BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

23


Gerenciando O Tempo


Edgar é estudante de
Engenharia da PUC-Rio

Resumo

         Essa monografia trata da importância da gerência do tempo em um projeto e a sua relação íntima com o planejamento do mesmo. O texto questiona também a resposta emocional do projetista que, em muitas vezes, se sobressai sobre a racional.

            Quando a um projetista é proposta uma idéaia a ser desenvolvida, uma série de emoções pode passar por sua mente. Ansiedade, empolgação, otimismo, medo, etc. É natural que, com a responsabilidade nele confiada, se sinta na obrigação de realizar um bom planejamento e um bom desenvolvimento da idéia. Porém, a primeira das emoções citadas, ansiedade, pode assumir sua forma destrutiva, sendo decisiva para o eventual fracasso do projeto.

            Dar início ao desenvolvimento precoce? Ou manter a calma e a racionalidade para desenvolver uma estrutura organizacional da idéia a ser trabalhada? Estas são as perguntas que o projetista deve fazer de início. E, para responder adequadamente, o indagador deve ter conscentimento dos efeitos maléficos da pressa tais como o perigo de um reprojeto e custos adicionais.

            Uma vez que o projetista dedica seu tempo inicial para organizar a idéia, deve traçar um diagrama de desenvolvimento do projeto ao longo do tempo. Como a duração desse desenvolvimento e sua otimização variam com o capital investido, essa variável deve ser considerada. São também variáveis que influenciam na duração: mão-de-obra, ferramentas, imprevistos.

            O planejamento é a chave para uma boa gerência de tempo. Quanto maior for o controle sobre as etapas, maior será a precisão sobre a estimativa de duração de cada uma delas.

            Vale observar que o planeamento do projeto não é algo para ser feito somente uma vez no começo do projeto. Observar o progresso de sua equipe e atualizar adequadamente o plano do projeto deve ser uma tarefa constante do gerente de projeto.

Saber os objetivos do projeto, determinar as condições exatas para que o projeto seja finalizado, fazer uma avaliação de todo o trabalho que precisa ser feito com uma estimativa do tempo necessário consistem um bom planejamento. Traçar a dependência e seqüência das tarefas através de uma rede PERT, além de fazer um cronograma do projeto, por exemplo, usando um mapa de GANTT são ações a ser realizadas após todos envolvidos na idéia tiverem em mente a visão geral (objetivo do projeto) e a específica (função em certa tarefa) da mesma.

Gerir o tempo é certificar que o projeto se realize de forma previsível. Gerir o tempo significa manter controle sobre cada tarefa através de um planejamento prévio. Por fim, a gerência do tempo se configura como um fator essencial para o sucesso de uma idéia.

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_de_projeto

 

Mapa  Monografias