Amanda Renaut é
estudante de
Engenharia da PUC-Rio
Resumo
Na gestão de custos é
preciso compreender os tipos de custos, entender a natureza das
atividades com valor agregado e sem valor agregado que afetam as
empresas e analisar as possíveis dificuldades na sua aplicação a vida
real de uma empresa.
Introdução
Por definição, custo é o
total de gastos com bens materiais (matéria-prima, mão-de-obra, máquinas
etc.) de um estabelecimento industrial na elaboração de seus produtos.
Custo é o valor de mercado de algum produto, calculado monetariamente, a
partir do capital e do tempo gastos na sua produção e a margem de lucro
de seu produtor. Porém, no ponto de vista teórico do mercado consumidor,
custo não se pode ser base nem para a determinação do preço da
mercadoria, nem para o lucro que seu produtor vai ter.
Os custos podem ser
classificados como:
1.
Fixos:
os custos não dependem nem da produção nem do faturamento, assim como
aluguel, energia elétrica, telefone, salários e etc.
2.
Variáveis:
os custos variam de acordo com a quantidade da produção e do
faturamento, assim como matéria-prima, despesas com vendas, comissões
aos vendedores e etc.
A gestão de custos é uma
dificuldade muito comum encontrada por seus administradores,
principalmente os de franquias, pois além de ter que achar meios mais
baratos para as soluções de possíveis problemas numa empresa, o
franqueado pode não conhecer bem a constituição de custos dos seus
produtos e serviços, pelo fato de que, em certos casos, não tem
autonomia suficiente sobre a franquia.
Um problema de custo que
afeta as empresas é o valor agregado. Atividades com valor agregado são
aquelas que beneficiam o cliente, incorporando ao produto alguma
facilidade, aumentando o preço de custo e podendo vir a determinar o
preço da venda da mercadoria. Mesmo com o aumento do custo, às vezes não
se pode aumentar consideravelmente o preço da venda, já que o mercado
segue uma linha quase padrão de preço dos produtos. Isso causa
diminuição dos lucros e a necessidade de se rever o método de gestão de
custos que esta sendo usado naquela empresa.
Quanto maior a
competição a qual a empresa estiver submetida, mais importante será a
questão da gestão de custos. A empresa terá que utilizar estratégias
criativas a fim de ter vantagem sobre seus adversários. Os sistemas de
gestão em geral, principalmente os de custos, devem ser constituídos de
maior flexibilidade, característica necessária para sua compatibilidade
a um ambiente que deve ser baseado na inovação.
Bibliografia:
http://libdigi.unicamp.br/document/?view=136
http://www.citynet.com.br/phoenix/biblioteca.htm
http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/valor.html
http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v2_n3/sistemas_de_gestao_de_custos.pdf