BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

27


A IMPORTÂNCIA ERGONÔMICA NO AMBIENTE DE TRABALHO


Ana Carolina Soneca Franco
é estudante de
Engenharia da PUC-Rio

Resumo

Esta monografia tem por objetivo mostrar a importância de investimentos pelas empresas na adequação ergonômica com a finalidade de alcançar maior rendimento do trabalhador e, assim,  obter meios de sobrevivência da empresa no mundo globalizado devido a uma melhor qualidade de vida no trabalho.

Introdução

Segundo a definição do dicionário, Ergonomia é o conjunto de estudos que visam à organização do ambiente de trabalho e das relações entre o homem e a máquina a fim de melhorar a atividade produtiva do homem. Sua origem encontra-se nos estudos específicos de fadiga e consumo energético provocado pelo trabalho no homem,com o objetivo de diagnosticar as causas e buscar possíveis soluções. Com a crescente inovação tecnológica,torna-se de extrema importância a adequação ergonômica nos postos de trabalho para o acompanhamento destas constantes mudanças. Para a obtenção do sucesso da empresa são necessários a modernização dos recursos técnicos e o aumento da produtividade do trabalhador objetivando a competitividade da empresa com as demais, o que apenas existe como conseqüência da qualidade de vida no trabalho. Os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho necessitam de maior conhecimento da Ergonomia para a utilização da Tecnologia Ergonômica a fim de contribuir, também, na melhoria contínua dos novos métodos de gestão de produção e da gestão administrativa. A busca da qualidade total passa, necessariamente,  pela qualidade de vida no trabalho.

Objetivos do Projeto Ergonômico:

→ Adequar o posto de trabalho aos limites e capacidades do indivíduo (física, psicológica e cognitivamente);

→ Otimizar as condições de trabalho para conquistar eficácia, eficiência, produtividade e qualidade;

→ Proporcionar condições para desenvolvimento da criatividade e participação dos funcionários/colaboradores;

→ Evitar o erro humano, prevenir acidentes e doenças ocupacionais;

→ Proporcionar conforto, segurança, qualidade de vida, bem-estar e satisfação no trabalho.

                                                            (Prof. M.Sc. Carlos Maurício Duque dos Santos)

É importante a escolha por móveis e máquinas projetados com a preocupação ergonômica além de considerar os fatores iluminação do ambiente, ruídos e temperatura. Segundo a secretária geral da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo), Germannya D’Garcia Silva, “Não adianta mudanças no equipamento se forem mantidas formas inadequadas de organização do trabalho que possam vir a trazer comprometimentos físicos e mentais.” Deve-se ressaltar também que, apenas o projeto ergonômico não elimina a possibilidade de lesões e distúrbios no trabalho. Uma forma de reforçar o efeito preventivo é fazer pausas durante a jornada de trabalho do funcionário.

Exemplo de organização ergonômica no computador:        

→ A posição do monitor deve estar no máximo na horizontal dos olhos;

→ Não deve existir reflexo na tela (a solução é trabalhar o layout da sala, filtros só são permitidos se não alterarem a legibilidade);

→ A tela deve possuir bom padrão de legibilidade;

→ Deve haver possibilidade de movimentação da tela para frente e para trás (para se ajustar à acuidade visual de cada usuário);

→ Os braços devem trabalhar na vertical (ângulo de 70 a 80 graus);

→ Os antebraços devem estar na horizontal e os punhos apoiados;

→ O teclado deve poder ser deslocado para frente ou para trás;

→ A tela do monitor de vídeo deve estar perpendicular à janela (para evitar reflexo).

                                                                                                 (Jane Fernandes)

Conclusão

A Ergonomia surge como importante ciência para o melhor desenvolvimento do rendimento do trabalho, auxiliando na competitividade empresarial. Atualmente as empresas buscam a melhoria da qualidade do trabalho dos empregados e estabelecem diversos programas para incentivar a saúde do trabalhador. Se por um lado, o uso da Ergonomia possa sugerir maior gasto, por outro ela representa uma economia para a empresa e,como conseqüência, a melhoria da saúde do trabalhador e da sociedade.

Bibliografia

http://www.creanet.org.br/revista/Edicao_12/ergonomia_doe_ocupacional.asp

http://www.dcaergonomia.com.br

 

 

Mapa  Monografias