BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

31


Gestão do Desenvolvimento Sustentável

Renata M. dos Santos T. Mello studante de
Engenharia da PUC-Rio
 

RESUMO

O termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez em 1987, no Relatório de Brundtland, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a seguinte definição: “Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades” (appud BRÜSEKE, 1995).  Esta nova proposta de desenvolvimento aponta medidas globais para solucionar problemas de degradação ambiental, de modo a evitar o colapso de um sistema de produção  .Por estes motivos , que  as empresas  desenvolvem seus projeto através de uma gestão ambiental .

INTRODUÇÃO .

Os impactos ambientais  resultados de ações passadas podem ser observadas hoje através do efeito estufa , crise do petróleo  e o  descongelamento das geleiras. Estes desastres ecológicos  fazem  com que a população mundial reflita e se  organize  por meio  de ONGs e protocolos , como o de Kyoto , para freiar as empresas que através da alta tecnologia vem  ameaçando o nosso ecossistema.

Hoje , com a consciência ecológica as empresas tomam cuidado para a realização de seus projetos pois qualquer irregularidade , pode fazer com que  a sua   imagem seja  arruinada. Há como uma imposição que as empresas , cada vez mais têm que buscar a excelência no trato da questão ambiental, pois disso, com certeza, dependerá suas sobrevivências no mercado.

São por esses motivos que as companhias ao desenvolverem um projeto incluem o gerenciamento ambiental. Em que devem continuamente conduzir pesquisas em todas as fases da produção, a fim de minimizar os impactos ambientais..A gestão de um projeto com a preocupação ambiental ( gestão ambiental ) visa   o  desenvolvimento sustentável de uma região agrícola que requer a seleção de sistemas de produção que atentem para condições ambientais diversificadas e  aplicação de novas práticas de gestão democrática por meio de políticas públicas, que envolvam parcerias entre órgãos governamentais, sociedade civil e setor privado, visando a negociação de consensos e a resolução de eventuais conflitos, especialmente sobre questões relacionadas ao acesso e à utilização dos recursos naturais. 

O gerenciamento ambiental , tem que ser considerado como uma preocupação das empresas na preservação e recuperação ambiental.Percebe-se que tal gestão é um processo crescente e sem volta que , a cada dia, faz com que todos os segmentos produtores adotem medidas que levam à aplicação de atividades empresariais de uma maneira ambientalmente sadia.

Empresas que ignoram o desenvolvimento sustentável podem responder por crimes ambientais e perder  a sua credibilidade no mercado .Um exemplo atual é a maior  rede de fast food , McDonald’s que no relatório “Comendo a Amazônia ” publicado pelo Greenpeace Internacional ,  está sendo acusada de destruir a Amazônia  .Neste relatório ,  o restaurante e supermercados europeus  estão  sendo culpados por  destruírem a maior floresta tropical do mundo, incentivando o desmatamento, grilagem de terras e violência contra as comunidades, para atender a demanda mundial por soja. Como resposta, dezenas de frangos de dois metros de altura invadiram várias lanchonetes do McDonald’s na Inglaterra e se acorrentaram às cadeiras. Durante a noite, centenas de voluntários do Greenpeace panfletaram as ruas do país, distribuindo folhetos com uma ilustração do Ronald McDonald segurando uma motosserra.. Esta campanha  foi feita pelo Geenpeace  para sinalizar aos consumidores que quando eles compram algum produto no McDonald’s , na verdade ,  é um pedaço da Amazônia que eles estão comendo.A falta de responsabilidade ambiental pode fazer com que uma grande empresa entre em crise pois para gerenciar uma empresa hoje o gerente deve conciliar a maximação de seus lucros com a sua responsabilidade social.

Uma empresa ambientalmente responsável deve, portanto, gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, buscando minimizar aqueles que são negativos e amplificar os positivos. Deve agir para a manutenção e melhoria das condições ambientais, minimizando ações próprias potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as práticas e conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental.

“Pode-se então concluir que a Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada”.

Bibliografia:

http://www.greenpeace.org.br/vivaamazonia/noticias.php?conteudo_id=2676

http://www.gestaoambiental.com.br/articles.php?id=43

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./gestao/index.html&conteudo=./gestao/artigos/artigo_gestao.html

Mapa  Monografias