Israel
tecnologia
Associação 
criminal
190 Foto 3D
pericial
BookShape Sala Cofre Alemanha Foto
Criminal
Reversão Inteligência
Grafos
Perícia
facial
Foto
Observatório
Treinamento Tático Monitor Violência Envelhecer Retrato    falado

Auto Retrato Falado - Técnica Pericial em Parceria com Design isnard martins
Palavras chave - Construção Facial, Design, Computação Gráfica, Cultura, Retrato Falado

Retrato Falado no Centro Cultural do Banco do Brasil

Isnard Martins é Mestre em Design pela PUC-Rio, Doutorando em Engenharia de Produção PUC-Rio
Especializado em Engenharia de Computação e Criminalística. Professor Departamento Engenharia Industrial PUC-Rio
Coordena os Cursos de Investigação e Perícia, MBA e Inteligência Competitiva na Universidade Estácio de Sá.
 


RetratoFalado        


Reversão
Telefônica


Associações
Criminais,

 Terrorismo


Publicações


Desaparecidos


Caso Carlinhos


Envelhecimento


Redes Neurais


Inteligência
Policial


Cultura


Fotocrim


BookShape


FotoObservatório
Helicóptero x Satélite


Stand Virtual


Monitor On-Line


Tecnologias Israel


Indicadores
 Criminais


Tecnologias Alemanha


Foto Pericial 3D


Mapeando a
Violência


Contagem Delitos
Soft  Download


Um estudo sobre
 roubos e homicídios


Pagina Principal


Inaugurado no dia 28 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil, a exposição Auto Retrato Falado desenvolvido com a parceria entre Técnica Pericial de Isnard Martins com Design e idealização de Jair de Souza (Vinte Zero Um), Rio de Janeiro.
 

Informações oficiais registradas pelo CCBB , de 28 de maio a 8 de julho:
Visitantes: 382.674
Atendimentos: 3162

 

Auto-Retrato Falado ou outro a partir de si próprio

Vitória Daniela Bousso - Crítica de Artes visuais e Curadoura
"(...)  A conexão entre arte e ciência é feita a partir da utilização de um software policial que a princípio foi concebido para auxiliar a conter a violência urbana: o Photocomposer Plus, criado e desenvolvido pelo professor Isnard Martins, que permite a automatização da técnica do retrato falado.Transportada para o contexto da arte, esta ferramenta torna-se interface entre obra e público, promovendo a interatividade. Uma vez dentro da instalação, o visitante passa a se relacionar com o programa descrevendo-se e realizando a construção da sua imagem a partir do retrato falado.
Em uma outra vertente, que tangencia o campo da antropologia, constrói um banco de dados formado a partir de 1.000 fotografias de cidadãos cariocas, de todos os biótipos humanos, de várias idades, tiradas em vários pontos do Rio de Janeiro. Essas 1.000 fotos – organizadas a partir de um programa que realizou a combinação numérica dos seus conjuntos de olhos, sobrancelhas, narizes, bocas, faces, cabelos e marcas particulares – tiveram estes configuradores de identidade multiplicados. Ao todo, geraram 7.000 elementos faciais disponíveis para construir cada auto-retrato falado do visitante da instalação"
( http://www.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/rj/ArtigosDetalhe.jsp?Artigo.codigo=2142&cod=3 )


Um grande mosaico formado com as imagens dos visitantes vai se materializando no transcorrer dos dias.  Presentemente, já integram este grande painel, centenas de fotos e "alter-ego" desenvolvidos pelos retratos-falados produzidos pelo sistema, sob comando do visitante.
 
Em uma das três cabines disponíveis, o visitante tenta se auto descrever com a linguagem dos moldes digitais existentes no imenso banco de traços faciais do sistema PhotocomposerPlus. Não é uma tarefa simples - é um desafio que poucos conseguem real êxito.

 

Pesquisa
Quais traços faciais são melhor visualizados em seu auto
reconhecimento facial. Por que?
Veja o estudo..

 

  
Diversos aprimoramentos técnicos foram introduzidos no projeto original PhotoComposer Plus, visando a captura e impressão do rosto do visitante que aceita o desafio de se "auto reproduzir" no Centro Cultural Banco do Brasil. Destaca-se como aquele mais importante, a captura e controle de fotos através de uma WEBCam comandada pelo programa, que edita a foto lado-a-lado com o retrato falado, através de construções selecionadas pelo visitante. Estas imagens são impressas em um cartão postal, ficando uma das vias de posse do visitante e outra via integrando um grande mural materializado com milhares de fotos de visitantes.


CLIPPING - Principais links e Notícias sobre o Evento
Assessoria de Imprensa do Projeto - Luciana e Roberta
 

Veja as notícia do Jornal O GLOBO, na íntegra em...
A etnia brasileira em retratos falados no CCBB
Beltrame: 15 minutos para fazer auto-retrato


Fotos Marco Antonio Teixeira - O GLOBO

O GLOBO,
dia 26 de junho 2007


 

REPORTER DE CRIME - Ancelmo.com
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/

"Em fotografia de Marco Antônio Teixeira, publicada na página dois do GLOBO de domingo, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, visita a convite do jornal a exposição interativa "Autos retratos falados", no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Centro do Rio. Sucesso de público, a mostra tem um software desenvolvido pelo professor Isnar Martins e um banco de dados com traços físicos, em parceria com Jair de Souza, que permite aos visitantes fazer seu próprio retrato falado. Esse banco de dados será doado à Polícia Civil do Rio e certamente deverá funcionar melhor do que o atual, importado, por ter modelos mais próximos dos biotipos brasileiros. Ao fazer seu próprio retrato falado, no qual aparenta menos idade, Beltrame anunciou que pretende contratar mais peritos para a polícia técnica do Rio. (...)"


CCBB Rio de Janeiro 9/junho

“Auto Retrato Falado” continua surpreendendo no CCBB RIO
 http://www.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/rj/NoticiaDetalhe.jsp?Noticia.codigo=158365

Continua até o dia 8 de julho no Foyer do CCBB Rio a instalação artística Auto-Retrato Falado. A mostra é o resultado da construção de um banco de dados facial da etnia brasileira, instalado em um software, o photocomposer.
O público é convidado a entrar em uma cabine e, como num jogo, construir seu auto-retrato na tela de um computador. O projeto criado por Jair de Souza, em parceria com o professor Isnard Martins, é uma ação interativa em que o indivíduo constrói sua imagem. A partir de centenas de elementos faciais (bocas, olhos, cor) de milhares de outras pessoas. Assim, investiga questões de identidade, auto consciência e representação da realidade.


 

TV GLOBO
 

Entrevista para o FANTÁSTICO
 

 Fantático 10 / jun/ / 2 007
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM687161-7823-AUTORETRATO+FALADO,00.html

Produção CELSO LOBO


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM687161-7823-AUTORETRATO+FALADO,00.html

" Como você se vê? Como você imagina que os outros te vêem? Você conhece realmente os detalhes do seu rosto? Na exposição “Auto-retrato falado” você tem a possibilidade de montar o seu o rosto como você imagina que é, ou gostaria de ser.

Como você se vê? Como você imagina que os outros te vêem? Você conhece realmente os detalhes do seu rosto? “O meu rosto, eu convivo com ele há 71 anos e meio. Então, para mim, nós somos muito íntimos", comenta um senhor.

Mas, se tivesse que fazer o seu retrato falado, o seu auto-retrato falado, acha que o resultado seria fiel a quem você é na realidade? “Algumas pessoas, eu acho que se retrataram como gostariam de ser”, ressalta uma jovem.

O auto-retrato é feito por computador. É um programa sofisticado, com detalhes faciais de mulheres e homens brasileiros de várias idades e etnias. Para montar esse banco de dados, o primeiro 100% nacional, os organizadores fotografaram mais de mil pessoas e depois foram separando olhos, narizes, bocas e queixos.

Primeiro, o visitante é fotografado. Depois, monta o seu auto-retrato. “Eu vou fazer o meu como eu gostaria de ser: bonita, miss e modelo, sem defeitos”, brinca uma jovem.

“É, seguramente, um dos maiores bancos de moldes faciais do mundo. E é o mais típico e mais representativo da nossa miscigenação”, destaca o professor Isnard Martins. “Uma pessoa que se acha um negro, pode ter elementos de branco, de índio”, comenta Jair".



O GLOBO Segundo Caderno
25 de maio de 2007
Projeto Auto Retrato Falado leva ao CCBB programa de Computador onde o público poderá retratar a si mesmo sem espelhos. (...) Software Policial criado por Isnard Martins..

ego.globo.com 
 "Famosos se divertem " (
íntegra da matéria; acesse o link Globo News) 28/05/2007

Fernanda Paes Leme e Antonio Calloni
Foto Juliana Rezende/ Globo.com

 


GLOBO News
"...Renato Cunha foi fazer retratos falados numa instalação no Rio de Janeiro..."
         Vídeo Globo News  
 28/05/2007
Jornal do Brasil

"...auto-retrato da beleza..."
Psicóloga Comenta escolhas de modelos
Revista de Domingo - 2/junho/2007

TERRA
Exposições
Auto-Retrato Falado - Instalação
http://cidades.terra.com.br/rio/exposicoes/0,7558,I:38596,00.html

O público pode interagir durante a exposição, entrando em uma cabine e, como em um jogo, construir seu auto-retrato na tela de um computador. Jair, ao lado do professor Isnard Martins, projetou uma ação interativa em que o indivíduo constrói sua imagem a partir de elementos faciais de milhares de outras pessoas. Assim, a mostra investiga questões de identidade, auto consciência e representação da realidade.


CCBB - Rio de Janeiro

Jair de Souza chegou ao software por meio do Retrato Falado Photocomposer Plus, criado e desenvolvido por Isnard Martins, professor de Engenharia Industrial da PUC-RJ. O software – usado em investigações policiais – destina-se originalmente ao reconhecimento (do “outro”, visto como o inimigo). Jair subverte essa função e transforma o jogo em um auto-reconhecimento – ou não.
 

Durante dois meses, foram realizadas mais de mil fotografias, o que representa 8.000 elementos faciais, separados, preparados e armazenados em um banco de dados único das etnias brasileiras em vários pontos da cidade – sempre em locais movimentados como escolas, shoppings, estações de metrô.  Privilegiou-se a busca de uma variedade de traços que refletisse a vasta mistura de etnias e formas que nos caracteriza.
 

Este é o primeiro software de retrato falado produzido no Brasil, e que utiliza ferramentas de identificação de fisionomias. É utilizado em vários lugares do Brasil, com sucesso, em substituição aos softwares importados, extremamente caros e com as características da biometria estrangeiras. O retrato falado automatizado é considerado uma das mais eficazes ferramentas policiais na busca de criminosos ou na localização de pessoas desaparecidas.
 


BUTECO DO EDU - AUTO-RETRATO FALADO
Danielli, Edu, Roberta

lá no site do Centro Cultural Banco do Brasil, cuja visita, seguramente, é um dos grandes programas para uma manhã gelada de sábado: " ... e entramos os três, cada um numa cabine diferente, cada um com um monitor diferente manipulando o software que elabora os retratos falados. O troço - confesso recomendando - é divertidíssimo!"


EL PAIS -  Diario EL PAÍS S.L. - Miguel Yuste 40 - 28037 Madrid [España] -
http://www.elpais.com/articulo/internet/recuerdas/elpeputec/20070528elpepunet_1/Tes?print=1
 

¿Cómo te recuerdas?

Un centro cultural de Río de Janeiro presenta un experimento antropológico a través de un 'software' para configurar rostros

JUAN ARIAS - Río de Janeiro - 28/05/2007
A primera vista parece sólo un entretenido juego de ordenador. En realidad, es algo más que un juego, aunque también tiene mucho de lúdico. Se trata de una herramienta de "autoconocimiento" y cualquier ciudadano que se aventure podrá probarlo a partir de mañana en el Centro Cultural Banco de Brasil de Río de Janeiro, un centro conocido por sus exposiciones artísticas y por sus debates culturales y literarios.

El ejercicio de antropología cultural consiste en experimentar cómo ve cada uno su rostro, por tanto, su personalidad. El juego lo ha creado el diseñador Jair de Souza y consiste en que cada uno se haga su propio retrato. Gracias a un software creado por el ingeniero Isnard Martins y utilizado por la policía brasileña, el ciudadano entra en una cabina y se pone frente a un ordenador, donde va a encontrar más de 1.200 opciones para retratar las partes de su rostro. De esta forma, el usuario va reconstruyendo las características de su cara a la vez que escoge y elimina elementos.

 


NOXOTRUM - Madri

Un centro cultural de Río de Janeiro presenta un experimento antropológico a través de un 'software' para configurar rostros

EL PAIS 28/05/2007

(...) diseñador Jair de Souza y consiste en que cada uno se haga su propio retrato. Gracias a un software creado por el ingeniero Isnard Martins y utilizado por la policía brasileña...


 

GLOBOONLINERS

http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=pagina&op=listar&usuario=2089
Post enviado em 29/05/2007 15h24m

Pessoal, segue uma instalação imperdível no CCBB do Rio de janeiro.

Quem puder conferir não perca. É uma experiência muito interessante, os participantes constroem o próprio rosto sem olhar em fotos ou espelhos, apenas na lembrança que tem da própria imagem.
Segue abaixo informações sobre a exposição retirados do site do CCBB

Baseado nessa exposição segue a pergunta:
Será que nos conhecemos exatamente como nós somos ou temos uma visão distorcida de nós mesmos ?


UOL Diversão e Arte
http://diversao.uol.com.br/album/autoretrato_falado_album.jhtm


Nosso simpático Ator Stenio Garcia, visto por ele mesmo
Veja mais...Slide Show com convidados famosos  em UOL DIversão e Arte

 

 

 


GUIA DA SEMANA
http://www.guiadasemana.com.br/event.asp?/Auto-Retrato/ARTES_E_TEATRO/RIO_DE_JANEIRO/&a=1&ID=9&cd_event=26428&cd_city=36
Paulo Betti

Auto-Retrato
Interatividade e auto-conhecimento são propostos em exposição

No foyer térreo do Centro Cultural Banco do Brasil acontece a exposição interativa Auto-Retrato, que apresenta três cabines aparelhadas com o sofisticado software de reconhecimento facial, o Photocomposer Plus.

O público tem acesso a essas cabines para criarem um retrato virtual de si mesmo depois de terem sido fotografados. O participante descreve para o operador do software suas características faciais, que são buscadas em um banco de dados do sistema e mostradas na tela. Depois de montar todos os traços, o participante recebe um postal com a fotografia inicial e o retrato virtual lado a lado.

O diretor de arte e designer, Jair de Souza, preparou a intervenção interativa com o objetivo de colocar o público em uma espécie de jogo do auto-conhecimento, ou não. O Photocomposer Plus foi criado e desenvolvido por
Isnard Martins, professor de engenharia industrial da PUC RJ. O software é usado normalmente em investigações policiais para reconhecimento de suspeitos.


O Relativista "Islâmico", à próposito do debate de ontem no CCBB
http://www.jamespot.com/rss.php?idUser=0&q=Psi&what=item&scope=All&lang_search=pt&sort=

A iniciativa , louvável, do CCBB de realizar um debate e chamar para ele a tchurma psi foi em si mesmo uma outra instalação. Este debate com psis - calcado na ótima instalação Auto-Retrato Falado ( resenha aqui : http://marcofigueiredo.multiply.com/reviews/item/343 ) um projeto de Jair de Souza com assessoria tecnológica de Isnard Martins, tendo a Miriam Brum como Diretora e  a Graça Pizá como consultora de psicologia e mediadora do debate -  é um recuerdo de  um hábito esquecido mas que já foi importante nas décadas de 60/70/80.

Eduardo Mascarenhas, Hélio Pelegrino, José Ibsen, MDMagno, Pi, Maria Manhães, Fábio Lacombe, os "do contra" como o José Guilherme Merquior e tantos outros que ainda estão por aí, na surdina abafada do que já foi um trombone de vara curta, como a Clare Paine, Sonia Nassim, Octávio de Souza, Marco Antonio Coutinho Jorge, Mary Kleinman, José Nazar, e tantos outros - que esqueci, e peço perdão - faziam vibrar um acorde diferente, tal como este que o Molina, dodecafonicamente como um Cage de carteirinha, me fez reviver ontem.


VEJA Rio
EM CARTAZ
  http://veja.abril.com.br/vejarj/roteiros/exposicoes.html

 AUTO-RETRATO FALADO. O visitante entra em uma cabine, onde é convidado a criar a própria imagem em um computador que armazena mais de 8.000 itens, entre modelos, rostos, cabelos e bocas. Em poucos minutos, um auto-retrato se forma. Ao lado de uma foto tirada na hora, pode ser revelador comparar a imagem real à recém-construída. Como você se vê? Idealizado pelo designer Jair de Souza, o projeto usa o programa criado pelo professor da PUC-Rio Isnard Martins e adotado em delegacias de todo o país. Algumas pessoas foram convidadas para alimentar o banco de dados e o resultado está em exposição. Os atores Stênio Garcia e Paulo Betti encararam o desafio. Uma divertida experiência de autoconhecimento. É só entrar na fila. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, 3808-2020. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 8 de julho.


REVISTA MARIE CLAIRE

http://revistamarieclaire.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,1542691-5688-1,00.html

AUTO RETRATO FALADO
Como você se vê? Essa é a idéia da mostra (...), que fica até julho no CCBB do Rio. Com ajuda de um software de reconhecimento policial, o visitante entra na cabine e se auto- retrata (ao lado)...

RIOTUR
http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/guia/?Canal=219

AUTO-RETRATO FALADO
Foyer  CCBB

A instalação artística é o resultado da construção de um banco de dados facial da etnia brasileira, instalado em um software, o Photocomposer de Isnard Martins. O público é convidado a entrar em uma cabine e, como num jogo, construir seu auto-retrato na tela de um computador.
Até 8 de julho


Marco Antonio Figueiredo

Instalação Auto-Retrato Falado - um projeto de Jair de Souza com assessoria tecnológica de Isnard Martins.A expo é interativa, muito interativa, sobretudo interativa. É uma experiência sensorial inusitada, tanto intra como intersubjetiva.
http://marcofigueiredo.multiply.com/reviews/item/343


MULTIPLY
http://carvalho.multiply.com/journal

 

Auto-Retrato Falado

Foyer Até 8 de julho

 

A instalação artística Auto-Retrato Falado é o resultado da construção de um banco de dados facial da etnia brasileira, instalado em um software, o photocomposer. O público é convidado a entrar em uma cabine e, como num jogo, construir seu auto-retrato na tela de um computador. O projeto criado por Jair de Souza, em parceria com o professor Isnard Martins, é uma ação interativa em que o indivíduo constrói sua imagem. A partir de centenas de elementos faciais (bocas, olhos, etc.) de milhares de outras pessoas. Assim, investiga questões de identidade, auto consciência e representação da realidade.


 
CLIPPING PUC
http://publique.rdc.puc-rio.br/clipping/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=14847&sid=12

“Somos todos a mesma pessoa". Esta foi a descoberta empírica do designer Jair de Souza ao pôr para rodar o software usado na instalação Auto-retrato falado, aberta dia 29 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em parceria com o professor Isnard Martins, que, como diretor de tecnologia da Secretaria de Segurança desenvolveu há anos o programa original que permite fazer retratos falados no computador, Jair e equipe clicaram mil cariocas e montaram um banco de dados com 10 mil elementos (rosto, boca, olhos, nariz, orelhas e sobrancelhas), para o visitante criar sua própria cara na tela.
TV MUNDO MAIOR
http://www.tvmundomaior.com.br/noticias.php?NOTICIA=528

Cultura e Lazer
Exposição: Auto-retrato Falado
09/06/2007
... Auto-retrato Falado reflete sobre os limites da identidade e da criação. Os visitantes criam o retrato falado de si mesmos, a partir da descrição - entre lembrança e fantasia - a respeito da aparência de seu próprio rosto. A criação é feita através do uso de software usado em investigações policiais para traçar retratos falados.

Centro Cultural Banco do Brasil (RJ)
Quando:29/5 a 8/7
Onde:CCBB (RJ)-Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro
Funcionamento: Terça a domingo, 10h às 21h.
+Informações: (21) 3808-2020
Quanto:Entrada Franca
Fonte:www.uol.com.br


O FLUMINENSE
http://www.ofluminense.com.br/noticias/108396.asp?pStrLink=40,252,0,108396&IndSeguro=0
 
"Auto Retrato Falado"  surpreendendo no CCBB Rio
 
Continua até o dia 8 de julho no Foyer do CCBB Rio a instalação artística Auto-Retrato Falado. A mostra é o resultado da construção de um banco de dados facial da etnia brasileira, instalado em um software, o photocomposer.

O público é convidado a entrar em uma cabine e, como num jogo, construir seu auto-retrato na tela de um computador. O projeto criado por Jair de Souza, em parceria com o professor Isnard Martins, é uma ação interativa em que o indivíduo constrói sua imagem. A partir de centenas de elementos faciais (bocas, olhos, cor) de milhares de outras pessoas. Assim, investiga questões de identidade, auto consciência e representação da realidade.


SANDRA SANTOS - Visitante
http://criaturaverbal.multiply.com/photos/photo/4/1
"Ficou ótimo!
Acho que você pegou o jeito da coisa, principalmente nos olhos.
Procura-se Sandra Santos, perigosa terrorista internacional. : ) "

Exposições - Dicas de Teatro
http://www.dicadeteatro.com.br/ccbrjjunho.htm

Auto-Retrato Falado
Foyer
Até 8 de julho

A instalação Auto-Retrato Falado é o resultado da construção de um banco de dados facial da etnia brasileira, instalado em um software, o photocomposer. O público é convidado a entrar em uma cabine e, como num jogo, construir seu auto-retrato na tela de um computador. O projeto criado por Jair de Souza, em parceria com o professor Isnard Martins, é uma ação interativa em que o indivíduo constrói sua imagem. A partir de centenas de elementos faciais (bocas, olhos, etc.) de milhares de outras pessoas. Assim, investiga questões de identidade, auto consciência e representação da realidade.
Curadoria: Jair de Souza.

Lu Medeiros


Rio de Janeiro - CCBB apresenta: debate sobre Auto-Retrato Falado


Especialista em Doenças da Beleza, Joana Novaes é uma das debatedoras.
http://www.agenciasocial.com.br/noticias_integra.asp?idNoticia=2269

No foyer térreo do CCBB-Rio, o público tem acesso a três cabines aparelhadas com um novo e sofisticado software de reconhecimento facial, o Photocomposer Plus, operado por monitores. Cada um dos visitantes cria um retrato de si mesmo, depois ter clicada sua fotografia. Dentro da cabine não há espelhos: o participante descreverá para o operador do software seus traços (ou características faciais), que serão buscados num banco de dados (narizes, olhos, queixos, bocas, cabelos etc) e mostrados na tela, compondo por combinação a face que cada um acha que tem.

Ao sair da cabine, recebe um postal onde estão, lado a lado, a fotografia e o retrato. Jair de Souza chegou ao software Retrato Falado Photocomposer Plus - criado e desenvolvido por Isnard Martins, professor de Engenharia Industrial da PUC RJ. O software – usado em investigações policiais – se destina originalmente ao reconhecimento (do “outro”, visto como o inimigo). Jair subverte essa função e transforma o jogo em um auto-reconhecimento.


UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira
http://www.universo.edu.br/arte/dicas.asp

Durante o mês de junho, diversas estréias vão movimentar os palcos do Centro Cultural Banco do Brasil. Iniciando a temporada o CCBB traz a exposição "Auto-Retrato Falado - Foyer". A instalação artística Auto-Retrato Falado é o resultado da construção de um banco de dados facial da etnia brasileira, instalado em um software, o Photocomposer. O público é convidado a entrar em uma cabine e, como num jogo, construir seu auto-retrato na tela de um computador. O projeto criado por Jair de Souza, em parceria com o professor Isnard Martins, é uma ação interativa em que o indivíduo constrói sua imagem. A instalação permanece até 8 de julho.

 Portal RioArteCultura.Com
http://www.rioartecultura.com/ccbbgeral.htm
 

Auto-Retrato Falado

Foyer
Até 8 de julho

A instalação artística Auto-Retrato Falado é o resultado da construção de um banco de dados facial da etnia brasileira. O projeto criado por Jair de Souza, em parceria com o professor Isnard Martins, é uma ação interativa em que o indivíduo constrói sua imagem. A partir de centenas de bocas, olhos, etc., de milhares de outras pessoas. Assim, investiga questões de identidade, auto consciência e representação da realidade.


PAPOS CULTURAIS
http://paposculturais.blogspot.com/

"Não sabe brincar, sai da brincadeira!
O Centro Cultural do Banco do Brasil está com uma exposição denominada “Auto-retrato falado, o outro a partir de si próprio”. O visitante entra em cabines e pode fazer seu auto-retrato através de um programa que é utilizado pela polícia para construção do auto-retrato. Uma experiência lúdica que nos remete a reflexões mais profundas sobre a construção de nossa identidade nos dias de hoje. Será que sabemos quem somos?" jornalistas, Michele Rangel e Jayme Rocha
 



Tecnologia de
pesquisa Brasileira

Consulte: