BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

20


 

Uso do gráfico de Pareto para detecção de problemas envolvendo gestão


João Paulo Barata é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
Abril 2006

Resumo
    Esta monografia estabelece a importância do uso do Princípio de Pareto para a resolução de problemas envolvendo gestão, juntamente com a sua definição e etapas para a construção do gráfico.

 O Princípio de Pareto é uma ferramenta de qualidade usada para a identificação das principais causas de um problema. Estes que podem estar relacionados às cinco dimensões da Qualidade Total: qualidade, custo, entrega, moral e segurança. Esse recurso consta de cinco etapas: identificação do problema, estratificação, levantamento de dados, elaboração do Gráfico de Pareto e priorização.

     A lógica de Pareto segue a regra 80-20, que diz que 80% dos problemas que ocorrem num certo evento podem ser atribuídos a 20% do total das causas prováveis de sua ocorrência. Por exemplo: 80% do volume das vendas é atribuída a 20% dos clientes; ou ainda que 80% do custo do estoque corresponde a 20% dos itens estocados

Seu desenvolvido se deu através da análise do estudo de um economista italiano, chamado Vilfredo Pareto (1843 – 1923), que no fim do século XIX pesquisava sobre a distribuição de renda da Itália. Ele constatou que 80% da renda eram de posse de 20% da população. Passado algum tempo, na década de 50, Joseph Juran ampliou o conceito e formou o princípio de Pareto, evidenciado através de gráficos de barras verticais que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas. A informação assim disposta também permite o estabelecimento de metas numéricas viáveis de serem alcançadas.

De fato este princípio é muito importante na gerência em geral, pois permite a hierarquização dos problemas, permitindo assim, discernir quais são as "poucas causas importantes" e as "muitas causas insignificantes", possibilitando a concentração de esforços sobre os mais importantes.

A seguir, etapas para se construir um gráfico de Pareto:

*       Coleta e Preparo dos Dados

1) Defina o tipo de problema a ser estudado – itens defeituosos, reclamações, acidentes, perdas financeiras, etc.

2) Liste os possíveis fatores de estratificação (categorias) do problema escolhido – tipo ou localização de defeito, turno, máquina, operador, etc. Crie a categoria “outros” para agrupar as ocorrências menos significativas. Cada ocorrência da categoria “outros” deve ser completamente identificada.

3) Estabeleça o método e o período de coleta de dados.

4)Elabore uma lista de verificação apropriada para coleta de dados.

5)Preencha a lista de verificação e registre o total de vezes que cada categoria foi observada e o número total de observações.

6) Elabore uma planilha de dados para o gráfico de Pareto, com as seguintes colunas:

·         Categorias;

·         Quantidades (Totais Individuais)

·         Totais Acumulados;

·         Percentual do Total Geral

·         Percentual Acumulado

          7)Preencha a planilha de dados, listando as categorias em ordem decrescente de quantidade – a categoria “outros” deve ficar na última linha da planilha, qualquer que seja o seu valor, ja que ela é composta por um conjunto de categorias no qual cada elemento assume um valor menor que a menor quantidade associada a categoria listada individualemente

        8)Trace dois eixos verticais de mesmo comprimento e um eixo horizontal.

        9)Marque o eixo vertical do lado esquerdo (ou direito) com a escala de zero até o total da coluna Quantidade da planilha de dados.                      10)Identifique o nome da variável representada neste eixo e a unidade de medida utilizada.

      11)Marque o eixo vertical do lado direito (ou esquerdo) com uma escala de zero até 100% - identifique este eixo como Percentagem Acumulada (%).

      12)Divida o eixo horizontal em um número de intervalos iguais ao número de categorias constantes na planilha de dados.

      13)Identifique cada intervalo do eixo horizontal escrevendo os nomes das categorias na mesma ordem em que eles aparecem na planilha de dados.

      14)Construa um gráfico de barras utilizando a escala do eixo vertical do lado esquerdo.

      15)Constura   a curva de Pareto marcando os valores acumulados (Total Acumulado ou Percentual Acumulado), acima e no lado direito (ou no centro) do intervalo de cada categoria, e ligue os pontos por segementos de reta.

      16)Registre outras informações que devam constar no gráfico:

·         Título;

·         Período de coleta de dados;

·         Número total de itens inspecionados;

Acabando a elaboração do gráfico percebe-se que alguns itens correspondem à maioria dos problemas. Logo, com a resolução de tais causas, tem-se uma melhoria significante no sistema defeituoso.

Por fim, o gráfico de Pareto não passa de uma forma de análise de dados que, tendo entre si qualquer relação de correspondência, visam estabelecer prioridade na tomada de providências ou em pesquisas aprofundadas

 Bibliografia:

http://www.indg.com.br/info/glossario/glossario.asp?g

http://www.geocities.com/Eureka/Plaza/6813/mestre/cep_br/cep_conceito_br.html

http://www.institutodepesquisauniban.org.br/controle.asp?setor=1&acao=glossario

http://www.sato.adm.br/rh/circulos_de_controle_de_qualidad.htm

Mapa  Monografias