BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

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Como voa um aeromodelo?

Felipe Astrachan é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
 

Resumo

Essa monografia tem como objetivo explicar como um aeromodelo se sustenta no ar, e como ele voa. O vôo de um aeromodelo é semelhante ao de um avião comum e para se explicar como esse pequeno avião se mantém no ar precisamos entender sobre como a velocidade do ar varia dependendo do formato da asa. Além disso o avião precisa se locomover no ar, também iremos saber como ele faz isso, e que mecanismos usa para que isso aconteça.

Introdução

A mais simples pergunta para a pergunta do título seria: um avião voa porque tem asas, porém, a verdadeira pergunta a ser respondida é que propriedades as asas tem para fazer um avião voar?

Primeiramente devemos entender que, conforme a área da asa varia, a velocidade com que o ar passa por cima e por baixo dela varia também. Podemos comparar isso a um rio. Se temos um fluxo de água constante, ao passar por um pedaço onde a área é grande, a velocidade com que a água passa é pequena. Se aos poucos diminuirmos a área com que esse fluxo passa, a velocidade aumentará.

Figura 1

A diminuição da área é proporcional ao aumento da velocidade.

A mesma analogia podemos fazer para o ar ao passar pelas asas de um avião. Conforme a área que o ar passa aumenta a velocidade com que ele passa diminui. Essa velocidade é também proporcional à pressão na asa. Ao aumentar-se a velocidade diminui-se também a pressão. Essa pressão está claramente associada às áreas Quanto maior a área embaixo da asa, maior é a pressão também.

Como a área embaixo da asa aumenta, a velocidade diminui e a pressão também aumenta. Fazendo com que o avião se erga no ar tendo um fluxo de ar constante a uma pressão maior que a atmosférica.

Figura 2

Além dessas diferenças de pressão e velocidade, as forças de sustentação no avião atuam para mantê-lo sempre voando.Existem diversas forças em todas as partes do avião, seu conjunto é também um aditivo que mantém o vôo do avião.

Essas características de área e velocidade e pressão criam todo um modelo que tenta sempre manter o avião estável. Os planadores são os aviões estáveis por excelência e tentam criar essas condições ao máximo.

Respondendo á pergunta do início:

            Os aviões voam porque o perfil das suas asas cria uma força aerodinâmica de sustentação!  

A movimentação de um avião no ar:

Ailerons:

A função do aileron é mover-se, para cima ou para baixo (alternadamente em cada lado da asa) a fim de mudar o fluxo de arque por lá passa diminuindo ou aumentando a sustentação naquele lado da aeronave, fazendo girar em torno do seu eixo (movimento de rolagem). Os dois ailerons atuam de forma inversa de cada lado da asa, ou seja quando se quer rotacionar o avião para a direira, o aileron da asa esquerda abaixa, e oa aileron da asa direita levanta, assim o ar que passa sobre a asa direita encontra uma resistência na parte de cima, e afunda a asa direita pra baixo. O ar que passa abaixo da asa esquerda encontra uma resistência e empurra a asa esquerda para cima, fazendo o avião girar.

Figura 3

Flaps:

Flaps são superfícies articuladas naasa de um avião que, quando se abre, muda o perfil da asa dando mais sustentação. Eles são usados normalmente no momento do pouso pra permitir que se voe mais devagar e para preparar a saida do solo.

Figura 4

Leme:

Ele serve simplesmente para virar a direita ou a esquerda o avião. Ao ser virado, ele faz o ar bater em um lado que empurra o avião para o outrpo lado. Normalmente ele é usado junto com o aileron para que as curvas não sejam tão simetricas e para que se gire com maior facilidade.

Conclusão:

Um avião para voar depende da pressão sobre sua asa, a velocidade com que o ar passa por ela e o formato de sua asa. Esse conjunto de coisas cria sustentacao suficiente para o avião no ar.

Para se locomover durante o vôo, o avião usa diversos mecanismos tais como o aileron, flap e leme para chegar ao seu destino.

 

Bibliografia

www.wikipedia.org Consulta em 10/05/06

www.aeromodelos .netConsulta em 09/05/06

http://www.aba-br.org.br/ Consulta em 10/05/06

Aula Professor Mauro Scwank 14/04/06

http://www.hobbys.com.br/caracteristicas%20projeto%202.htm Consulta em 11/05/06 http://www.yahoo.com.br Consulta em 11/05/06
 

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