BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

17


LOGISTICA INTERNA : PONTO DE REPOSIÇÃO


Nicole Vieira é estudante de
Engenharia da PUC-Rio

RESUMO:

Essa dissertação tem o objetivo de demonstrar a importância da logística interna nas empresas, e do mecanismo de reposição de mercadorias.                      Comprovando que a  logística aumenta a eficiência no modo de produção de uma empresa, reduzindo custos operacionais e que através de um sistema informatizado na gestão de material a empresa realiza políticas mais eficientes de compra, armazenamento, e distribuição, isto porque permite que ela identifique rapidamente os parâmetros ideais de reposição de mercadoria.

INTRODUÇÃO:

Segundo Ching (1999):
"Podemos entender logística como o gerenciamento do fluxo físico de materiais que começa com a fonte de fornecimento no ponto de consumo. É mais do que uma simples preocupação com produtos acabados, o que era a tradicional preocupação da distribuição física. Na realidade, a logística está preocupada com a fábrica e os locais de estocagem, níveis de estoque e sistema de informação, bem como com seu transporte e armazenamento".

Portanto para um bom funcionamento de uma empresa devemos estar atentos a logística, utilizando recursos de planejamento estratégico, tais como o ressuprimento de materiais.

É a partir desses recursos que uma organização adquire vantagens competitivas e obtém uma efetividade operacional através da definição do melhor momento da compra, armazenamento e distribuição dos recursos materiais utilizados nas atividades desenvolvidas dentro da organização.

Portanto as principais questões que a gestão de estoque deve responder são: Quanto deve a empresa pedir do material? Em que momento essa compra deve ocorrer? Quanto deve manter em estoque de segurança? E onde devemos armazenar esse material?

Para responder a essas questões devemos estar atentos aos parâmetros de ressuprimeto.

Segundo Viana (2000), a otimização do estoque é obtida pelos parâmetros de ressuprimento, os quais têm a finalidade de manter os níveis permanentemente ajustados em função da lei de consumo, do prazo de reposição, da importância operacional e do valor de cada material.

Esses parâmetros de ressuprimento, de acordo com Viana (2000), dentre outros são:

-Nível de reposição (NR). Quantidade que, se atingida, indica o momento de ser, providenciado a emissão do pedido de compra para a reposição do material.
NR = ES = CMM x TR


- Tempo de ressuprimento (TR). Intervalo de tempo compreendido entre a emissão do pedido de compra e o efetivo recebimento, gerando a entrada do material no estoque. É composto pelos tempos internos e externos, tais como:
TPC - tempo de preparação da compra
TAF - tempo de atendimento do fornecedor
TT - tempo de transporte
TRR - tempo de recebimento e regularização


De onde:
TR = TPC = TAF = TT = TRR
- Quantidade a comprar (QC). Quantidade de material otimizada solicitada para aquisição, quando atingido o nível de reposição, e prevista para o consumo durante o intervalo de cobertura.
QC = EM - EV

- Estoque máximo (EM). Quantidade máxima de estoque permitida para o material, indica o intervalo de cobertura.
EM = NR + TU x IC

- Estoque de segurança (ES). Também conhecido como estoque mínimo, indica a quantidade mínima capaz de suportar o tempo de ressuprimento e a condição crítica do material.
ES = K x TR x CMM


- Fator de segurança (K). Serve para reduzir as distorções por fatos externos à organização e é indicado pela importância operacional do produto para o desenvolvimento das atividades na organização.


- Consumo médio mensal (CMM). Valor médio dos diversos consumos verificados em uma unidade de tempo.

BIBLIOGRAFIA

www.guialog.com.br/ARTIGO350.htm            - consulta em 23/04/06

http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/9409.pdf.      - consulta em 26/04/06

www.cel.coppead.ufrj.br/fr-gest-est-ad_sp.htm  - consulta em 23/04/06

www.datacoper.com.br/pages/carcooperate.html - consulta em 25/04/06

 

Mapa  Monografias