BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

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Gestão de custos sob a perspectiva do franqueador


  Allan Cohen é estudante de Engenharia da PUC-Rio  

Ao iniciar um projeto ou um trabalho, toda empresa tem q c preocupar com diversos aspectos.Nessa monografia falaremos de um desses: a gestao de custos. O gerenciamento de custos administra os processos necessários para que o projeto seja realizado dentro do orçamento previsto.É uma ferramenta  indispensável para qualquer um que queira realizar um trabalho organizado e seguro e com o menor e custo possível.

            No ambiente competitivo em que estão inseridas as empresas na atualidade, verifica-se um crescimento significativo da divulgação sobre a importância de uma adequada gestão de seus custos, objetivando a manutenção de sua sustentação competitiva no mercado.

Para facilitar a gestão de custos de uma empresa, eles são classificados em custos fixos e variáveis. Na categoria dos custos fixos estão aqueles que ocorrem independentemente da produção e/ou faturamento. Os principais são: aluguel, condomínio, energia elétrica, telefone, salários mais encargos sociais, honorários do contador, despesas com material de consumo administrativo, de limpeza, etc. Já os custos variáreis, variam conforme o volume de produção e faturamento. Como exemplo, podemos citar: matéria-prima, embalagens, despesas operacionais com vendas, comissões aos vendedores, impostos sobre as vendas, entre outros.

A gestão de custos é, na maioria das vezes, uma das principais dificuldades enfrentadas por franqueados de diversas áreas. Isto acontece sobretudo pelo fato do franqueado não conhecer bem a composição de custos de seus produtos e serviços, e/ou pelo fato de praticar preços sugeridos ou impostos pela franquia.

Para obter um melhor resultado operacional os franqueados precisam ter ações focadas no mercado, especialmente nos clientes e concorrência. Gerar receita para o negócio é fundamental, mas a atenção com os custos é também vital. Portanto, é extremamente necessário que cada franqueado detenha o controle sobre eles. Isto inclui principalmente a atenção com a folha de pagamento e seus encargos, controle dos gastos com matéria prima, estoque, enfim tudo que afeta, direta ou indiretamente, a margem de lucro da empresa.

O fato do franqueado não dominar ou não controlar os custos de sua operação o coloca em condições de alto risco, podendo ir da descapitalização  que é o mais comum, até ao fechamento da unidade

 

Conclusão:

Portanto, é preciso que cada um entenda qual é o seu negócio e o que agrega valor a ele, e acompanhar as receitas e custos de sua própria operação diariamente. O trabalho focado na conquista e manutenção de clientes, atendimento e qualidade de produtos e serviços geram receitas, mas não bastam para garantir o melhor resultado operacional, é preciso cuidar bem da gestão dos custos. Os custos exigem vigilância permanente, para não deixar o sonho de ter uma franquia virar pesadelo.

Bibliografia: http://www.ietec.com.br/ietec/techoje/materias_tec/administracao/editoria2dentrodeadm/dtml_listagem

http://www.guiadofranchising.com.br/pesqsistema/franqueador.php

http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v2_n3/sistemas_de_gestao_de_custos.pdf

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