BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

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Publicação Técnica

VoIP - Selecionando o Hardware para o Servidor

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Iuri Sobral P. D de Pinho é estudante
de Engenharia da PUC-Rio


Resumo:
Essa monografia tem por objetivo esclarecer algumas dúvidas a respeito da seleção de Hardwares, dos mais variados tipos, para implementá-los de forma funcional e eficaz em um sistema chamado Voz sobre IP. Para tal, é necessária a escolha dos tipos (modelos) a serem utilizados e homologação dos mesmos, processo muito importante, testando assim a compatibilidade dos Hardwares em relação ao sistema adotado. Para executar um sistema VoIP, três tópicos devem ser efetuados: o servidor, o softphone (chamado de client) e o Hardware, coexistindo adequadamente para formar o sistema. Em seu conteúdo, constatam-se especificações e detalhes a respeito dos mais variados Hardwares, visando simplificar alguns conceitos e funções.


Introdução

O termo “Hardware” não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional. (segundo DELFINO, Gardel Moreira, 2003) Para funcionar são necessárias algumas conexões físicas que permitam que os componentes de Hardware se comuniquem e se inter-relacionem. O barramento constituí um sistema comum de interconexão, composto por um conjunto de vias ou trilhas que coordenam e transportam as informações.
Já na telefonia VoIP, um dos Hardwares encontrados são chamados de ATAs (Analog Terminal Adapters). São aparelhos que podem ser conectados diretamente a um acesso banda larga (ADSL, Cabo, etc.) e a um telefone comum (analógico); existem também aparelhos telefônicos (telefone IP) com fabricação voltada para tal fim, dispensando portando o uso de adaptadores de telefones convencionais permitindo, de maneira restrita, a instalação de pequenos softwares no próprio telefone para as mais variadas necessidades. Portanto, tendo o serviço habilitado, é possível ter um telefone em qualquer lugar do mundo funcionando 24 horas por dia, sem necessidade de computador.
É importante, no entanto, que se observe a necessidade do usuário: para um sistema corporativo, os Hardwares necessitam de uma pesquisa e uma atenção maior, sendo requerido um número maior de portas; já no sistema pessoal, os mesmos não precisam de tamanha complexidade, somente duas a quatro portas são suficientes. Tais portas são as entradas e saídas do sistema, possibilitando a transferência de voz na forma de pacotes.
Para quem possui disponibilidade de implementar o sistema paralelo ao uso de PCs, existem Hardwares que adicionam à um computador pessoal um sistema de Voz sobre IP. São alguns deles: roteadores e gateways. Os roteadores servem para fazer a comunicação entre diferentes redes de computadores, permitindo a conexão entre computadores distantes entre si e até mesmo com padrões (protocolos) de comunicação diferentes. São dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência de estudos. A principal característica dos roteadores é selecionar a porta mais apropriada para repassar os pacotes (estrutura de dados unitária que circula numa rede de computadores), encaminhando-os para a melhor rota disponível para um determinado destino. Os gateways são similares aos roteadores em suas funções, convertendo pacotes entre redes de tecnologia distintas. O Media Gateway converte tecnologias tradicionais de voz (FXO, FXS, E1) para IP, sendo, portanto um dos mais adequados para a telefonia VoIP). Segundo o Professor Rodolfo Saboia, roteadores e gateways têm um custo de desenvolvimento alto, sendo, portanto, encontrados no mercado por preços geralmente elevados. Pode-se, no entanto, substituí-los por switches e bridges (mais baratos), respectivamente.
No uso de computadores, a utilização de fones de ouvido e microfones é comum, substituindo os aparelhos telefônicos e adicionando praticidade ao sistema, porém existem aparelhos de telefone IP que são conectados diretamente em portas USB, podendo ser encontrados até na forma wireless (sem fios).
Pode-se, contudo, encontrar algumas dificuldades para implementação do sistema: se a estrutura de rede e os equipamentos forem antigos, as mudanças podem causar um susto pelo preço alto na aquisição de novos equipamentos como o cabeamento, Switches, Roteadores, Telefones IP e a mão de obra especializada. Outra dificuldade encontrada é em relação ao custo dos equipamentos que ainda são altos, por exemplo, um modelo de telefone IP dos mais simples que se tem à venda hoje, não sai por menos de R$ 350,00. Também existe a limitação das redes IP para se transmitir voz, desta forma gerando atrasos fixos na transmissão; umas das principais causas de atrasos fixos são: compressão, transmissão, redes, buffer, descompressão. Outra seria a perda existente na rede, para uma garantia maior seria necessário o aumento da banda.
Portanto cabe ao usuário, mediante às informações apresentadas, avaliar suas opções e, dentre as possibilidades, implementar os Hardwares compatíveis com o equipamento, que tornarão o sistema VoIP eficaz e funcional e atenderão às necessidades pré-determinadas.

Bibliografia

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(consulta em 22.04.06)
Rodolfo Sabóia, Projeto Orientado II (CTC1992), desenvolvimento do projeto VoIP, aula 3 (31.03.06) e aula 4 (07.04.06).


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