FOTOCRIM

    Centro Científico de Estudos de Segurança Pública


RetratoFalado        


Rastreamento de
Cargas


Reversão
Telefônica


Associações
Criminais,

 Terrorismo


Publicações


Desaparecidos


Caso Carlinhos


Envelhecimento


Redes Neurais


Inteligência
Policial


Cultura


Fotocrim


BookShape


FotoObservatório
Helicóptero x Satélite


Stand Virtual


Monitor On-Line


Tecnologias Israel


Indicadores
 Criminais


Tecnologias Alemanha


Foto Pericial 3D


Calculando a Violência


Simulador da
Violência Urbana
Soft  Download


Uma pesquisa sobre roubos e homicídios


Pagina Principal



Objetivo
Este recurso permite a rápida localização de pessoas em uma base cadastral de informações, contendo fotografias e outros dados pessoais internos, relevantes para instituição usuária.

Desenvolvido em 2002 por Isnard Martins para laboratórios experimentais de pesquisas de suspeitos em bases criminais, FOTOCRIM permite o cruzamento biométrico de um Retrato Falado com qualquer base de fotografias pré-processadas. Desenvolvimento Isnard Martins
 

Motivação

 

Como trabalha o Sistema FOTOCRIM

 


FOTOCRIM
executa com eficiência a exaustiva e, por tantas vezes, infrutífera pesquisa de indivíduos em bases de dados de médio ou grande porte, considerando  características físicas declaradas por testemunhas ou captadas por veículos de monitoração presentes..
O sistema seleciona candidatos com melhor aproxima-se de parâmetros selecionados como argumento de pesquisa, tal como um retrato falado gerado pela ferramenta PhotoComposer, ou sistemas  integrados aos instrumentos de inteligência .
Com base em resultados verificados em experiências anteriores, pesquisas geradas pelo Fotocrim fornecem, em média, amostragens próximas a dez possíveis candidatos extraídos das bases fotográficas e cadastrais.
Desta forma, com recursos de paginação progressiva, a pesquisa visual dentre candidatos contidos no universo restrito do resultado processado, torna-se tarefa rápida e muito prática.


 


Uma seqüência de informações biométricas de um indivíduo será singular quanto melhor e maior for o
seu conteúdo. Por exemplo, distinguir tamanho do cabelo, forma do cabelo, cor dos olhos, forma do queixo, formato das orelhas, forma do nariz, base do nariz, forma da boca curva dos lábios, estatura, idade aproximada, cicatrizes eventuais, cor do cabelo, cor da pele e compleição física, estatisticamente será próximo a zero a probabilidade de o sistema oferecer mais de um indivíduo que atenda aos argumentos específicos desta pesquisa.
Mesmo com baixa alimentação destes parâmetros, os possíveis candidatos apresentados na pesquisa podem ser observados através de rápida paginação para seleção visual do suspeito mais próximo da identificação desejada.

Instrumentos para investigação e Inteligência

Fundamentos


O sistema Fotocrim suporta recursos avançados de pesquisa de relacionamentos, com base em argumentação previa de ocorrências.
Estes argumentos podem ser personalizados de acordo com cenários e meio ambiente das pessoas relacionadas no universo considerado para as pesquisas.
Modelos possíveis de relacionamento (lista não exaustiva):
• Endereço residencial próximo
• Endereço Funcional próximo ou comum
• Modus Operandi
• Participação anterior em Equipes
• Interesses comuns
• Participação anterior em ocorrências
• Núcleos sociais
• Interesses acadêmicos comuns
• Histórico funcional
Formatos possíveis do modelo de relacionamento
• Árvore relacional, com ramificações até o 4o. nível de estruturas
• Organograma pictórico, montado contendo fotos, nomes e apelidos; estruturado com ramificações até o 4o. nível de relacionamento.
• Dossiê – Resumo contendo fotos, históricos e dados funcionais das árvores relacionais.

A codificação utilizada para identificação dos moldes permite uma linguagem comum entre o retrato falado e o sistema Fotocrim. Os dados faciais-biométricos são registrados automaticamente no painel de integração, podendo, opcionalmente, receber dados complementares como estatura, idade, cicatrizes e outros.

A desvantagem das exatas proporções exigidas no desenvolvimento de um modelo orientado para divulgação visual deixa de ser tão necessariamente exatas na execução automática utilizada no processamento desta integração


Tecnologia de
pesquisa Brasileira

Relógio da Violência Urbana - Download Gratuito
visão da violência em cidades, bairros ou regiões
  


Consulte:

Cleópatra
Bela ou Bruxa?
exercício de
perícia facial