Resumo:
A nova visão da análise
de custos é concentrada nos aspectos estratégicos da contabilidade
gerencial. O objetivo dessa gestão é identificar o impacto financeiro
das diferentes decisões administrativas que ocorrem dentro de uma
empresa. Através dela, os profissionais irão avaliar a competitividade
da empresa e planejar assim, uma estratégia de investimento de seus
negócios.
Introdução:
Com o processo intenso
da globalização, as empresas passaram a concorrer, não apenas com as
outras empresas de costume, mas também com empresas do mundo todo, que
utilizam estratégias de mercado, custo, propaganda, dentre outras, bem
diferenciado da sua, assim essas deverão fazer uma análise de custo e
alterar sua estratégia de investimento para que possa, portanto, voltar
ao mercado.
A nova preocupação das
empresas, atualmente, é a busca pela qualidade de seu produto e pelo bom
atendimento ao cliente. É necessário também, ter um aperfeiçoamento
constante e tentar continuamente reduzir ou eliminar atividades da
empresa que não irão gerar benefícios futuros. Assim, elas necessitam
direcionar se para novas tecnologias avançadas de produção, de gestão
empresarial e de geração de valor ao cliente com qualidade, pois senão o
fizer, não conseguirão concorrer com as demais e poderão até mesmo
falir.
As decisões de custo
continuarão a ser tomadas com base também nas questões tradicionais
como: avaliação de estoques, a determinação do preço de venda do produto
e decisões de compras de materias. Porém, atualmente, deve-se levar em
conta também a otimização dos custos e a relação desse com a estratégia
da empresa, melhorando assim a utililização dos recursos, já que o preço
do produto nos dias de hoje, deve ser feito relacionando não só aos
gastos do produto em si, mas também a vários outros fatores externos,
como segurança, salários, engenharia, aspectos de informática, dentre
outros.
Há, portanto, a busca
freqüente das empresas pela qualidade, flexibilidade, aperfeiçoamento
contínuo e eliminação do desperdício, para que assim essas possam vencer
a concorrência, obter lucros e ser bem sucedida no mercado. Então, as
empresas vem buscando criar um departamento próprio, que resolva apenas
essa questão do gerenciamento de custos, contratando economistas e
engenheiros, para assim estudarem o caso particular de sua empresa e
planejarem formas de acabar com os desperdícios e investir em áreas mais
importantes, fazendo com que as empresas possam concorrer com outras
demais e lucrarem sobre essas vantagens obtidas.
Bibliografia:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-06052005-154251/
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