Resumo
VoIP é a tecnologia que torna possível estabelecer
conversações
telefónicas
em uma
Rede IP
(incluindo a
Internet),
tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados
pela rede de dados. A comunicação telefônica através de VoIP apresenta
grandes vantagens sobre a telefonia convencional, sendo que a principal
delas tem sido a redução de despesas que proporciona.
Introdução
VoIP vem do termo em inglês Voice Over Internet Protocol ou, traduzindo,
Voz Sobre o Protocolo da Internet. Esta tecnologia unifica dois mundos -
telefonia e dados - numa só rede convergente. Nela, o tráfego telefônico
é levado para as redes de dados.
Quando falamos "Voz sobre IP" estamos nos
referindo a telefonia baseada na rede de pacotes. Nela, o fluxo de
informações (pacotes) passa pela Internet, em vez de usar estrutura
telefônica convencional, não estando sujeita à mesma
tarifação das ligações telefônicas convencionais, que é calculada em
função de distâncias geodésicas e horários de utilização estabelecidos
pelas operadoras de telefonia. Dessa forma, no VoIP, todas as
chamadas telefônicas são tratadas da mesma forma, independente de serem
locais ou internacionais. Com isso pretende-se economizar em ligações
interurbanas ou internacionais.
É basicamente como o World Wide Web para a
voz. IP, ou protocolo da internet, simplesmente se refere aos padrões
técnicos que decidem como a informação digital é codificada. Por causa
destes padrões comuns, o VoIP pode interagir continuamente com outros
sistemas e dados baseados na internet.
Além disso, o sistema
VoIP
possibilita qualidade de
som igual aos telefones tradicionais.
A evolução da telefonia convencional para a
telefonia VoIP assemelha-se a evolução da internet discada (modem) para
a internet banda larga (via cabo ou ADSL), em que nessa há apenas um
preço fixo de manutenção do sistema e na internet discada há tarifas de
acordo com o tempo de uso.
O VoIP não precisa ser usado necessariamente através da Internet. É
necessária apenas uma rede de computadores (Intranet, por exemplo) que
permita a interação os usuários. Esse sistema se torna fundamental para
qualquer empresa de médio e grande porte, pois reduz a zero os custos de
manutenção das comunicações internas. Os únicos custos são de
equipamentos e instalações.
Como VoIP é digital, oferece características
e serviços que não estão disponíveis na linha de telefone tradicional.
Isso permite customizações do sistema, podendo se adaptar perfeitamente
ao estilo de cada empresa, como por exemplo, criação de conferência de
voz que permite 2 ou mais pessoas se comunicarem simultaneamente, numa
mesma chamada.
Em última
análise o que se busca é a redução dos custos mantendo no mínimo a mesma
qualidade e isso a atual tecnologia do sistema VoIP já alcançou. Nas
empresas onde existe infra-estrutura de telefonia e grande tráfego de
ligações telefônicas, a redução nos custos é substancial já em curto
prazo.
Bibliografia:
www.mundialvoip.com
www.sistemavoip.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/VOIP
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