BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

22


Os custos da produção de um aeromodelo


Bernard Oliveira é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
Abril 2006

Resumo 
O controle de custos de um aeromodelo vai depender simplesmente da sua utilidade, já que só depois de sabermos isso saberemos qual será a característica que será buscada nos material a serem usados no projeto e assim obter as informações de quanto custa cada parte do aeromodelo e com isso mantê-lo em um preço acessível.

Introdução

            Existem vários tipos de aeromodelos e também vários preços, o que nos das uma vasta ganha de escolhas que devem ser tomadas a partir da vontade que se deseja satisfazer. Basicamente, no mundo de hoje, o objetivo é a diversão (Hobby) ou competições e campeonatos.

            Para que se tenha sucesso nestes objetivos deve-se ter muito cuidado, pois gastar muito não quer dizer necessariamente que vai dar tudo certo, pois você pode terminar se frustrando com um aeromodelo caro, mas que no fim quebra facilmente ou possui uma manutenção cara ou com um barato, mas que não satisfaz a sua vontade de pilotar.

 

Controle de custos:

·         Dos materiais

            Primeiramente temos que definir qual avião será construído, um treinador, um acrobático, Planador, etc. Caso seja um Planador à mão ou Motor á elástico os custos se restringiram aos materiais da fuselagem e com elástico e hélice no caso do motor à elástico, mas caso se queira um aeromodelo que possua um vôo controlado teremos que ter um aprofundamento na pesquisa dos custos, já que para isso precisaremos de equipamentos de radio controle (servos, radio transmissor com no mínimo quatro canais, receptor, baterias, etc) e também, um motor elétrico ou a combustão.

             Depois se deve escolher o material que será feito o aeromodelo escolhido, podendo ser isopor, depron ou balsa, sendo aconselhado aos iniciantes às escolhas de um aeromodelo simples de fazer e de pilotar, como o treinador e materiais que sejam flexíveis e facilmente repostos caso ocorra alguma queda, como o isopor.

            Existem duas maneiras de se conseguir o que foi explicitado acima é comprando um aeromodelo pronto ou construindo-o com artifícios caseiros, que é o mais recomendado, pois assim facilita a manutenção e aumenta o desafio e a diversão.

             Se optar por construir, aconselha-se a pensar alem, para que o próximo aeromodelo que você futuramente queira construir tenha algumas pesas no treinador montado inicialmente e assim economizar na sua construção.

            Neste caso, para melhor controlarmos os gastos, é aconselhável fazer uma tabela como a exemplificada abaixo. 

Planilha de custos

Descrição

Marca

Fornecedor

Preço un.

Qtd.

Preço total

Transmissor de rádio FM

Futaba

Chico Hobby

161,40

1

161,40

Receptor de rádio FM (R6N)

GWS

HobbyFly

120,00

1

120,00

Par de cristais (para transmissor e receptor)

GWS

HobbyFly

58,00

1

58,00

Servos NaroStd

GWS

HobbyFly

65,00

2

130,00

Speed control ICS300Li

GWS

HobbyFly

75,00

1

75,00

Motor PM101TR

Action Motors

Action Motors

11,00

1

11,00

Adaptador de hélice 400

Hobbyfly

HobbyFly

10,00

1

10,00

Hélice 5x3

GWS

HobbyFly

4,00

2

8,00

Bateria LiIon 7,2V/1400mAH

DLG

General Battery

70,00

1

70,00

Carregador de bateria PolyCharger

GreatPlanes

BigField

89,13

1

89,13

Arames para lincagem e trem

 

Aerobrás

2,50

2

5,00

Par de rodinhas de espuma Aerobrás

 

Aerobrás

3,50

1

3,50

Placa de isopor P3 5cm x 1m x 50cm

 

 

20,00

1

20,00

Varetas de bambú (pc. com 50un)

 

 

1,00

1

1,00

Palitos de sorvete (pc. com 50un)

 

 

1,00

1

1,00

Rolo de fita de embalagem para reforço

 

 

3,50

1

3,50

Bastões de cola quente

 

 

0,50

4

2,00

TOTAL aproximado

770,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Ex de tabela retirado do site
: http://www.e-voo.com/

 

·         Da construção

            Feitas as escolhas dos materiais deve-se procurar uma planta que melhor se adapte as suas limitações espaciais (como o tamanho do local de construção) e as suas ferramentas disponíveis.

            No caso de não ter as ferramentas necessárias pode-se comprá-las ou até mesmo criá-las com matérias baratos e muita criatividade.

            Neste caminho o projetista vai necessitar de muita informação e para isso vai ter que pesquisar bastante, para poder inovar e construir novos modelos a partir de novas plantas.

Conclusão

            Mesmo não possuindo muitos recursos pode-se aproveitar as alegrias que traz a pratica deste maravilhoso hobby que é o aeromodelismo, é claro, com um pouco de esforço e com muita criatividade. Vimos também que este Hobby também traz aos seus praticantes muitos conhecimentos científicos que são adquiridos com a experiência em construção, e com a pratica de pilotagem.

 

Bibliografia

http://www.cobra.org.br/index2.htm

http://www.aeromodelli.com.br

http://www.e-voo.com/

Mapa  Monografias