BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

39


A importância do método de Taguchi  para o projeto de Engenharia

  Kleimerson Andrade é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
 

Resumo

  O objetivo desta monografia é mostrar a aplicabilidade do método de Taguchi para o projeto de um produto. Este método foi desenvolvido com grande preocupação de facilitar a sua aplicação prática, o que lhe permitiu desenvolver grande fama entre empresas e profissionais, principalmente japoneses. Por outro lado, muitas críticas de especialistas em estatísticas têm se manifestado mostrando limitações do procedimento deste método objetivando a diminuição de sua complexidade. De qualquer modo, devido alguns resultados práticos já alcançados, o método de Taguchi também tem encontrado aceitação entre engenheiros e reconhecimento por sua contribuição com os conceitos de função perda e projeto robusto, que serão explicados nesta monografia

Introdução

  Desenvolvido pelo engenheiro Genich Taguchi, o método de Taguchi se trata de uma metodologia para a melhoria contínua da qualidade baseada em conceitos estatísticos. Este método começou a ser divulgado principalmente pela indústria automobilística no início dos anos 80. No Brasil, aplicação do método é ainda incipiente. Este processo de controle de qualidade foi dividido em duas etapas primordiais: controle de qualidade “off-line” (fora de linha de produção) e “on-line” (na linha de produção)

  O método de controle de qualidade “off-line” é utilizado durante o projeto de produto e do processo de seu desenvolvimento para garantir a sua melhoria da qualidade. Já o método “on-line” refere-se ao método empregado durante a produção do produto com o mesmo objetivo que o “off-line”.

  O método de Taguchi possui dois princípios fundamentais:

1- perdas de qualidade devem ser consideradas como desvio que uma característica funcional apresenta em relação ao valor esperado da mesma.

2-Obter um sistema com altos níveis de qualidade exige que a qualidade seja projetada desde o projeto

  Pelo que se pode observar, o principal fundamento do método de Taguchi para o engenheiro de qualidade é o conceito de perda. Para Taguchi, a perda está relacionada com os custos incorridos na produção, e também os custos sofridos pelos consumidores no decorrer da vida útil do produto. A proposta do seu método consiste em determinar a função perda do produto e otimizá-la por meio de técnicas estatísticas. Estas análises permitem identificar os parâmetros ótimos de projeto minimizando deste modo as influências das fontes de “ruídos” (temperatura, deteriorização, umidade, etc.) no desempenho do produto evitando a perda de sua qualidade.

  O trabalho do Dr Taguchi não só demonstrou uma nova abordagem para a área de qualidade, mas também consolidou o conceito de Projeto Robusto, ou seja, o de projetar produtos minimizando a influência dos fatores ambientais.

Etapas básicas para a aplicação do método de Taguchi

  Identificação dos fatores: É uma etapa importante pois a não consideração de um fator pode distorcer ou impedir a função perda. Consiste em identificar os fatores (ruído e outros fatores do ambiente) e os parâmetros de produto relevantes prevendo-se as possíveis influências e interações com os demais.

  Planejamento e condução dos experimentos: Consiste na coleta de dados experimentais que permitirão a construção da função perda e da relação sinal/ruído (medida de variabilidade do desempenho do produto) através da escolha do tipo de planejamento que melhor se aplica ao problema.

  Predição dos ótimos níveis de parâmetros: É obtido um modelo estatístico da relação sinal/ruído com os dados coletados no experimento e, aplica-se neste modelo, técnicas de otimização para encontrar os valores dos parâmetros ótimos dos produtos. Ao final desta etapa é possível determinar um conjunto de características do produto que tornam seu desempenho estável e robusto.

  Validação dos resultados: Se coloca como necessidade a verificação dos níveis ótimos definidos para os parâmetros. Isto devido o fato de estes serem frutos de um modelo estatístico, se tornando apenas uma aproximação da realidade. Este processo pode ser realizado por se conduzir um experimento com um protótipo cujos parâmetros são ajustados conforme os valores ótimos obtidos na fase anterior. Os resultados deste experimento devem coincidir com os encontrados por meio de modelo, dentro da margem de segurança. Se isto ocorrer, os parâmetros poderão ser aprovados como especificações para o projeto.

Conclusão

  O método de Taguchi, quando aplicado no desenvolvimento do produto, permite identificar as condições que conduzem ao desenvolvimento de produtos uniformes evitando a perda de suas qualidades. Alguns métodos tradicionais, ao avaliarem os custos da não qualidade, normalmente não consideram as perdas resultantes dos desvios das características dos produtos em relação ao que é esperado. Embora tenha sido criticado, neste ponto a sua aplicabilidade deve ser reconhecida.

Bibliografia

http://www.numa.org.br/conhecimentos consultada em 02/05/2006.
http://www.eps.ufsc.br/teses98/glaucia/cap3.html consultada em 02/05/2006
http;//www.janelanaweb.com/manageme/taguchi.html consultada em 02/05/2006

Mapa  Monografias