        http://www.allclick.com.br/Asterisk/
        
        
        
        www.wikipedia.org
        
        
         http://www.digium.com/handbook-draft.pdf
        
        
        
         www.ipfone.com.br
        
        
        
    
        
        
        
        
        
            
        
        
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