BIBLIOTECA DOS

NOVOS
ENGENHEIROS

Introdução à Engenharia
2006-1

Isnard Martins

 

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Gestão estratégica de custos

  Ana Carolina Kleiberger é estudante de
Engenharia da PUC-Rio
 

Resumo:

A nova visão da análise de custos é concentrada nos aspectos estratégicos da contabilidade gerencial. O objetivo dessa gestão é identificar o impacto financeiro das diferentes decisões administrativas que ocorrem dentro de uma empresa. Através dela, os profissionais irão avaliar a competitividade da empresa e planejar assim, uma estratégia de investimento de seus negócios.

Introdução:

Com o processo intenso da globalização, as empresas passaram a concorrer, não apenas com as outras empresas de costume, mas também com empresas do mundo todo, que utilizam estratégias de mercado, custo, propaganda, dentre outras, bem diferenciado da sua, assim essas deverão fazer uma análise de custo e alterar sua estratégia de investimento para que possa, portanto, voltar ao mercado.

A nova preocupação das empresas, atualmente, é a busca pela qualidade de seu produto e pelo bom atendimento ao cliente. É necessário também, ter um aperfeiçoamento constante e tentar continuamente reduzir ou eliminar atividades da empresa que não irão gerar benefícios futuros. Assim, elas necessitam direcionar se para novas tecnologias avançadas de produção, de gestão empresarial e de geração de valor ao cliente com qualidade, pois senão o fizer, não conseguirão concorrer com as demais e poderão até mesmo falir.

As decisões de custo continuarão a ser tomadas com base também nas questões tradicionais como: avaliação de estoques, a determinação do preço de venda do produto e decisões de compras de materias. Porém, atualmente, deve-se levar em conta também a otimização dos custos e a relação desse com a estratégia da empresa, melhorando assim a utililização dos recursos, já que o preço do produto nos dias de hoje, deve ser feito relacionando não só aos gastos do produto em si, mas também a vários outros fatores externos, como segurança, salários, engenharia, aspectos de informática, dentre outros.

Há, portanto, a busca freqüente das empresas pela qualidade, flexibilidade, aperfeiçoamento contínuo e eliminação do desperdício, para que assim essas possam vencer a concorrência, obter lucros e  ser bem sucedida no mercado. Então, as empresas vem buscando criar um departamento próprio, que resolva apenas essa questão do gerenciamento de custos, contratando economistas e engenheiros, para assim estudarem o caso  particular de sua empresa e planejarem formas de acabar com os desperdícios e investir em áreas mais importantes, fazendo com que as empresas possam concorrer com outras demais e lucrarem sobre essas vantagens obtidas.

Bibliografia:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-06052005-154251/

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