BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

29


Gestão Ambiental


Iná Maia
é estudante de
Engenharia da PUC-Rio

Resumo:

O objetivo deste trabalho é explicar um pouco sobre essa nova atividade - gestão ambiental - que vem crescendo, mas muitos não sabem o que é.

Nesta monografia, serão abordados os principais objetivos dessa atividade, área de atuação e suas finalidades.

 

Introdução:

Ao contrário do que se pensa, meio ambiente não é apenas fauna e flora, e sim o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e seres humanos.

A gestão ambiental busca, então, promover ações em determinados espaços. Essas priorizam a saúde e a segurança das pessoas e a proteção da natureza, através da eliminação e/ ou minimização dos impactos ambientais.

Hoje, tem-se percebido um aumento considerável do interesse por parte de empresas nessa área ambiental. Essa mentalidade começou a surgir a partir do momento em que se notou a importância do meio ambiente para a sobrevivência dos seres humanos, e a sua paralela degradação.

Na medida em que a população humana cresce desordenadamente e agride o meio ambiente, nota-se que os recursos naturais vão se tornando escassos (e a maioria não é renovável) e por isso, mais caros.

A gestão ambiental surge, então, para otimizar essa relação entre seres humanos e natureza, uma vez que são interdependentes. Suas atividades podem perpassar desde procedimentos obrigatórios de atendimento da legislação ambiental até a fixação de políticas ambientais que visem a conscientização de todo o pessoal da organização.

Nas empresas, o objetivo permanente da gestão é a melhoria da qualidade ambiental e o aprimoramento constante desse sistema, de acordo com as políticas ambientalistas estabelecidas. Muitas vezes, faz também parte da gestão manter em conjunto a área de segurança do trabalho e a saúde dos trabalhadores e colaborar com setores econômicos, para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem agressões ao meio ambiente.

De acordo com as normas da NBR ISSO 14001, cujo papel é prover às organizações os elementos de um sistema de gestão ambiental eficaz, seus objetivos pré-definidos, são:

Implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental;

Assegurar-se de sua conformidade com sua política ambiental definida;

Demonstrar tal conformidade a terceiros;

Buscar certificação / registro do seu sistema de gestão ambiental por uma organização externa;

Realizar uma auto-avaliação e emitir auto-declaração de conformidade com esta norma.

Contudo, sabe-se que é difícil, em projetos, atrelar o que se pretende fazer com o que de fato será feito, por isso na implementação de um sistema de gestão, alguns cuidados básicos têm que ser tomados, para que as intenções sejam transformadas em ações reais.

No planejamento, a organização deve estabelecer e manter procedimentos que permitam avaliar, controlar e melhorar os aspectos ambientais da empresa, especialmente no que diz respeito ao cumprimento da legislação, normas, uso racional de matérias-primas e insumos, saúde e segurança dos trabalhadores e minimização de danos ambientais, dentre outros aspectos.

O sistema só pode ser encerrado após a capacitação e os mecanismos de apoio para sua conclusão, isso inclui: disponibilizar recursos humanos, físicos e financeiros e assim viabilizar as metas propostas.

Conclusão:

A gestão ambiental tem seus fundamentos básicos na implementação, e requer que se cumpra um roteiro, para sua boa execução. Apesar disso, tem um leque muito grande de área de atuação e quando bem administrada consegue muito apoio financeiro, por ser de interesse de grandes empresas

Bibliografia:

http://www.indg.com.br

http://www.ambientebrasil.com.br

 

Mapa  Monografias