BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

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Marketing Estratégico


Fernanda Stussi é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
Abril 2006

“A coisa mais importante, a saber, a respeito de produtos intangíveis é que o cliente habitualmente não sabe o que está obtendo enquanto não deixar de obtê-lo” – Theodore Levitt

Resumo

O Marketing é hoje um tema de conversação em todos os âmbitos. De acordo com Kotler, cujo nome é considerado sinônimo de Marketing, estratégia de mercado é uma atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através do processo de troca. Quanto mais evoluem as sociedades, maior é o nível de ambição de seus indivíduos. A compreensão da mente do consumidor equivale a uma das áreas mais complexas da estratégia de Marketing. O comportamento de compra de um consumidor está focado na busca de suas satisfações, entretanto, a idéia central do Marketing é considerar que o que o consumidor busca, não é o bem em si, mas sim o serviço que presta este bem.

 

Introdução

À medida que caminhamos rumo ao póstumo desconhecido, indagamo-nos o que nos aguarda. Segundo Dennis Gabor, ganhador do Prêmio Nobel de Física (1971), “a melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo". Embora esta frase tenha sido citada por um físico, ela se encaixa perfeitamente ao conceito de Marketing, o qual costuma-se defini-lo como um conjunto de ferramentas de análise e de métodos de previsão utilizados com o propósito de desenvolver um enfoque perspectivo das necessidades da demanda.

No atual panorama econômico, a excelência operacional pode ajudar a empresa a vencer, mas não é o suficiente para mantê-la na liderança, já que dentro de pouco tempo, outras empresas irão certamente alcançá-la ou até mesmo superá-la, em termos de concorrência e eficiência. Com o progresso desenfreado da tecnologia, o mundo dos negócios está em freqüente modificação. E junto com ele, cresce a necessidade de uma constante atualização das inovações no meio mercadológico. Ainda que haja diversas formas de se atrair a atenção do consumidor, tais como anúncios em outdoors, canais de televisão, jornais, estações de rádio e outros meios como o telemarketing e a internet, falta “a vontade de as empresas sobreviverem e satisfazerem ao público, por meio de inventividade e talento” (Jacques Barzun).

 

O Marketing estratégico se ocupa da análise das necessidades do indivíduo e das organizações, e de seguir a evolução dos mercados de referência e identificar os diferentes produtos-mercado e segmentos atuais ou potenciais sobre a base de uma análise da diversidade das necessidades a encontrar. Dentre as inúmeras formas de planejamento estratégico, é de grande destaque a análise SWOT. A sigla estrangeira provém das iniciais das palavras Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) e refere-se aos pontos a serem analisados. A análise SWOT é uma artifício integral de um planejamento de Marketing. Na medida em que se identificam as falhas, aumenta a possibilidade de se criar medidas eficazes como forma de melhorar o progresso. Saber o que a SWOT significa e como utilizá-la de maneira eficiente é essencialmente importante para o acompanhamento do processamento de uma empresa, dada a situação em que se encontra o Marketing dos tempos modernos.

 

"O Marketing não é a arte de vender o que se produz, mas o que deve ser produzido” (Philip Kotler). Em suma, a função do Marketing estratégico é orientar a organização quanto às oportunidades econômicas que oferecem um potencial e de crescimento e rentabilidade. Dessa forma, conclui-se que a principal finalidade de uma estratégia de marketing é então, pôr a empresa ou indústria em uma posição em que seja possível cumprir a sua missão com êxito.

Bibliografia

Kotler, Philip; Marketing para o século XXI, Futura, 1999

Martins, Isnard; Miopia em Marketing ; Consulta em: 03.05.06

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Miopia%20em%20MKT%204%20decadas%20depois.htm ; Consulta em: 04.05.06

http://www2.uol.com.br/livromarketing/cap04.htm ; Consulta em: 05.05.06

http://www.bplans.com/ma/swotanalysis.cfm?sf=swot&CMP=KNC-google&ovchn=GGL&ovcpn=swot+analysis+campaign&ovcrn=swot&ovtac=PPC&engine=adwords!1955&keyword=%2_

Aswot+marketing%2A&match_type=&gclid=CJ2ZxeKO4IQCFQXnLAodG1ZQpw ; Consulta em: 03.05.06


 

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