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Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

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Publicação Técnica

A sustentação de um aeromodelo
 

  

Marcus Monnerat é estudante de Engenharia da PUC-Rio

Resumo:

A sustentação de um aeromodelo é gerada por dois fatores básicos: o formato do perfil da asa e o ângulo de ataque ( inclinação) da asa que deve ser sempre positivo.

Introdução:

Primeiramente, deve-se esclarecer a noção básica da teoria aerodinâmica, a explicação do porquê as asas voam.

Como a asa é curva em cima, as moléculas de ar que passam por cima da asa se distanciam mais que as que passam por baixo da asa (pois o caminho percorrido por elas é maior) e portanto, a pressão do ar em cima da asa é menor que a pressão embaixo da asa. Essa diferença de pressão faz com que a asa seja ´´puxada`` para cima e por isso ela voa.

A sustentação de um aeromodelo é gerada pela asa. O que faz um avião se manter no ar é a força que resulta do perfil da asa chamada resultante aerodinâmica a qual pode ser decomposta em duas forças:

Força de Sustentação: é responsável pela elevação do perfil aerodinâmico e atua perpendicularmente à direção do fluxo de ar. Essa força varia de acordo com o perfil de asa e é ela que sustenta o peso do avião. A intensidade, direção e sentido das forças aerodinâmicas também dependem do ângulo de ataque que é o ângulo que o perfil faz com relação ao fluxo de ar.

Força de Arrasto: age como uma força a qual resiste ao avanço do perfil e atua paralelamente ao fluxo de ar.

Portanto, a força aerodinâmica é a resultante das forças de sustentação e de arrasto. É a reação proveniente do fluxo de ar sobre o perfil, ou seja, o ar é empurrado pelo perfil e o perfil empurra o ar, havendo o deslocamento do fluxo de ar para baixo e, assim, o perfil tende a se deslocar para cima e para trás.

 

 

 

 

 

 

 

 

Na asa, grande parte da sustentação é gerada pelo formato do perfil, mas inclinando-se positivamente a asa em relação ao fluxo de ar, aumenta-se esta sustentação, porém com uma penalidade: o arrasto aumenta até um ponto que, pelo excesso de ângulo de ataque, a sustentação se degenera (estol). Um perfil de asa possui maior sustentação quanto mais se consegue defletir o fluxo de ar sobre ele. De uma forma genérica, quanto mais espesso for o perfil, maior será a sustentação e o arrasto gerados e, em contrapartida, quanto mais delgado, menor a sustentação e o arrasto, o que predispõe de uma maior velocidade. Exemplos de aviões com perfil de asa espesso são os aviões cargueiros e bombardeiros  que necessitam de uma grande sustentação e não desenvolvem grande velocidade. As aeronaves de corrida, caças militares têm asas com perfil delgado e ângulos de ataque próximos a zero graus e por isso desenvolvem uma maior velocidade  o que produz uma boa sustentação.

Existem dois tipos de perfil de asa: as simétricas e as assimétricas.

Asas simétricas

São aquelas cujo bordo inferior possui o mesmo perfil do bordo superior. Com esse tipo de perfil, a asa puxa para cima com a mesma força que puxa para baixo e por isso essas asas são utilizadas em aeromodelos acrobáticos e de alta velocidade.

Asas assimétricas

São aquelas em que a curvatura em cima é diferente da curvatura em baixo. Ou a parte de cima tem mais curvatura ou a de cima possui curvatura e a parte de baixo é totalmente reta. Esse último perfil de asa é ideal para iniciantes no aeromodelismo pois esse tipo de asa tem maior sustentação.

Bibliografia:
http://www.acarj.com.br/aeromodelismo/aeromodelismo.htm, consulta em 28/04/2006
http://www.hobbys.com.br/caracteristicas%20projeto%201.htm, consulta em 28/04/2006
http://www.hobbys.com.br/25vcc.htm, consulta em 28/04/2006

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