Resumo:
A terceirização de serviços é um processo de gestão pelo
qual se repassam alguma atividades para terceiros, com os quais se
estabelece uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas
em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua. Nesta
monografia serão informadas em quais situações as empresas optam por
esta atividade, bem como as vantagens e desvantagens oferecidas e os
cuidados que devem ser tomados.
Introdução:
A terceirização originou-se nos
Estados Unidos, logo após a eclosão da II Guerra Mundial, pois as
indústrias bélicas tinham que se concentrar no desenvolvimento da
produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades à
empresas portadoras de serviços. Ela consiste na contratação de
empresa especializada para realizar, com mão-de-obra a ela vinculada,
serviços complementares necessários ao desenvolvimento do negócio. Esta
atividade, que no passado era restrita às atividades secundárias, ganhou
maior importância
A decisão sobre qualquer forma de terceirização deve determinar
que tanto a qualidade quanto a produtividade do serviço serão iguais ou
melhores que as produzidas com recursos próprios, além da análise de
viabilidade econômica para tal. Esta é fundamental na fase de
planejamento, pois os gestores apenas valorizam o volume de receita
obtida e o lucro bruto, e esquecem que a empresa continua absorvendo
parte dos custos e das despesas fixas dessas atividades terceirizadas.
Em muitas situações a opção pela terceirização baseia-se
simplesmente na intenção da empresa de amenizar as preocupações com a
administração de pessoas. Porém, o que se deve fazer quando uma
determinada atividade se transforma em uma constante geradora de
problemas, antes de se optar pela terceirização, é a avaliação objetiva
das verdadeiras causas do fracasso.
A prática da terceirização oferece diversas vantagens, como:
especialização, maior competitividade, melhoria da qualidade, maior
atenção à gestão de custos, redução do desperdício, concentração de
esforços na atividade principal, maior flexibilidade nas oscilações da
demanda. Porém também oferece desvantagens: maior rotatividade de
mão-de-obra, maiores riscos de furtos e atos de vandalismo,
impossibilidade de vincular em contrato a obrigatoriedade de uma
determinada pessoa fazer um serviço, empresa contratante pode responder
pelas dívidas da prestadora em caso de não cumprimento das obrigações
trabalhistas, funcionário da prestadora não pode ser acionado como se
pertencesse à contratante.
A empresa contratante deve se precaver ao máximo na
formalização do contrato, exigindo da empresa candidata à prestação do
serviço o maior detalhamento possível da proposta. Também é fundamental
que o parceiro escolhido tenha afinidade e busque conhecer a cultura da
empresa contratante. A transferência das atividades para a empresa
contratada deve ser feita gradualmente, com o intuito de evitar se
desfazer a estrutura própria correspondente.
Bibliografia:
http://www.geocities.com/WallStreet/Market/4702
http://www.abradif.com.br/treinamento/guia2001/guia/servico/servico0301.pdf
Mapa
|
Monografias