Resumo
Essa monografia
trata da importância da gerência do tempo em um projeto e a sua relação
íntima com o planejamento do mesmo. O texto questiona também a resposta
emocional do projetista que, em muitas vezes, se sobressai sobre a
racional.
Quando a
um projetista é proposta uma idéaia a ser desenvolvida, uma série de
emoções pode passar por sua mente. Ansiedade, empolgação, otimismo,
medo, etc. É natural que, com a responsabilidade nele confiada, se sinta
na obrigação de realizar um bom planejamento e um bom desenvolvimento da
idéia. Porém, a primeira das emoções citadas, ansiedade, pode assumir
sua forma destrutiva, sendo decisiva para o eventual fracasso do
projeto.
Dar início
ao desenvolvimento precoce? Ou manter a calma e a racionalidade para
desenvolver uma estrutura organizacional da idéia a ser trabalhada?
Estas são as perguntas que o projetista deve fazer de início. E, para
responder adequadamente, o indagador deve ter conscentimento dos efeitos
maléficos da pressa tais como o perigo de um reprojeto e custos
adicionais.
Uma vez que
o projetista dedica seu tempo inicial para organizar a idéia, deve
traçar um diagrama de desenvolvimento do projeto ao longo do tempo. Como
a duração desse desenvolvimento e sua otimização variam com o capital
investido, essa variável deve ser considerada. São também variáveis que
influenciam na duração: mão-de-obra, ferramentas, imprevistos.
O
planejamento é a chave para uma boa gerência de tempo. Quanto maior for
o controle sobre as etapas, maior será a precisão sobre a estimativa de
duração de cada uma delas.
Vale
observar que o planeamento do projeto não é algo para ser feito somente
uma vez no começo do projeto. Observar o progresso de sua equipe e
atualizar adequadamente o plano do projeto deve ser uma tarefa constante
do gerente de projeto.
Saber os objetivos do
projeto, determinar as condições exatas para que o projeto seja
finalizado, fazer uma avaliação de todo o trabalho que precisa ser feito
com uma estimativa do tempo necessário consistem um bom planejamento.
Traçar a dependência e seqüência das tarefas através de uma rede PERT,
além de fazer um cronograma do projeto, por exemplo, usando um mapa de
GANTT são ações a ser realizadas após todos envolvidos na idéia tiverem
em mente a visão geral (objetivo do projeto) e a específica (função em
certa tarefa) da mesma.
Gerir o tempo é
certificar que o projeto se realize de forma previsível. Gerir o tempo
significa manter controle sobre cada tarefa através de um planejamento
prévio. Por fim, a gerência do tempo se configura como um fator
essencial para o sucesso de uma idéia.
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_de_projeto
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