BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

37


O Custeio Variável em uma Empresa


  Samantha Sotello é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
 

Resumo

 

Esse trabalho trata de métodos de custo e da importância que tem a redução de gastos para uma empresa.

Quanto mais gastos puderem ser subtraídos,mais vantajoso é para o empresário e quanto menos custos houver sobre um produto, mais atraente é para o consumidor.

O bom gerenciamento de custos gera maiores condições competitivas no mercado; por isso os conceitos de custo estão sendo,cada vez mais,abordados em diversos setores da economia.

 

 Introdução

 

Antigamente,o preço final do produto era a soma de seus custos de fabricação com o lucro pretendido pelo empresário.Mas a filosofia da atualidade é outra: o preço é definido pelo mercado, então o gestor visa reduzir ao máximo seus custos para obter o lucro desejado. O atual cenário mundial de globalização, com o avanço tecnológico e do gerenciamento, faz com que a competitividade torne-se uma palavra-chave para o sucesso de uma organização.

Com isso, é muito importante a reorganização dos setores de uma empresa afim de aumentar a produtividade e produzir vantagens competitivas,que são elementos diferenciais para o sucesso.Partindo desse princípio,foram criados métodos aplicáveis com diversas variáveis,tais como o custeio por absorção,o custeio variável e o método de custeio ABC,que serão definidos e exemplificados abaixo:

 

1.     Custeio por Absorção: custos indiretos são adicionados aos produtos através de critérios pré – determinados de rateio,tais como horas de mão-de-obra,horas-máquina(“Calcula-se o custo horário de cada operação produtiva em cada máquina e o tempo necessário para cada produto fabricado. Somando-se todos os elementos básicos, a medida que os produtos passam pelas diferentes fases de produção, chega-se ao custo total”.-- José Geraldo Mattos--),dentre outros. Neste método se encontra a departamentização,que leva em conta várias especialidades,atividades e funções.Ela visa separar as atividades em departamentos de mesma natureza,buscando uma maior eficiência nas operações. Seus custos vão para o ativo na forma de produtos e só podem ser considerados despesas ao ocorrer a venda do produto, Princípio da Realização.

 

2.     Custeio Variável: Custeio variável é o método de se avaliar a estocagem de produtos considerando-se custos do produto apenas os diretos e indiretos, que tendem a variar em relação ao volume,sendo os custos fixos descarregados diretamente como despesas do período.São exemplos destes materiais diretos,mão-de-obra direta e custos variáveis indiretos incluídos.

 

3.     Custeio ABC: O princípio básico do ABC é que as atividades são as causas dos custos, e os produtos incorrem nestes mesmos custos através das atividades que eles exigem. O ABC, na prática, leva a um rastreamento de dados que habitualmente não são considerados nos sistemas de custeio tradicionais, por extensão, ele ajuda a redimensionar a mentalidade gerencial das empresas onde é aplicado(José Geraldo Mattos). Primeiro os custos são atribuídos às atividades fazendo uso dos direcionadores de recursos,em seguida os custos das atividades são atribuídos aos produtos através dos direcionadores das atividades.(PAMPLONA,1997).

Exemplo de Resultados Simplificado

 

à vendas líquidas:::  24332,28

  à custos variáveis:::  -3897,36::16%

àcustos fixos:::  -8879,22:::36%

àlucro antes dos impostos:::  11555,69:::47%

àimpostos:::  -1086,15:::4%

àlucro líquido:::10469,54:::43%

 

Bibliografia:

 

http://www.iem.efei.br/ecofin/projetos/GC.htm

http://www.gea.org.br/scf/sistemas.html

http://www.pde.com.br/conceitos.php

http://www.iem.efei.br/ecofin/dissertacoes/beneditomagalhaes.htm

Mapa  Monografias