BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

14


Importância da atividade de Gestão em um Projeto de Engenharia


Bernardo Romeiro é estudante de
Engenharia da PUC-Rio

RESUMO
   Essa monografia tem como objetivo chamar a atenção para a atividade de gestão usada nos projetos de engenharia, ou seja, mostrar um pouco de sua utilização, por que é usada, alguns de seus benefícios, etc. Um tema muito importante principalmente para aqueles que desejam fazer engenharia de produção, já que irão lidar diretamente com esse processo.

GESTÃO:

A gestão, de um modo geral, é o gerenciamento de um processo ou uma atividade produtiva, significa organizar e sistematizar. Ao contrário do que se pensa, não está ligada apenas a custos, mas sim a todo um processo de controle e planejamento.

INTRODUÇÃO:

Sendo assim, podemos entender um pouco mais o porquê que a gestão é tão usada em projetos de engenharia.

Imaginemos um projeto de construção de um prédio, com custo e duração (em meses) previamente estipulados, com várias atividades diversas a serem feitas, muitas delas dependentes umas das outras. Simplesmente não haveria condições de esse projeto ser executado sem um gerenciamento, organizando as atividades e estipulando prazos e custos. Sendo assim, torna-se evidente e indispensável o uso da gestão em projetos de engenharia, já que, em sua grande maioria, são demorados e complexos.

Mas, para entendermos a importância da gestão, devemos compreender não apenas o porquê de seu uso, mas também como é usada e em que áreas.

A gerência de projetos pode ser classificada em cinco grupos de processos:

·          iniciação

·          planejamento

·          execução

·          controle

·          encerramento.

 

E pode ser detribuída em nove areas de conhecimento:

1.        gerência de integração de projetos

2.        gerência de escopo de projetos

3.        gerência de tempo de projetos

4.        gerência de custo de projetos

5.        gerência de qualidade de projetos

6.        gerência de recursos humanos de projetos

7.        gerência de comunicações de projetos

8.        gerência de riscos de projetos

9.        gerência de aquisições de projetos

Através desses processos, percebemos sua grande importância, uma vez que ela se preocupa em gerenciar e organizar cada parte dentro de um projeto, evitando problemas e tornando o desenvolvimento das atividades muito mais simples e seguros, independente da area a qual ele se relaciona.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos

http://pmisp.org.br/vseminario/tema.htm

http://www.microsoft.com/brasil/msdn/Tecnologias/Carreira/GerencProjetos.mspx?mfr=true

http://www.paradigma.com.br/gestao-do-conhecimento-na-pratica/view

Mapa  Monografias