BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

33


Gestão de custos

Amanda Renaut é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
 

 

Resumo

Na gestão de custos é preciso compreender os tipos de custos, entender a natureza das atividades com valor agregado e sem valor agregado que afetam as empresas e analisar as possíveis dificuldades na sua aplicação a vida real de uma empresa.

 

Introdução

Por definição, custo é o total de gastos com bens materiais (matéria-prima, mão-de-obra, máquinas etc.) de um estabelecimento industrial na elaboração de seus produtos. Custo é o valor de mercado de algum produto, calculado monetariamente, a partir do capital e do tempo gastos na sua produção e a margem de lucro de seu produtor. Porém, no ponto de vista teórico do mercado consumidor, custo não se pode ser base nem para a determinação do preço da mercadoria, nem para o lucro que seu produtor vai ter.

 

Os custos podem ser classificados como:

1.        Fixos: os custos não dependem nem da produção nem do faturamento, assim como aluguel, energia elétrica, telefone, salários e etc.

2.        Variáveis: os custos variam de acordo com a quantidade da produção e do faturamento, assim como matéria-prima, despesas com vendas, comissões aos vendedores e etc.

 

A gestão de custos é uma dificuldade muito comum encontrada por seus administradores, principalmente os de franquias, pois além de ter que achar meios mais baratos para as soluções de possíveis problemas numa empresa, o franqueado pode não conhecer bem a constituição de custos dos seus produtos e serviços, pelo fato de que, em certos casos, não tem autonomia suficiente sobre a franquia.

 

Um problema de custo que afeta as empresas é o valor agregado. Atividades com valor agregado são aquelas que beneficiam o cliente, incorporando ao produto alguma facilidade, aumentando o preço de custo e podendo vir a determinar o preço da venda da mercadoria. Mesmo com o aumento do custo, às vezes não se pode aumentar consideravelmente o preço da venda, já que o mercado segue uma linha quase padrão de preço dos produtos. Isso causa diminuição dos lucros e a necessidade de se rever o método de gestão de custos que esta sendo usado naquela empresa.

 

Quanto maior a competição a qual a empresa estiver submetida, mais importante será a questão da gestão de custos. A empresa terá que utilizar estratégias criativas a fim de ter vantagem sobre seus adversários. Os sistemas de gestão em geral, principalmente os de custos, devem ser constituídos de maior flexibilidade, característica necessária para sua compatibilidade a um ambiente que deve ser baseado na inovação.

 

Bibliografia:

http://libdigi.unicamp.br/document/?view=136

http://www.citynet.com.br/phoenix/biblioteca.htm

http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/valor.html

http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v2_n3/sistemas_de_gestao_de_custos.pdf

Mapa  Monografias