BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

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Projeto de Terceirização


Leonardo
Lamarca é estudante de
Engenharia da PUC-Rio

Resumo:

     A terceirização de serviços é um processo de gestão pelo qual se repassam alguma atividades para terceiros,  com os quais se estabelece uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua. Nesta monografia serão informadas em quais situações as empresas optam por esta atividade, bem como as vantagens e desvantagens oferecidas e os cuidados que devem ser tomados.

Introdução:

        A terceirização originou-se nos Estados Unidos, logo após a eclosão da II Guerra Mundial, pois as indústrias bélicas tinham que se concentrar no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades à empresas portadoras de serviços. Ela consiste na contratação de empresa especializada para realizar, com mão-de-obra a ela vinculada, serviços complementares necessários ao desenvolvimento do negócio. Esta atividade, que no passado era restrita às atividades secundárias, ganhou maior importância

         A decisão sobre qualquer forma de terceirização deve determinar que tanto a qualidade quanto a produtividade do serviço serão iguais ou melhores que as produzidas com recursos próprios, além da análise de viabilidade econômica para tal. Esta é fundamental na fase de planejamento, pois os gestores apenas valorizam o volume de receita obtida e o lucro bruto, e esquecem que a empresa continua absorvendo parte dos custos e das despesas fixas dessas atividades terceirizadas.

           Em muitas situações a opção pela terceirização baseia-se simplesmente na intenção da empresa de amenizar as preocupações com a administração de pessoas. Porém, o que se deve fazer quando uma determinada atividade se transforma em uma constante geradora de problemas, antes de se optar pela terceirização, é a avaliação objetiva das verdadeiras causas do fracasso.

            A prática da terceirização oferece diversas vantagens, como: especialização, maior competitividade, melhoria da qualidade, maior atenção à gestão de custos, redução do desperdício, concentração de esforços na atividade principal, maior flexibilidade nas oscilações da demanda.  Porém também oferece desvantagens: maior rotatividade de mão-de-obra, maiores riscos de furtos e atos de vandalismo, impossibilidade de vincular em contrato a obrigatoriedade de uma determinada pessoa fazer um serviço, empresa contratante pode responder pelas dívidas da prestadora em caso de não cumprimento das obrigações trabalhistas, funcionário da prestadora não pode ser acionado como se pertencesse à contratante. 

             A empresa contratante deve se precaver ao máximo na formalização do contrato, exigindo da empresa candidata à prestação do serviço o maior detalhamento possível da proposta. Também é fundamental que o parceiro escolhido tenha afinidade e busque conhecer a cultura da empresa contratante. A transferência das atividades para a empresa contratada deve ser feita gradualmente, com o intuito de evitar se desfazer a estrutura própria correspondente.      

Bibliografia:
http://www.geocities.com/WallStreet/Market/4702

http://www.abradif.com.br/treinamento/guia2001/guia/servico/servico0301.pdf

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