1- O que é a interação entre as engenharias?
Resposta:
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A Interação entre as Engenharias participantes deste
projeto compreende a interação entre Departamentos da Empresa
fictícia, formada pelos alunos no primeiro instante do semestre,
convencionalmente denominados de Desenvolvimento e Fabricação.
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O epicentro da interação localiza-se nas trocas de
especialidades entre os “engenheiros” empenhados na geração de novas
tecnologias para a Empresa, em seus objetivos finais.
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Para desenvolver e gerar um novo produto, um projeto
funcional deve ser concebido pelo Departamento de Gestão da Produção, com base
em especificações de mercado e discutido exaustivamente com o Departamento de
Engenharia de novos produtos. Desta forma tem início interação entre as
Engenharias.
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O grupo de gestão é formado por um Comitê de
engenheiros das áreas de Fabricação de Celulares (Industrial) e Desenvolvimento
(Telecomunicações).
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A materialização do novo projeto passa por ciclos de
depuração funcional, custos, acoplamento de novas tecnologias, testes
operacionais, homologação do modelo, documentação primária e outras atividades
onde os Departamentos envolvidos interagirão continuamente.
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Desta forma a troca de experiências trará uma
aproximação obrigatória entre as Engenharias através dos acertos, erros,
dinâmicas planejadas sob ângulos distintos do trabalho a ser desenvolvido por
ambas especialidades envolvidas.
2- O que é o Departamento de
Desenvolvimento?
Resposta
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É
o Departamento responsável pelo desenvolvimento de novos produtos de tecnologia
para a empresa. Na prática, nesta simulação, um produto real será desenvolvido
por este grupo, que poderá ser o projeto de um aeromodelo do industrial ou o
projeto de Voz sobre IP, VoIP.
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Durante
o primeiro tempo este grupo integra-se ao grupo industrial e formam um Comitê
de gestão que cuida da gerência de desenvolvimento do produto selecionado (aeromodelo
ou VoIP)
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Após
a aula de Gestão e interação com o grupo de Engenharia de produção este Grupo
separa-se do grupo de gestão, permanecendo sob comando do professor Mauro ou
professor Rodolfo para as atividades específicas de desenvolvimento.
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Primeira aula
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Separação - Intervalo |
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Segunda aula
Desenvolvimento físico do produto selecionado (aeromodelo ou
VoIP)
Após a separação do grupo de Gestão, este grupo deverá
preocupar-se exclusivamente com a sua meta estabelecida para materialização do
novo produto de tecnologia a ser gerado.
Em tempo nenhum este grupo terá responsabilidades ou deveres
referentes às atividades desenvolvidas na fabricação de celulares (simulador de
engenharia de produção – Phoenix ).
2- O que é o Departamento de
Fabricação?
Resposta
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É
o Departamento responsável pela fabricação de telefones celulares. Na prática é
o grupo de Engenharia industrial que participa da simulação do projeto Phoenix. Este grupo não tem responsabilidades específicas
no desenvolvimento físico dos projetos do aeromodelo ou VoIP. As suas atividades restringem-se à gestão deste projetos quando integrado ao comitê de gestão
(primeira aula).
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Durante
o primeiro tempo este grupo integra-se ao grupo de desenvolvimento e formam um
Comitê de gestão que cuida da gerência de desenvolvimento do produto
selecionado (aeromodelo ou VoIP)
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Após
a aula de Gestão e interação com o grupo de Engenharia de Telecomunicações ou
Elétrica (desenvolvimento) este Grupo separa-se do grupo de gestão,
permanecendo sob comando do professor Isnard para as
atividades específicas da simulação Phoenix.
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Durante
as atividades desenvolvidas na aula de interação (aula-1), nenhum participante
do grupo de Engenharia Industrial deverá tratar de assuntos referentes à
fabricação de celulares (simulador Phoenix). Seu
campo de ação nesta aula, relembrando, restringe-se às atividades de gestão do
novo projeto de tecnologia selecionado (aeromodelo ou VoIP).
·
A
simulação Phoenix
dispõe de regras específicas para a sua realização, tratando com produtos virtuais que
fazem o cenário de fundo da dinâmica do jogo de negócios.
Por outro lado, a gestão trata de um produto inicialmente inexistente, mas que
no futuro será fisicamente materializado.
Por esta razão, particular os assuntos tratados no simulador Phoenix interessam apenas ao grupo de engenharia
industrial, não havendo interseção possível de suas atividades simuladas com o
grupo de desenvolvimento.
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O
participante do grupo de engenharia de produção deve lembrar-se que a sua
atividade durante a primeira aula é exclusivamente dedicada à gerência do novo
produto de tecnologia e cujo projeto de materialização estará sob comando de
todo comitê de gestão.
Fluxo da aula para o
grupo de Fabricação (Industrial)
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Primeira aula
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Segunda aula
Simulação Industrial Projeto Phoenix
Após a separação do grupo de Gestão, este grupo deverá preocupar-se
exclusivamente com as atividades de fabricação de telefones virtuais do projeto
de Engenharia Industrial
Em tempo nenhum este grupo terá responsabilidades ou deveres
referentes às atividades de desenvolvimento físico do novo projeto de tecnologia
(aeromodelo ou VoIP).
3- Como é desenvolvida a aula de
Gestão?
Resposta
Nesta aula o participante recebe conceitos pedagógicos
referentes a gestão de projetos e desenvolvimento de
novos produtos de engenharia.
A seqüência básica dos módulos encontra-se na ementa da disciplina, postada no
mapa do Site http://www.citynet.com.br/phoenix/Biblioteca/GESTAOEmenta.zip
)
A aula prevê também encontros dos alunos, que formam grupos
de gestão de projetos, através de suas respectivas empresas (alfa,beta
, gama) para discutir, organizar e gerenciar o desenvolvimento do seu novo
projeto de tecnologia selecionado (aeromodelo ou VoIP)
A base inicial de especificações do novo projeto encontra-se
no edital do novo produto (Mapa do Site http://www.citynet.com.br/phoenix/mapa.htm
)
4- O que devo fazer na aula de
Gestão?
Resposta
O principal documento desta aula é a especificação do produto a ser desenvolvido.
Inicialmente, os participantes devem estudar as especificações funcionais e analisar as tarefas que serão desenvolvidas para materialização do produto.
Este documento registra apenas de forma parcial as especificações. O restante será de responsabilidade de cada empresa.
Para cumprimento de todas as especificações deste edital é importante que o grupo esteja estrategicamente organizado, de tal forma que possa realizar diversas tarefas de forma paralela (grupos de trabalho organizados).
É necessário gerar uma massa crítica do trabalho, gerando questões e propondo soluções.
Trata-se de um produto novo e, como tal, diversas questões permanecerão sem resposta até que sejam devidamente compiladas e estudadas possíveis alternativas para solucioná-las.
Na medida de seu desenvolvimento, alguma atividades devem progredir ou seqüencialmente ou simultaneamente dentro do cronograma de trabalho. Por exemplo, a homologação e testes do produto, a sua documentação de engenharia (componentes, planta de fabricação, manuais) e outros importantes. A contabilização dos custos, o tipo de mercado a que se destina, a divulgação (marketing), o perfil do usuário, a assistência técnica e outras tantas atividades que precisam ser listadas, equacionando-se soluções e propostas de implantação.
Qualquer projeto de engenharia necessita de controle, registrando-se todo histórico de seu desenvolvimento.
O engenheiro deve ser imparcial e não emocional quanto ao produto a ser desenvolvido; não precisa necessariamente "gostar" do produto a ser concebido, para tanto deve pensar e agir como profissional. Diversas vezes este fato poderá acontecer futuramente na sua vida profissional no mercado de trabalho. Deve estar preparado intelectual e emocionalmente para os múltiplos cenários da vida real.
Conceitos novos e práticas desconhecidas serão gradualmente fornecidas nas aulas de Gestão. Entretanto o papel da pesquisa é fundamental para consolidar estes conceitos e descobrir soluções para problemas que irão surgindo, na medida em que o produto irá se materializando. A biblioteca no Site irá fornecendo gradualmente material para apoio pedagógico e cultural. Outra fonte possível é solicitar alternativas ao professor. Estes caminhos recomendados serão seus melhores guias para melhor desempenho das atividades previstas.
5- O que NÃO devo fazer na aula de
Gestão?
Resposta
Os participantes não devem tratar, desenvolver ou dedicar-se às tarefas específicas referentes às aulas seguintes, compreendendo o Simulador de Engenharia de Produção ou Desenvolvimento do Produto, exceto se for de interesse coletivo (interesse profissional de todos os participantes da empresa) ou ainda, por motivo de força maior, quando solicitar conhecimentos ou esforço coletivo para cumprimento da tarefa
Alguns exemplos:
Não fazer:
Ler ou desenvolver tarefas referentes ao jogo de negócios, preparar parte do programa do VoIP, preparar parte integrante do avião.Fazer
Como parte do esforço coletivo testar o sistema VoIP, assistir aos teste do avião, documentar manuais etc.